Crédito foto: Getty Images
Na NBA existe um termo que define não só o melhor jogador de uma equipe, mas alguém em quem a franquia vai se construir em volta, é diante de suas características que o time vai jogar, e até mesmo contratar (seja outros jogadores ou um técnico). Este é chamado de Franchise Player.
Alguns exemplos clássicos de são: Allen Iverson (76ers), Dirk Nowitzki (Mavs), Steve Nash (Suns) e claro, Michael Jordan (Bulls). A equipe do Esportudo.com listou, abaixo, os atuais FPs da liga e outros jogadores que poderão se tornar um, confira os nomes:
Conferência Leste
Cleveland Cavaliers: Talvez o caso mais emblemático da atualidade: LeBron James
A alta expectativa gerada em torno do jogador ainda na época do high school motivou o Cleveland Cavaliers a trocar boa parte de seus melhores jogadores em troca de um tank que deixou o time na última colocação, empatado com o Denver Nuggets. LeBron cumpriu as expectativas e fez o time inclusive chegar à final, mas após alguns insucessos nos playoffs deixou a franquia para defender o Miami Heat.
Após conseguir (por duas vezes seguidas) o tão desejado anel de campeão Lebron decidiu retornar para o time que o draftou, que contava agora com um elenco melhor, e se reforçou, por exemplo, com o ala Kevin Love.
Milwaukee Bucks - Giannis Antetokounmpo
O grego só vem evoluindo desde que chegou na liga. Tanto nas estatísticas como em seu jogo. E foi por isso, que o Bucks trocou algumas peças como Michael Carter-Williams para assim poder concentrar o jogo em Giannis, que joga em quase todas as posições que o jogo oferece.
Indiana Pacers - Paul George
Crédito foto: Getty Images
A lesão de Danny Granger na temporada 2012-13 abriu espaço para PG, que assumiria de vez o posto de FP em 2013-14, ajudando a equipe a chegar nas finas da conferência leste. Com alguns reforços que o time trouxe, além da evolução de Myles Turner, a expectativa é grande para que George e o Indiana voltem ao menos a outra final de conferência.
Washington Wizards - John Wall
Com a primeira escolha do draft de 2010 o Wizards, que já tinha Gilbert Arenas em seu elenco, cogitou selecionar Evan Turner que teve uma excelente temporada na faculdade, mas felizmente para o torcedor da capital o time decidiu ir no talentoso armador que desde então comanda a franquia.
New York Knicks - Carmelo Anthony
Melo está longe de ser o jogador que motivou o Knicks há cinco anos de se desfazer de um pacote de bons jogadores como, por exemplo, Gallinari além de escolhas no draft para adquiri-lo, mas ainda pode ser considerado o FP do time justamente pela franquia neste tempo todo ter tentado se ajustar com base nele, mesmo que não tenha conseguido sucesso com isso.
Detroit Piston - Andre Drummond
O pivô de 23 anos ganhou mais espaço após a troca de Greg Monroe para o Bucks, dominante no garrafão Drummond vem aos poucos mostrando liderança para erguer o arrumado time do Pistons.
Chicago Bulls - Jimmy Butler
As lesões de Derrick Rose forçaram o Bulls a arrumar outra alternativa. E ela veio dentro do próprio elenco: Jimmy. Ele foi apenas a 30º escolha do draft de 2011, mas com grande evolução viu seu papel dentro time ir aumentando aos poucos e até hoje é o principal jogador do Chicago.
Jogadores em posição de destaque em seus times
Paul Millsap (Hawks), Lowry e DeRozan (Raptors), Kemba Walker (Hornets) , Al Horford e Isaiah Thomas (Celtics), Hassan Whiteside (Heat), Vucevic (Orlando Magic), Brook Lopez (Nets).
Jogadores que podem assumir o papel de destaque ou FP de seus times:
Porzingis (Knicks), Embiid, Okafor e Ben Simmons(76ers), Myles Turner (Pacers), Irving (Cavaliers), Aaron Gordon (Magic), Dennis Schröder (Hawks).
