Crédito foto: Fotos Públicas | Foto: Danilo Borges /Brasil2016
A pratica esportiva é recomendada por diversos médicos, pois traz benefícios à saúde. Com isso, deficientes físicos crescem no meio esportivo graças as adaptações; por essa razão conheça sete esportes adaptados que fazem a diferença na vida de milhares de deficientes em todo o mundo.
Desde primeira paralímpiada da história, em Roma no ano de 1960, os esportes adaptados ganharam visibilidade nos meios de comunicação e na sociedade. Existem centenas de pesquisas que afirmam sobre a importância da prática como maneira de inclusão social do indivíduo portador de deficiência.
Os esportes adaptados ganharam mais adeptos com as novas tecnologias. Facilidades em manejo com materiais mais leves, prática para o rendimento de alto nível, como competições internacionais, além da profissionalização de atletas.
Quem tem o papel de incentivador do esporte adaptado no Brasil é o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Recentemente, o CPB inaugurou um centro de excelência esportiva na cidade de São Paulo. O complexo fica à margem da Rodovia dos Imigrantes e conta com a melhor estrutura para esportes inclusivos da América Latina. Conheça, abaixo, sete esportes adaptados:
7. Rugby
A prática é parecida com o basquete em cadeira de rodas. Consiste em atravessar a linha final — localizada no fim da quadra — para pontuar. Participam, na maioria, pessoas com deficiências ou atrofia nas pernas.
6. Surf
Crédito foto: Divulgação AdaptSurf
Sim, dá para surfar. Organizações como o AdaptSurf na cidade do Rio de Janeiro incentivam com trabalho voluntário a inserção no esporte, dando a oportunidade inclusive, de entrar no mar pela primeira vez. Existe até campeonato mundial da modalidade.
Crédito foto: Divulgação AdaptSurf
5. Basquete
A equipe do Esportudo.com já teve a oportunidade de conhecer de perto a modalidade, na matéria ‘’Mãos Magicas do Basquete Paralímpico’’. É uma modalidade que é consolidada no Brasil e na Europa e possui atletas profissionais que recebem salários satisfatórios.
4. Ciclismo
Tem diferentes modos ou práticas, o que escolhemos foi para pessoas que não possuem coordenação motora nas pernas. O veículo que transporta o atleta é caro, mas é um esporte importante. Valoriza a força nos braços que trabalham como suas pernas.
3. Tênis
Outro esporte que utiliza a cadeira de rodas como locomoção. É mais difícil de manejar já que a bola tem uma aceleração alta.
2. Atletismo (Corrida de pista 100m, 200m, 400m)
Consiste no uso de próteses nas pernas, seja em uma só ou nas duas. São fibras de carbono acopladas que oferecem ao atleta mais agilidade para correr, do que uma prótese de dia a dia.
1. Sit-ski
Crédito foto: Reprodução Instagram
É possível esquiar na neve. Inclusive, temos uma seleção brasileira exclusiva e eles estão treinando na Áustria visando aos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018 em PyeongChang, na Coreia do Sul.
Quer conferir alguns destas modalidades? Entre os dias 20 e 25 de março de 2017, na cidade de São Paulo acontecerá os Jogos Parapan-Americanos de Jovens. Uma semana com mais de 1.000 atletas de 16 países diferentes competindo.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias da sua modalidade favorita no Esportudo.com!
Veja também:
Opinião: Democratizar o futebol é pôr novas seleções na Copa do Mundo?
Rio 2016: Conheça os 10 melhores paralímpicos brasileiros
Você decide: Quem volta para o Corinthians em 2017? Vote!
Conheça também o projeto do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.