Crédito foto: Divulgação site oficial do Parque do Ibirapuera | Lucas Lima/Folhapress
Quem não adora fazer o que gosta gratuitamente que atire a primeira pedra! Sabemos que nossos leitores curtem bater uma bolinha, mas nem todos querem ou podem desembolsar dinheiro para isso e acabam selecionando locais públicos – em sua maioria parques e praças. A partir disso, selecionamos seis quadras públicas de qualidade na capital paulista para você jogar basquete.
É legal ressaltar que a estrutura da quadra influência, mas é muito importante lembrar que quem faz o jogo valer a pena é você e seus amigos.
1. Parque Ibirapuera
Localizadas próximo ao Portão 5 do parque, na Av, IV Centenário, as quatro quadras são sempre muito bem disputadas – e não é à toa, o parque recebe cerca de 120 mil visitas aos finais de semana. Mas não desiste não! As quadras e a entrada para acesso ficam abertas todos os dias, a partir das cinco da manhã até meia noite, a desculpa de não ter tempo realmente virou esfarrapada.
Há estacionamento controlado por Zona Azul nos portões 3 e 7, mas também é fácil chegar ao local por ônibus.
* Clique aqui para ver a lista de ônibus
2. Parque Jardim Felicidade
Crédito foto: Divulgação / Site oficia do Parque Ibirapuera / Lucas Lima / Folhapress
Localizado na Zona Norte da capital – mais especificamente na Rua Laudelino Vieira de Campos, 265 – a quadra oferece aulas todos os domingos, das 15 às 16 horas, para ensinar o esporte para alunos de todas as idades. Seu horário de funcionamento diariamente é das 7h às 18 horas.
É legal ressaltar que bicicletas, skates e assemelhados são proibidos de circular no parque. A melhor forma de chegar é através de ônibus, infelizmente não há estacionamento, mas é possível estacionar em ruas próximas.
Veja como chegar de ônibus
8065-10 – Vila Clarice – Lapa
8100-10 – Terminal Pirituba – Terminal Lapa
8696-10 – Jaraguá – Pça. Ramos De Azevedo
8696-41 – Jaraguá – Pça. Ramos De Azevedo
948A-10 – Vila Zatt – Metrô Barra Funda
3. Parque da Juventude
Crédito foto: Divulgação / Site do Governo do Estado de São Paulo
Localizado também na Zona Norte, ao lado da estação de metrô Carandiru (Linha 1 – Azul), e por ter uma ETEC e a Biblioteca de São Paulo (com mais de 30 mil livros) há sempre muito movimento no parque durante a semana. Nos finais de semana também costuma encher. As três quadras funcionam de segunda a sábado das seis da manhã até meia noite e domingo das 6h às 22 horas.
O melhor? Empresta material! Para retirar bolas é preciso deixar o documento de identidade com a administração. Além de ter vários bebedouros próximos, facilitando a hidratação entre uma partida e outra. Sobre o meio de transporte, nem precisa comentar, o melhor modo é ir de metrô. O ponto negativo é que o parque não possui muitas árvores, o que acaba desencorajando a prática em dias muito quentes.
4. Parque Villa-Lobos
Crédito foto: Divulgação
Localizado na região Oeste, na Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros, o parque possui uma quadra de basquete tradicional e quatro quadras menores, com apenas uma cesta (ideal para jogos em trio). Estima-se que durante a semana cinco mil pessoas passem a cada dia pelo por ali, chegando a cerca de 20 mil visitantes aos finais de semana e 30 mil aos feriados. Seu horário de funcionamento é diário das 5h30 às 20 horas.
O local possui estacionamento pago, cobrando cinco reais por até duas horas e dez reais por 12 horas para os carros e metade para as motos (R$2,5 por até duas horas e cinco reais por até 12h). A melhor forma de ir é de ônibus.
Veja como chegar de ônibus
7282/10 Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo
8038/10 Pq. Continental – Lapa
748A/10 Jd. D’Abril – Lapa
748A/41 Jd. Peri Peri – Lapa
748A/42 Vila Dalva – Lapa
748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda
748R/41 Jd. Boa Vista – Lapa
748R/51 COHAB Raposo Tavares – Lapa
775N/10 Rio Pequeno – Metrô Vila Mariana
8319/10 Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo
874C/10 Pq. Continental – Metrô Vila Mariana
847J/10 City Jaraguá – Jaguaré
957T/10 COHAB Taipas – Itaim Bibi
958P/10 Jd. Nardini – Itaim Bibi
477A/10 Sacomã – Ceasa
6262/21 Vila Leopoldina - Pinheiros
5. Parque Zilda Natel
Crédito foto: Divulgação
Localizado na Região Centro-Oeste, mais especificamente na Av. Dr. Arnaldo, 120 – Sumaré, é mais conhecido por ter uma ótima pista de skate, sendo um dos lugares favoritos por quem pratica o esporte, foi até construído com ajuda da Confederação Brasileira de Skate. Porém, o local vai além de manobras feitas com o shape de quatro rodas, ele também abrange o principal assunto dessa matéria: uma quadra de basquete de rua. É muito frequentado a noite. Seu horário de funcionamento é diário, das 9h às 21 horas.
O melhor? O parque também possui vestiário, além de emprestar bolas de basquete, fica ao lado do metrô Sumaré (Linha 2 – Verde) e ser de fácil acesso à alguns ônibus por estar em uma das principais Avenidas da capital (como por exemplo 175P-10 Edu Chaves – Ana Rosa; 177P-10 Metrô Santana – Butantã – USP).
6. Praça Rotary
Crédito foto: Esportudo | Isadora Travagin
Localizada na Região Central, na Rua Major Sertório – Vila Buarque, o parque é calmo, por possuir a Biblioteca Monteiro Lobato – durante a semana há sempre crianças circulando no local. Não costuma lotar, é aberto todos os dias das 8h às 18 horas.
A melhor maneira de chegar ao local é através de metrô Santa Cecília ou República (Linha 3 – Vermelha e Linha 4 - Amarela), de ônibus (408A–10 Machado de Assis – Cardoso de Almeida) e aos finais de semana de carro (durante a semana não há lugar para parar e é Zona Azul).
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Oscar Schmidt: 3 fatos incríveis sobre o Mão Santa
10 regras de basquete que todo fã deveria saber
6 locais em São Paulo para você jogar tênis de graça