Crédito foto: Acervo pessoal do entrevistado
Conheça Ramon Costa, o triatleta amador mais famoso no Instagram com cerca de 50 mil seguidores. Blogueiro do Nada, Pedal, Corre; publicitário e estudante de educação física, conversou com exclusividade com a equipe do Esportudo.com
Essa reportagem é a primeira de uma série de entrevistas com Influencers do Esporte que atraem centenas de pessoas nas redes sociais a praticarem atividade física. São pessoas comuns, que ao mostrarem seu dia a dia nas redes sociais ganharam adeptos e seguidores, trocando dicas e ajudando em eventuais dúvidas.
Quem ele é
Ramon Costa, 41 anos, é publicitário. De repente resolveu se entregar as práticas esportivas, ao certo ficou na dúvida, porém encontrou sua modalidade favorita: o triatlo.
Começou no Instagram a mostrar os desafios de praticar três esportes (natação, corrida e ciclismo de estrada), fotos de treinos com legendas convidando os seguidores a aderir as práticas esportivas a suas vidas.
Não demorou até criar seu blog: Nada, Pedala, Corre. Três esportes que mudaram a vida de um sedentário que viu uma oportunidade de ter uma vida mais saudável.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
Ganhou proporções, hoje tem canal no Youtube, Instagram, Facebook e Snap. O que diferencia com os demais? O contato com os seguidores.
Conheça um pouco os desafios e pretensões de Ramon Costa, o influencer esportivo do triatlo, em entrevista exclusiva.
Como conciliar a vida profissional com treinos e faculdade?
“Todos os meus treinos, seja de fortalecimento ou de corrida, sempre foram com acompanhamento profissional”, comentou o atleta.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
“Já conciliar as tarefas profissionais, estudos e vida familiar com os treinos é uma arte que exige muita força de vontade e um planejamento pessoal minucioso. Se você realmente quer fazer ou realizar algo, você sempre dará um jeito. Eu sempre digo que quem desiste, na verdade nunca quis”, disse Ramon.
Quais são as maiores dificuldades na prática esportiva diariamente?
“Acordar cedo ou até mesmo tirar 30 minutinhos do seu horário de almoço para ir treinar, nunca foi fácil para ninguém, é um exercício diário de automotivação e determinação”, afirmou o atleta.
Crédito foto: Divulgação evento Powerade
Relacionamento nas redes sociais
“Eu realmente adoro ter contato com os meus seguidores, não gosto da palavra fãs, pois acredito que somos pessoas com o mesmo propósito de vida, buscando cada vez mais informações e dicas de quem também faz, tem ou quer ter o mesmo estilo de vida que nós”, comentou Ramon.
“Eu gosto muito de ajudar, por este motivo acredito que muitas pessoas começaram a me seguir. Tenho diariamente feedbacks de seguidores que me falam que compraram, comeram, usaram ou treinaram, por terem visto minhas impressões. Receber esse retorno e carinho de alguém que você realmente pode ajudar, mesmo que não o conheça, é muito gratificante”, ressaltou o publicitário.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
“Meu Instagram começou a ter muitos seguidores, a partir do momento que resolvi fazer um Ironman, e sem experiência alguma com o triatlo, até mesmo sem ter nem bicicleta. Comecei a relatar meu dia a dia durante todo o ano de preparação”, comentou Ramon.
“As pessoas se identificaram com aquilo. Uma pessoa comum, sem físico privilegiado, que conciliava trabalho, vida familiar e social, com seus treinos de madrugada para alcançar uma meta, na qual muitos diziam ser impossível para uma pessoa como eu”, ressaltou o atleta.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
“Gosto muito de seguir pessoas determinadas e que buscam um estilo como o meu, pois naqueles dias em que você acorda sem vontade alguma de ir treinar, a primeira coisa que faço é abrir o Instagram e dar uma olhada no que está rolando. Naquela hora, você vê pessoas que estão indo treinar, que já estão treinando ou até que já voltaram do treino. Isso é um tapa na cara da sua preguiça, te faz refletir e te motiva a levantar e correr atrás da sua meta também”, comentou o atleta.
