Crédito foto: Divulgação SSPress / Vitor Silva
O que você quer ser quando crescer? Certamente, durante a infância, você ouviu muito essa pergunta. E é muito provável que, em algum momento, você tivesse a seguinte resposta na ponta da língua: jogador de futebol.
Agora, o que não tem nada de provável – e muito menos de certo – é a segurança na trajetória de quem realmente escolhe seguir por esse caminho. Para cada Neymar revelado, milhares de jogadores sofrem com salários baixíssimos e condições precárias de trabalho. Nessa luta para alcançar o destaque entre os profissionais, uma etapa é fundamental: a das categorias de base.
A cada ano, todo grande clube parece ter à disposição em suas categorias uma joia pronta para ser lapidada e brilhar. Mas não é assim que a banda toca – e muito menos que a bola rola. Nessa transição de juniores a profissionais, muitas promessas viraram, de fato, dívida.
No caso do Glorioso, não foi diferente. Confira cinco nomes que tinham tudo para dar certo, mas que, por alguma razão, ficaram no quase:
1. Cidinho (meia)
Crédito foto: Divulgação Site Oficial do Clube
Criado no Botafogo, Cidinho sempre se destacou nas categorias de base do clube. Já no profissional, teve ótimas atuações no Campeonato Carioca de 2013. De lá para cá, contudo, o jogador enfrentou muitas dificuldades para se manter saudável e repetir bons desempenhos. Atualmente, atua no AS Béziers, clube da terceira divisão da França.
2. Laio (atacante)
O jogador, que surgiu como grande promessa na base, chegou a ter boas atuações profissionais no ano de 2009 – temporada daquela fatídica arrancada do Glorioso contra o rebaixamento. Pouco tempo depois, sem conseguir ter bons jogos, foi emprestado para o Macaé e chegou a ir para clubes como Central de Caruarú e Itabaiana.
3. Luís Henrique (centroavante)
Crédito foto: Divulgação SSPress / Vitor Silva
O centroavante chegou a se destacar até mesmo na Seleção Brasileira Sub-17, além de ter sido o melhor jogador da Copa do Brasil dessa categoria. Em sua estreia como profissional, anotou dois gols. Após o bom começo, não conseguiu repetir as boas atuações e foi emprestado para o Atlético-PR, onde não anotou nenhum gol. Atualmente, defende o Feirense.
4. Jeferson Paulista (meia)
Crédito foto: Divulgação Site Oficial do Clube
O jogador, que surgiu como promessa, nunca chegou a se firmar entre os profissionais. Com problemas extracampo, deixou o Botafogo em 2013 e não conseguiu vaga em nenhum outro grande clube. Teve passagens por Oeste, Rio Branco e ABC. Atualmente, atua pelo Gama.
5. Caio (atacante)
Quem não se lembra do talismã de Joel Santana no título do Carioca de 2010? Sempre, no segundo tempo, Caio entrava e conseguia estar no lugar certo e na hora certa. Depois que a boa fase no Glorioso passou, o atacante foi para clubes como Figueirense, Internacional e Vitória, mas não conseguiu se firmar. Atualmente, é destaque nos Emirados Árabes atuando pelo Al Wasl.
E aí, alvinegro, lembra de mais algum nome? Deixe seu comentário!
Veja também:
10 craques que já revelaram o desejo de atuar no futebol brasileiro
Veja como ficaria o melhor time do Botafogo de todos os tempos
Top 8 promessas que não vingaram no futebol brasileiro