Todos sabem que o alongamento é fundamental para a preparação dos músculos na realização das atividades ou então para o relaxamento dos mesmos, por isso deve ser feito antes e depois de qualquer exercício, dentro das limitações de cada aluno, é claro, neste caso é sempre importante ter conhecimento dos seus limites em qualquer tipo de alongamento.
5 Tipos de Alongamento
Dinâmico ou Balístico
Elevação de joelhos, agachamento e rotação de braços e tronco. É o alongamento mais indicado para o inicio do exercício, pois são de movimentos mais leves.
Estático
É o alongamento mais comum, que costumamos ver nas academias hoje em dia (seguramos nas pontas dos pés, tanto em pé como sentado). Esse é mais indicado na finalização do exercício para “relaxar” os músculos.
Especifico
É um tipo de alongamento que vai depender do exercício que você irá fazer, procure sempre fazer o movimento de acordo com o exercício, isso irá amenizar as dores nos músculos e nas articulações.
Passivo
É sempre feito com algum auxilio (elástico, algum profissional, etc.)
Facilitação Neuromuscular (um nome bem diferente)
É sempre feito com o auxilio de outra pessoa, pois ela vai segurar a parte do corpo que irá ser alongada (ex. perna) para cima, por mais ou menos 30 segundos.
CONCLUSION:
É sempre importante lembrar que na hora em que for fazer o alongamento, independe do tipo, é bom estar acompanhado de algum profissional, para não ter qualquer tipo de problema.