A bike é um dos meios de transportes mais antigos da humanidade e já foi o mais utilizado no mundo todo. Assim que foi criada pelo inventor francês Pierre Michaux a bicicleta era conhecida na França como “cavalinho de pau”. O que poucas pessoas sabem é que segundo os registros, Leonardo da Vinci na Itália já havia esboçado sua primeira bicicleta, o que gera a polemica de quem realmente é o inventor desse meio de transporte. Nos dias atuais a bicicleta vem ganhando destaque nas metrópoles ao lado da corrida de rua. Na capital de São Paulo, por exemplo, o prefeito Haddad implantou 400km de ciclovias em toda a cidade e aos domingos fechou sua principal avenida e ponto turístico da cidade, a Avenida Paulista, para a prática do esporte. Nas cidades do interior a bike ainda é um meio de transporte mais viável para locomoção.
São inúmeros os benefícios que o ciclismo oferece. Primeiramente é uma mudança de estilo de vida, uma vez que resulta no fim do sedentarismo, melhora na qualidade e disposição sexual. No campo da saúde, a prática fortalece o coração e aumenta a imunidade do corpo. Com as pedaladas há um aumento nos músculos inferiores, o que estimula a contração do abdômen e provoca a divisão igualitária do peso pelo corpo. E em último lugar, há uma melhora na saúde mental, pois ao andar de bicicleta são liberadas sensações de liberdade e alegria e tais sensações combatem fortemente o estresse e a depressão.
Contudo, há um alerta para andar de bike: Tome cuidado no trânsito! É necessário ter cautela para evitar acidentes com um motorista ou um pedestre desatento . Entre as dicas de segurança estão usar sempre o capacete, ter uma buzina para chamar atenção, acompanhar o fluxo dos carros e ao andar na madrugada usar sinalizadores, seja na roupa ou no capacete, para que você seja visto com facilidade. Com isso você terá um passeio livre e tranquilo com sua bike.
Bom, agora que sabe os benefícios e as cautelas pegue sua “magrela” e bora pedalar.