Conferência Oeste
Golden State Warriors - Stephen Curry
Crédito foto: Getty Images
O Warriors fez um ótimo trabalho nos bastidores e no draft nos últimos anos, mas não teria tido o mesmo sucesso sem o talento de Curry, atual bicampeão do prêmio de MVP da liga.
Golden State Warriors - Kevin Durant
O Golden State Warriors se dá ao luxo de ter dois FPs na equipe. Durant que era free agent assinou com o time de Oakland nesta temporada para se juntar a Curry, Draymond Green e Klay Thompson e assim conseguir o tão sonhado anel.
San Antonio Spurs - Kawhi Leonard
Leonard assume de vez o time com a aposentadoria de Tim Duncan. Apesar do elenco contar com Pau Gasol e LaMarcus Aldridge é nele que a franquia se apoia.
Los Angeles Clippers - Chris Paul
CP3 por pouco não foi para o rival da cidade Lakers em 2011, mas tendo sua troca vetada acabou assinando com o Clippers. A franquia se transformou com a chegada do armador. De eterno saco de pancadas passou a candidato à chegar pelo menos nas finais de conferência.
Oklahoma City Thunder - Russell Westbrook
Westbrook foi o único que ficou em Oklahoma do time que nos últimos anos se acostumou a chegar nos playoffs como candidato ao título. "Sozinho" vai ter que carregar a equipe agora, algo que ele vem fazendo muito bem.
Houston Rockets - James Harden
Harden vem começando as partidas como point guard. É mais uma mudança formal já que nos últimos anos ele vinha armando a equipe do Houston, sendo um ball handler. O jogador deve acumular estatísticas impressionantes nesta temporada, mas vai ter trabalho para tentar levar o time aos playoffs.
Portland Trail Blazers - Damian Lillard
Após a saída de Aldridge, que se junto aos Spurs, Lillard mostrou ser um grande líder e levou a desacreditada equipe do Portland ao segundo round dos playoffs da temporada passada. Desta vez tentará chegar ainda mais longe.
Sacramento Kings - DeMarcus Cousins
Apesar do Kings não ter feito grandes campanhas nas últimas temporadas, Cousins mantém um alto nível e faz com que a torcida sempre acredite em uma vaga nos playoffs. É um jogador que se for trocado muda o patamar do time que chegar.
Dallas Mavericks - Dirk Nowitzki
É o Franchise Player que está há mais tempo na liga. Dirk mudou o time do Dallas que antes de sua chegada passou dez temporadas sem terminar com mais vitórias que derrotas. Fez muito além e levou o time a duas finais, ganhando uma. Além de ter sido o MVP de 2006-07.
New Orleans Pelicans - Anthony Davis
O Pelicans vem tendo dificuldade de montar um time bom em torno de Davis, e apesar dele fazer partidas dignas de um candidato a MVP, as vitórias continuam a não vir. Ainda assim, é um dos melhores jogadores da liga e boas aquisições podem transformar a franquia.
Jogadores em posição de destaque em seus times
Blake Griffin (Clippers), LaMarcus Aldridge (Spurs), Draymond Green (Warriors), Hayward (Jazz), Marc Gasol (Grizzlies) e Eric Bledsoe (Suns).
Jogadores que podem assumir o papel de destaque ou FP de seus times
Crédito foto: Getty Images
Karl-Anthony Towns e Wiggins (Wolves), C.J. McCollum (Blazers), D'Angelo Russell, Julius Randle e Ingram (Lakers), Devin Booker (Suns), Mudiay e Jokic (Nuggets).
E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
NBA: Os desafios dos Lakers sem Kobe Bryant na temporada 2016-2017
Basquete: Veja quem são os quatro melhores dunkers da NBA hoje
Saiba quais são os oito melhores filmes sobre esporte