Crédito foto: Divulgação / Facebook oficial do clube
Ser corintiano é algo difícil de descrever, é um orgulho nascer alvinegro de alma e coração. Um clube gigante, tradicional, com 106 anos de história e que impõe respeito por todo lugar onde vai jogar.
E por ser tão grande, do Esportudo listou 5 razões para se orgulhar de ser Maloqueiro e Sofredor!
1. Um louco do bando em qualquer lugar
Crédito foto: Divulgação / Facebook oficial Paulinho
Algo particular da Fiel é ter uma relação de irmandade até com pessoas desconhecidas, mas que compartilham o mesmo amor: o time. É incrível como pode surgir uma amizade, um relacionamento, uma oportunidade em emprego quando você encontra um louco do bando na rua, no supermercado e no estádio. Muitos falam que corintiano é igual praga porque tem em todo lugar, porém é uma praga boa, porque a Fiel sempre se ajuda e não importa onde esteja. Ir ao Pacaembu ou à Arena e abraçar e pular comemorando gol do Timão com uma pessoa que você nunca viu, ou seja, compartilhar uma alegria indescritível que é ser dessa massa.
2. Maior torcida monogâmica do Brasil
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
É fato que a maior torcida do Brasil é do Timão, com 30 milhões de apaixonados. A maioria dos torcedores do Flamengo tem dois times, principalmente na região nordeste. A transmissão nacional do Rubro Negro no século passado ajudou muito a nacionalizar o time e muitos o adotaram como segundo time também. O Corinthians conquistou sua torcida em São Paulo, no Sudeste, no Paraná e também no Centro-Oeste. Como o clube não era muito divulgado por transmissões de rádio e televisão como é hoje em dia, o clube do Parque São Jorge não é o segundo time dos torcedores, é único para a Fiel.
3. Gritar “É campeão” quase todo ano
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
O Timão ficou 23 anos na fila sem ganhar títulos expressivos, e isso não foi motivo para a torcida diminuir ou abandonar o clube, pelo contrário, a Fiel provou que não vive de títulos e cresceu mais ainda nessa época. Como ele é gigante, ainda mesmo com a seca, é o maior Campeão Paulista do século XX, começou a enfileirar campeonatos brasileiros conquistando seis títulos, além da tão sonhada Copa Libertadores e o Bicampeonato Mundial de Clubes, o que despertou ainda mais a inveja dos antis. No século XXI tem a média de quase um título conquistado por ano, para o desespero maior dos que torcem contra.
4. Democracia Corintiana
Crédito foto: Divulgação / Site oficial do clube
Podemos nos orgulhar deste time ter idealizado o movimento democrático no clube em plena Ditadura Militar no Brasil na década de 1980. Encabeçada por Sócrates, Casagrande, Wladimir, Zé Maria, Biro Biro e Zenon, grandes ídolos da torcida. Todas as decisões no clube eram votadas por todos os funcionários, desde o roupeiro até o presidente. Essa gestão democrática trouxe o bicampeonato paulista em 1982 e 1983, além de uma grande melhora financeira do clube. E o mais importante, essa articulação política dos jogadores incentivou e encorajou o povo a ir em busca de reconquistar seus direitos e o Timão mostrou realmente o motivo de ser o time do povo.
5. Fiel torcida
Crédito foto: Reprodução Youtube
Ser um integrante do Bando de Loucos é se orgulhar dos feitos da sua própria torcida. O Alvinegro ficou 23 anos sem ganhar título de expressão e a torcida não parava de crescer e essa foi a época em que a Fiel mais aumentou. Na semifinal do Brasileirão de 1976, com mais de 70 mil torcedores, o Bando de Loucos dividiu o estádio do Maracanã com a torcida tricolor. Eles invadiram o Rio de Janeiro, pintaram a capital fluminense de preto e branco e empurraram a equipe rumo à final nacional daquele ano. Em 2012, a Fiel lotou o Aeroporto de Guarulhos para apoiar a equipe na ida ao Mundial de Clubes. O feito incrível foi a torcida alvinegra levar mais de 30 mil torcedores ao Japão para apoiar o clube na vitória sobre o Chelsea e conquistar o seu segundo título mundial.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Paulistão: Relembre os times históricos campeões do torneio
As 5 comemorações de gol mais polêmicas do futebol brasileiro
Confira 4 vantagens que a Seleção Brasileira ganhou com Tite