Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Site oficial do clube
O Corinthians possui ídolos gigantes em sua história. Sejam eles mais técnicos, mais vencedores ou pela raça em campo. Podemos citar alguns como Rivelino, Sócrates, Casagrande e Neto, por exemplo. Mas algo difícil de conseguir, é se tornar um nome identificado com a Fiel, ainda mais nos tempos atuais em que poucos têm a questão de honrar a camisa que veste.
O Esportudo listou os oito jogadores do Corinthians mais identificados com a torcida no século 21. Vamos a eles!
8. Jorge Henrique
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Xodó dos corintianos e sempre muito elogiado por Tite e Mano Menezes por sua versatilidade. Chegou ao Timão em 2009 e ficou até 2013. O atacante fez 216 jogos e marcou 30 gols em sua passagem. É reverenciado porque sempre correu pelo time todo, não tinha problema em atacar e voltar para marcar. Foi campeão duas vezes do Paulista, Campeão Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Mundial. O motorzinho, como também é conhecido, conquistou ainda mais a Fiel quando na última rodada do Brasileiro de 2011 contra o Palmeiras, deu o chute no vácuo para provocar o chileno Valdivia. Provocador e marrento, logo após a vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea no Mundial em 2012 postou uma declaração em seu Facebook: “Com esta camisa conquistei Paulista, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Mais importante que isso tudo, foi ter conquistado um lugar no coração deste imenso bando de loucos!”.
7. Chicão
Crédito foto: Reprodução / Twitter oficial Chicão
Anderson Sebastião Cardoso, mais conhecido como Chicão, foi um dos maiores zagueiros da história corintiana. O Xerife jogou no clube de 2008 até 2013, com 247 jogos e 42 gols marcados, além de ser o segundo maior zagueiro artilheiro do clube. Se identificou com a torcida devido a sua raça e liderança. Sempre comemorava seus gols mordendo o escudo do Coringão. Os torcedores não cansam de lembrar de seus gols de falta que ajudaram muito a equipe em sua reconstrução, desde a Série B até o topo do mundo e conquistar os grandes títulos dos últimos anos.
6. Paulinho
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Considerado um dos melhores volantes da história corintiana, Paulinho chegou ao Timão em 2010, onde participou de 167 jogos e marcou 34 gols. Conquistou o bando de loucos pela sua raça, talento e técnica, além de seu caráter e suas atitudes. Representou o manto alvinegro como poucos. Conquistou um Campeonato Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Foi fundamental em todos as competições, mas principalmente no jogo contra o Vasco da Gama na Libertadores de 2012, quando aos 42 minutos do segundo tempo marcou o gol da classificação e foi abraçar um torcedor no alambrado do Pacaembu. Um abraço que com certeza foi sentido por todos os mais de 30 milhões de loucos espalhados pelo mundo.
5. Emerson Sheik
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Emerson Sheik está marcado na história do clube principalmente pelos dois gols na final da Libertadores de 2012 contra o Boca Juniors. Foi o nome do jogo, provocou os Argentinos, mordeu o zagueiro Caruso e levou a Fiel à loucura. Chegou ao Coringão em 2011 e demorou para se destacar, mas sempre mostrou muita raça em campo. Participou de 158 jogos e fez 26 gols. Levantou as taças de Campeão Paulista, Brasileiro, Recopa Sul-Americana, Libertadores e Mundial, sempre com sua raça, estilo de jogador dos anos 90, provocador e decisivo.
4. Ralf
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
O cão de guarda da Fiel, Ralf de Souza Teles jogou de 2010 até 2015 no clube paulista. Logo quando chegou, mostrou ser o jogador que os torcedores gostam de ver em campo, do tipo raçudo, brigador e que nunca desiste das jogadas. Jogou 352 vezes com a camisa alvinegra e marcou oito gols. O volante é lembrado por ser muito bom na marcação, ser leal com o adversário e com isso ele nunca recebeu um cartão vermelho sequer durante sua passagem pelo clube. O Pitbull foi Campeão Paulista, duas vezes Brasileiro, da Libertadores, Mundial e da Recopa Sul-Americana. Ralf sempre será lembrado como o Pitbull da Fiel.
3. Danilo
Crédito foto: Reprodução / Instagram oficial Danilo
O meia chegou ao Timão em 2010 sob muita desconfiança da torcida por ter jogado no São Paulo e pela fama de ser lento. Porém, o tempo mostrou que ele se tornou alvinegro e gosta muito de castigar o ex-time marcando quase sempre no clássico Majestoso. Até o momento, vestiu o manto alvinegro 322 vezes e marcou 31 gols. Foi Bicampeão Brasileiro, Campeão Paulista, Recopa Sul-Americana, Libertadores e Mundial. Jogador inteligente, raçudo, recusou participar da despedida de Rogério Ceni em respeito à torcida corintiana, tudo isso fez com que se tornasse um dos maiores ídolos do bando de loucos.
2. Ronaldo Fenômeno
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube / Daniel Augusto Jr
Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Fenômeno, um dos maiores jogadores da história do futebol conseguiu conquistar o bando de loucos. Chegou em dezembro de 2008 e foi recebido com uma grande festa no Parque São Jorge. Logo se identificou com a Fiel e fez o gol de empate aos 47 minutos do segundo tempo no clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente, e o alambrado veio abaixo. Um gol histórico para coroar a superação de um dos maiores atletas de todos os tempos. Foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista de 2009 onde na final contra o Santos marcou um gol de placa na Vila Belmiro. E também jogou muita bola e venceu a Copa do Brasil do mesmo ano. Marcou 35 gols, sua técnica refinada e principalmente sua superação o fazem um dos mais ovacionados pelos corintianos.
1. Carlos Tevez
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Carlos Alberto Martinez, mais conhecido como Carlitos Tevez, ficou marcado no Timão e na Fiel. O atacante, com suas arrancadas, dribles, provocação e a típica raça argentina não demorou muito para conquistar os corintianos. Pela equipe do Parque São Jorge ele fez 78 jogos e marcou 48 gols e foi o principal nome no título do Campeonato Brasileiro de 2005. É um dos jogadores mais queridos pela Fiel e isso faz com que todo o começo de temporada seu nome seja especulado para voltar a jogar com a camisa alvinegra que tanto honrou durante sua passagem.
Nesse texto citamos apenas oito jogadores, porém existem mais alguns que poderiam estar aqui. Por exemplo, Gil atacante, Alessandro, Romarinho, Dentinho, entre outros.
E você torcedor, concorda com a lista? Trocaria algum nome por outro? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Corinthians: 5 razões para se orgulhar de ser corintiano
Confira 4 vantagens que a Seleção Brasileira ganhou com Tite
Veja os estádios e arenas brasileiras mais populares nas redes sociais