Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial da Arena
O Allianz Parque foi inaugurado no fim do Brasileirão 2014 em um momento complicado da equipe, que sofreu nos anos em que esteve jogando fora de sua casa. Com a manutenção do time na elite do futebol brasileiro daquele ano, o Palmeiras pôde se reestruturar e reerguer mais rapidamente, e muito em função do novo estádio, se vê hoje em situação muito mais confortável que a do ano de estreia da nova arena.
O antigo Palestra Itália era muito rico em história. Sediou o primeiro campeonato oficial do Brasil – o Campeonato Paulista de 1902 – e marcou toda uma história da equipe alviverde, sendo palco de grandes jogos como, a final da Copa Libertadores de 1999. A nova arena completa no fim do ano apenas três anos, mas ainda assim já possui dados curiosos e interessantes, confira:
1. O artilheiro
Dudu chegou ao clube no começo de 2015. Com a camisa alviverde fez 31 gols em 133 jogos, dos quais 16 gols foram feitos na nova arena palmeirense. Seguido por Rafael Marques com 12 gols, Cristaldo – artilheiro estrangeiro na arena – e Gabriel Jesus com 11, Dudu prova também nos números o quão importante se tornou para o Verdão. O artilheiro do antigo Palestra Itália foi o maior artilheiro da história palmeirense. Heitor jogou durante os anos de 1916 e 1931, anotando 173 gols.
2. Jogador mais velho a atuar e marcar
Zé Roberto chegou ao Palmeiras para a temporada 2015 questionado pela idade avançada, mas mesmo dois anos depois continua se superando. O jogador mais velho a atuar no estádio, se tornou também, contra o Atlético Tucumã-ARG pela Copa Libertadores, o jogador mais velho a marcar na nova arena.
3. Goleiro que mais sofreu gols do Verdão
Rogério Ceni definitivamente não tem boas lembranças de seus jogos no Allianz Parque. Com um placar agregado contrário de 12 a 1 nos jogos na nova arena como técnico ou jogador, Rogério tomou sete gols nos dois jogos em que atuou com a camisa tricolor, se tornando assim o goleiro mais vazado pelo Verdão na nova arena.
4. Jogador mais jovem a atuar
Gabriel Jesus teve uma crescente tão rápida na carreira quanto sua estreia pelo Palmeiras. Aos 27 minutos do segundo tempo, com 17 anos, Jesus fez seu primeiro jogo no profissional contra o Bragantino e se tornou o jogador mais novo a jogar na nova arena palmeirense.
5. Primeiro gol contra
O primeiro gol contra foi feito pelo zagueiro Victor Ramos no jogo Palmeiras x Goiás pelo Campeonato Brasileiro de 2015. Entretanto, o juiz anotou o gol para Péricles, que estava próximo a jogada, e assim, recentemente Léo Ortiz do Internacional, marcou o primeiro gol confirmado pela súmula como contra, na nova arena palmeirense.
6. Zagueiro artilheiro
O excelente zagueiro palmeirense Yerry Mina tem cinco gols em 16 jogos no Allianz Parque. Lucas Barrios, atacante, marcou em sua passagem o mesmo número de gols do colombiano na nova arena, mas levou 20 partidas para conseguir o mesmo feito. Porém, mesmo com uma média absurda para um zagueiro, Yerry não é o jogador da posição com mais gols na arena. Vitor Hugo, muito importante em 2015 e 2016, lidera a disputa com seis gols em 64 jogos.
7. Artilheiros em 2017
Em 2017 Borja, Dudu e Willian Bigode são os artilheiros palmeirenses na arena com três gols cada. Destaque para o precipitadamente contestado Borja que, mesmo em fase questionável, mantém números razoáveis.
8. 100º gol palmeirense
O centésimo gol palmeirense na arena foi marcado por Lucas Barrios em importante participação no 2 a 1 contra o Vitória, na campanha do título Brasileiro de 2016.
9. 1º jogador a marcar
O primeiro jogador a marcar no Allianz Parque foi Ananias na vitória do Sport por 2 a 0 na inauguração da arena. O jogo marcou a medonha campanha palmeirense no Campeonato Brasileiro de 2014. O primeiro gol palmeirense foi marcado por Henrique Ceifador no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR também em 2014.
10. 1º jogador a marcar no antigo Palestra Itália e na nova arena
Rafael Marques fez seu primeiro gol em sua estreia pelo profissional no dia 7 de abril de 2004 na goleada palmeirense por 4 a 0 contra o São Gabriel, pela Copa do Brasil no antigo Palestra Itália. Quase 11 anos depois Rafael deixou o dele contra o Rio Claro, pelo Campeonato Paulista de 2015 e se tornou o primeiro jogador a fazer gols no antigo Palestra e na nova arena.
11. Jogador com mais atuações
Fernando Prass chegou ao Palmeiras em 2013 com a complicada missão de jogar a Série B. Em sua quinta temporada com a camisa alviverde Prass é, sem dúvidas, o jogador que mais compreende o fanático torcedor alviverde. O goleiro ajudou a reerguer o orgulho do time, e em 66 jogos na nova arena, já ganhou a Copa do Brasil 2015 e o Campeonato Brasileiro de 2016, se tornando o jogador com mais atuações no Allianz Parque.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Clubes brasileiros que menos dependeram da televisão em 2016
Copa Libertadores: Jogadores brasileiros que mais venceram o torneio
Veja os estádios e arenas brasileiras mais populares nas redes sociais