Ramon responde seus seguidores e já fez muitos amigos pela rede também. Além disso, é constantemente convidado para eventos esportivos e até para palestras em diferentes cidades.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
Já ocorreu problemas com seguidores?
“Já tive alguns pequenos no meu Snapchat, por conta de pessoas que achavam que eu teria só que focar no treino e não ficar gravando snaps durante eles”, relembrou Ramon.
Como contornou a situação?
“Apesar de muitos seguidores falarem para que eu bloqueasse essas pessoas, eu os deixei lá. Gosto daquela frase: “Sua inveja é o combustível do meu sucesso”. Se esse tipo de pessoa está ali, é por que no fundo gosta de assistir ao que faço, então o que ela me fala é só uma dor de cotovelo por querer e não conseguir fazer o mesmo. Quem sabe de tanto me assistir, eu também não a motivo para mudar de comportamento? Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, afirmou o publicitário.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
“Já no Instagram nunca tive problemas como estes. Acho que da forma que eu passo e mostro as coisas, são de forma tão honesta, realista e de forma a tentar ajudar cada vez mais seguidores, que acaba evitando algum comentário negativo”, comentou Ramon.
Apoiadores
“Quando comecei a treinar para o meu primeiro Ironman e comecei a perceber o resultado que estava tendo com a divulgação da minha preparação através do Insta, o meu lado profissional de publicidade viu ali um potencial produto. Fiz um media Kit e comecei a entrar em contato com marcas que me interessavam”, contou o publicitário.
Vieram para ajudar em material esportivo, assistência, entre outros.
“Demorou, mas algumas se interessaram e comecei esse relacionamento com elas”, disse Ramon.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
“Hoje sou procurado por muitas marcas, de vários tipos de produtos e serviços, mas nem sempre fecho a divulgação. Mesmo que a oferta seja boa, gosto de me envolver com coisas nas quais acredito que podem agregar no meu desempenho esportivo, além de ajudar as pessoas na hora da escolha de um bom produto ou serviço”, ressaltou o atleta.
A faculdade de Educação Física foi por causa do blog?
“Na verdade, a Educação Física sempre foi uma paixão. Quando prestei vestibular para Propaganda e Marketing, também prestei, como segunda opção, para Educação Física”, afirmou Ramon.
“Acredito que foi ótimo ter feito Propaganda e Marketing. Primeiro, para que agora, nessa minha fase atual da vida e com mais de 40 anos de idade, possa fazer o que realmente gosto e possa assim viver dessa minha futura profissão como Educador Físico”, ressaltou o atleta.
Futuro, o blog vai mudar de cara?
“Sim, futuramente o blog terá uma outra cara. Ainda estou estudando algumas propostas inovadoras que irão agregar novas plataformas, mas ainda é cedo para divulgações”, comentou o publicitário.
Plataforma YouTube, a pretensão é crescer por lá também?
“Por enquanto o YouTube ainda fica como um canal de apoio, mas também tenho projeções audaciosas para ele”, afirmou Ramon.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
Companheirismo
Ramon consegue fazer muitas coisas ao longo de sua semana, isso se deve, em grande parte, a sua companheira nos treinos e na vida também, sua esposa Luciana. Em muitas fotos ela está apoiando e, se possível, participa de provas com ele.
Crédito foto: Reprodução Instagram oficial
Recado
"Se quer realmente alguma coisa, o único que pode te impedir de alcançá-la é você mesmo."
Fique ligado nas próximas reportagens com mais corredores ícones das redes sociais. Se considera ou é um influencer do esporte? Nos procure e conte a sua história, quem sabe você não será o próximo influencer do Esportudo.com
Veja também:
Basquete: Bate-papo exclusivo com Enes Kanter, promessa da NBA
Você sabia que o muay thai é outra paixão brasileira?
NFL: Por que o futebol americano é o esporte mais popular da América?
Crédito foto: Divulgação
Conheça o Localize Sport, projeto parcerio do Esportudo.com
Crédito foto: Divulgação