Crédito foto: Reprodução Facebook oficial Australian Open
A segunda rodada do Australian Open nos reservou a maior surpresa até o momento: a vitória de Denis Istomin frente a Djokovic. O sérvio defendia o título e estava prestes a fazer história no torneio. Se, por exemplo, Djokovic chegasse a sua sétima conquista, ele se tornaria o maior vencedor do torneio, mas no meio do caminho tinha um uzbeque.
O homem que bateu Djokovic
Denis Istomin era pouco conhecido pelo público geral, mas já chegou a ser número 33º do mundo em 2013, hoje ocupa a posição 117.
Formado em Educação Física e tendo sua mãe na comissão técnica, ele costuma jogar torneios menores como Challenger e ATP 250. Istomin tem preferência por quadras rápidas e tem um título na carreira – conquistado na grama do torneio de Nottingham – por falar em grama, ele consegue por lá os seus melhores resultados, devido à velocidade desse tipo de piso, que permite a ele potencializar seu bom saque. Muitos jogadores têm dito que as quadras desse ano na Austrália estão rápidas, o que pode ter ajudado Denis.
Vale lembrar que em 2001, ele sofreu um acidente de carro que poderia ter impedido sua carreira, mas foi com a ajuda da sua mãe/técnica que conseguiu se recuperar e se tornar profissional.
A vitória
As estatísticas prévias mostravam a chance de vitória do sérvio em 93%, mas Istomin mostrou desde o primeiro e longo game do jogo que estava disposto a negar esse cálculo dos especialistas, estava preparando os pontos para a melhor hora de atacar, e isso ele soube fazer bem.
Dois sets foram decididos em tie-break, e os dois foram vencidos por ele, que como todo jogador que tem no serviço sua maior arma tende a levar alguma vantagem nessa forma de disputa do set. Até aí nada a se surpreender, afinal de contas, o único título vencido em sua carreira, fora vencido em dois tie-breaks.
Fato curioso
Djokovic fez na partida 193 pontos contra 186 de Istomin. Coisas do tênis, nem sempre quem faz mais pontos sai vencedor. É preciso ganhar os pontos importantes, o que soma mais um mérito ao uzbeque, afinal de contas, não é fácil fazer isso contra o número dois do mundo.
A entrevista pós-jogo
Colegas jornalistas perguntaram o que ele responderia se dissessem no começo do ano que ele iria vencer o sérvio no Australian Open. Sua resposta foi: “Você é louco ou o que? Especialmente em cinco sets, com certeza. Para mim, era impossível pensar que eu poderia aguentar cinco sets com Novak, fisicamente e mentalmente”, disse o atleta.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Top 10: As jogadoras de tênis mais gatas que estão em atividade
Guia Australian Open: Torneio começa neste domingo; saiba tudo aqui
Conheça um pouco mais sobre as melhores jogadoras de tênis brasileiras