Crédito foto: Getty Images
No dia 17 de agosto 2002, O Everton enfrentava o Tottenham em casa pela Premier League. Poderia ser mais um dia comum no futebol inglês, isso se um tal de Wayne Rooney não tivesse entrado em campo pela primeira vez. O atacante de apenas 16 anos oriundo da base do Everton, era visto como uma grande revelação do futebol local dos últimos tempos e, na temporada 2004/2005 o Everton cedeu ao assédio do Manchester United e vendeu sua joia por 25 milhões de libras na época.
Começava então um dos casamentos de maior sucesso do futebol inglês, a camisa dos Red Devils caiu como uma luva no atacante. 12 anos e meio depois, ele foi campeão cinco vezes da Premier League, conquistou a Champions League e o Mundial de Clubes, além de uma Copa da Inglaterra (FA CUP) e duas Copas da Liga Inglesa (Carling Cup).
E no dia 7 de janeiro de 2017, sábado passado, o jogador se tornou o maior artilheiro da história do clube inglês. Com o primeiro gol anotado na goleada contra o Reading, o atacante inglês chegou a marca de 249 gols com a camisa dos Red Devils, se igualando ao lendário Bobby Charlton.
Para registrarmos essa data, a equipe do Esportudo.com fez uma justa homenagem ao craque inglês e produziu um Top 10 com os momentos marcantes do jogador com a camisa do Manchester United, confira:
10. Esse chute espetacular contra o Newcastle
O inglês sempre foi um jogador versátil. E esse chute espetacular contra o Newcastle mostra que ele faz gol de todos os jeitos. E que golaço!
9. Gol do meio de campo contra o West Ham
Gol de bicicleta, voleio ou cabeça. Ele fez gols de todos os jeitos durante sua carreira. E em 2014, contra o West Ham, o atacante fez um gol do meio de campo com um chute espetacular, chocando David Beckham que assistia ao jogo das tribunas do Upton Park. Imagina essa dupla jogando junto?
8. Primeiro gol contra o arquirrival Liverpool
Criado na base do Everton e ídolo do United, Wayne Rooney com certeza nunca teve muitos motivos para gostar do Liverpool. E ele sempre deixou isso claro, em 2005 o craque inglês marcou o primeiro gol contra o rival. Será que foi um dia feliz para ele?
7. Uma cabeçada certeira que selou o título da Copa da Liga Inglesa 2009/2010 sobre o Aston Villa
Craque que é craque tem que decidir campeonato! E coube ao atacante britânico fazer o gol do título contra o Aston Villa, em 2010, pela Copa da Liga Inglesa. A bela cabeçada foi o gol da virada que selou o título para sua equipe.
6. Tornar-se capitão de um dos maiores clubes do mundo
Você ser capitão já é algo importante no futebol, agora ser capitão do Manchester United, clube que teve líderes natos, como Gary Neville, Paul Scholes, David Beckham, Vidic, entre outros. Esse feito não é para qualquer um. Desde 2014, Rooney é capitão dos Diabos Vermelhos e demonstra toda sua liderança e idolatria. Camisa 10 e faixa de capitão? É para poucos!
5. Marcar um gol em uma final de Liga dos Campeões
Ele chegou em três finais de Champions League, mas só em uma ele obteve êxito. Na temporada 2010/2011, seu clube chegou à final para enfrentar nada mais, nada menos que o Barcelona de Pep Guardiola. Os catalães saíram na frente com gol de Pedro Rodríguez. Mas, ele empatou o jogo e entrou para uma lista seleta de jogadores que marcaram em final de Liga dos Campeões. O título acabou não vindo, mas o jogador deixou seu nome na história.
4. Ser campeão da Champions League
Passes espetaculares, golaços, liderança e muita categoria. Tudo isso marcou a carreira do jogar com a camisa do Manchester United, mas isso só se complementa e entra para história quando os títulos vêm. E foi na temporada 2008/2009 que Wayne Rooney ajudou o clube a se tornar campeão da Liga dos Campeões. Fazendo parte de um trio de ataque infernal com Carlitos Tévez e Cristiano Ronaldo. O clube bateu o Chelsea e ele conseguiu vencer o título mais importante do futebol europeu para conquistar a glória máxima com a camisa dos Diabos Vermelhos.
3. Hat-trick na estreia contra o Fenerbahce
Você estrear com a camisa de um gigante europeu na Champions League já é um sonho para qualquer jogador do mundo. Agora, fazer três gols logo em seu primeiro jogo, isso é só para os grandes jogadores. O inglês fez chover contra o Fenerbahce em 2004, confere o que o “Wazza” aprontou:
2. O gol que o tornou o maior artilheiro dos Red Devils
7 de janeiro de 2017 foi um dia marcante para o jogador. Uma partida aparentemente despretensiosa contra o Reading pela Copa da Liga Inglesa foi o jogo que o atacante anotou o gol de número 249 com a camisa do Manchester United. Feito esse, que o tornou o maior artilheiro do clube ao lado de Sir Bobby Charlton que assistia ao jogo das arquibancadas juntamente com Alex Ferguson. Tem moral ou não esse tal de Rooney?
1. O gol antológico de bicicleta contra o rival Sky Blues
Talvez esse gol seja líder em qualquer lista de golaços do craque britânico, a bicicleta espetacular contra o principal rival foi um marco muito simbólico. Gol esse, que só não recebeu o Prêmio Puskás de 2011, pelo fato de Neymar ter feito aquela obra prima contra o Flamengo. Mas convenhamos, marcar um gol desse em um clássico não é para qualquer um né? Se liga no golaço:
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Conheça as 4 melhores torcidas do futebol mundial
Top 10: Veja as torcedoras mais gatas do futebol em 2016
Os 4 melhores sites grátis para assistir futebol ao vivo na internet