Crédito foto: Getty Images
A história de um dos maiores clubes do futebol gaúcho é grandiosa, com muitos títulos, mas que também tem algumas decepções e fracassos, como em todo time grande. Vários atletas passaram por lá, uns ganharam mais destaque que outros.
Pensando nisso, o Esportudo elaborou um Top 10 dos maiores jogadores do Grêmio de toda a sua história. Confira abaixo esta seleção!
10. Tarciso
Um dos grandes atacantes da história do clube, da época do título da Libertadores e do Mundial, em 1983. Ganhou o apelido de "Flecha Negra" pela sua velocidade durante as partidas. Fez gols importantíssimos, como na vitória contra o Estudiantes, na semifinal da Libertadores de 1983. É quem mais atuou com a camisa gaúcha, com 721 jogos e 226 gols.
9. Hugo de León
Zagueiro e capitão no ano de 1983, o uruguaio tinha muita personalidade e garra, tanto que uma foto marcante do jogador é ele erguendo a taça da Libertadores com sangue no rosto. Com toda essa força, ganhou a torcida tricolor. Mas não era só feito de raça, o zagueiro também era muito técnico. Ele não durou tanto tempo assim no Grêmio, mas foi marcante sua passagem pelo clube.
8. Adilson Batista
Ficou conhecido como Capitão América por conta do título da Libertadores de 1995. Ele e seu companheiro, Rivarola, formaram uma das mais fortes zagas que o clube gaúcho já teve. Ele era muito técnico para jogar e tinha a liderança que o grupo precisava naquela época. Sua entrega em campo também encantava a torcida.
7. Eurico Lara
É um dos goleiros que está marcado na história gremista, sendo até citado no hino do clube. Ele é considerado como a cara do time, tanto que defendeu as cores tricolor por 16 anos, entre 1920 e 1935. Dizem que foi um dos únicos goleiros que conseguiu parar Arthur Friedenreich.
6. Jardel
Um dos centroavantes que ganhou mais destaque na equipe gaúcha. Ele, quando chegou ao clube, vindo de empréstimo do Vasco, era desacreditado. Porém, com o tempo e com os gols, provou o contrário. Fazia o que se exigia de um centroavante: a bola que vinha, ele guardava. Sua especialidade era o cabeceio, normalmente quem cruzava era seu companheiro de ataque, Paulo Nunes.
5. Baltazar
Logo que chegou ao clube, já ganhou dois Gaúchos e foi artilheiro de ambos. Era um centroavante matador, de uma alta capacidade de fazer gols. E fez um dos que deu o primeiro título do Brasileirão ao Tricolor, contra o São Paulo no Morumbi, mesmo tendo perdido pênalti na partida de ida no Estádio Olímpico. Está entre os dez maiores artilheiros do clube, com 131 gols.
4. Paulo Nunes
Foi um atacante de muita personalidade, atrevido, provocador dos adversários, mas muito bom jogador, muito técnico. Paulo Nunes e Jardel formaram uma grande dupla de ataque, trazendo grandes alegrias aos torcedores na década de 90. A jogada mais praticada pelos dois era: Paulo Nunes na linha de fundo sempre cruzava na cabeça de Jardel. Mas não eram só assistências, ele também fez gols importantíssimos pelo clube, dando muitos títulos.
3. Dinho
Também um dos grandes destaques da década de 90, ficou conhecido como "Cangaceiro dos pampas", pelo seu jeito duro e violento de marcar os adversários. Esse sergipano sempre deu segurança à defesa gremista, era um volante firme. Virou um dos ídolos da torcida. Ele fez de pênalti o gol que confirmou o título da Libertadores de 1995 para o Grêmio, contra o Atlético Nacional, na Colômbia.
2. Danrlei
Um dos goleiros mais lembrados da história do clube, viveu a grande era da década de 90 da equipe gaúcha, com muitos títulos. Não era um goleiro tão técnico assim, mas sua raça, liderança, entrega fizeram dele um dos maiores ídolos da torcida gremista. Principalmente nos momentos decisivos, ele crescia. Nos clássicos grenais então, crescia mais ainda.
1. Renato Gaúcho
Esse é o maior, com certeza. Ele ganhou com o clube a Libertadores e o Mundial de 1983, os maiores títulos do Tricolor. Foi o melhor jogador da equipe nestas competições, fazendo até os dois gols da final do Mundial contra o Hamburgo. Mas muito além disso, Renato é um grande personagem também, irreverente, polêmico, o que faz a torcida o amar mais. Agora técnico da equipe, ele tirou o clube da seca de 15 anos sem título, com a Copa do Brasil de 2016. Sem sombra de dúvida é o maior destaque da lista!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Grêmio na Libertadores! Veja como o Tricolor entra na competição
Como ficaria o melhor time do Internacional de todos os tempos?
Brasileira, Italiana, Espanhola: Top 5 melhores competições do mundo