Crédito foto: Fotos Públicas | Heloisa Ballarini / SECOM PMSP
O ciclismo urbano vem ganhando espaço em São Paulo, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a cidade já tem mais de 400 km de ciclovias. Um cálculo feito pelo Ibope a pedido da Prefeitura de São Paulo mostra que no ano de 2014 foram feitas mais de 260 mil viagens de bicicleta dentro da capital, número que aumentou em 50% em 2015 atingindo 433 mil viagens.
Apesar dos paulistanos já conviverem com as bicicletas como um meio de transporte mais barato e saudável, outras cidades principalmente na Europa já aderiram a este hábito. O modelo vem de Copenhague, a cidade é conhecida mundialmente pela substituição do carro pela bicicleta e para muitos a capital da Dinamarca é tida como a melhor cidade para os ciclistas.
Além do benefício de economizar dinheiro com estacionamento, gasolina e manutenção, a bicicleta pode ajudar em relação ao tempo, segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro os ciclistas podem ser mais rápidos em horário de pico.
Grupos de pedal
Com o foco variado em saúde, estética, ativismo e sociabilidade, alguns grupos tentam incentivar mais paulistanos a aderirem as magrelas, a ideia é fazer com que as pedaladas façam parte da rotina de milhares de pessoas que se queixam com a falta de tempo. Para esta turma existem grupos de pedal noturno com hora, local e até traje definidos! Outro incentivo vem pela parte de alguns bancos, desde 2014 o número de usuários do sistema Bike Sampa saltou de 360 mil para 627 mil pessoas em 2015, provando que através de suas inteligentes estações laranjas ou vermelhas o cliente pode retirar uma bike e devolvê-la na mesma ou em outra estação, conseguindo assim ter uma cidade mais limpa e saudável.
Para a Federação Paulista de Ciclismo (FPC) algumas regrinhas podem ajudar aqueles que estão dando as primeiras pedaladas:
- Conhecer a bicicleta e fazer manutenção periodicamente;
- Saber trocar a marcha na hora certa para não se cansar;
- Acompanhar um grupo que esteja no mesmo nível que o seu;
- Escolher a bike de acordo com o seu corpo.
A equipe do Esportudo.com também recomenda que os ciclistas utilizem capacete, procurem ruas calmas e sempre sinalizem com as mãos para onde quer ir.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Ciclismo: As “sufragistas” da bike
Curte jogar basquete? Te indicamos 6 quadras públicas em São Paulo
6 locais na cidade de São Paulo para você jogar tênis de graça