Crédito foto: Getty Images
Esse ano começou cheio de grandes emoções e muitas revelações no cenário do MMA brasileiro, pois somente em janeiro, três lutadores estrearam no octógono do UFC e prometem deslanchar daqui para frente. Além disso, há promessas sendo reveladas no Amazon Talent, um vianense despontando e também uma fera que disputou o cinturão na China.
Para te colocar por dentro do mundo das lutas, o Esportudo separou alguns atletas que devem brilhar em 2017 no Mixed Martial Arts. Confira!
Ricardo "Carcacinha" Ramos
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial UFC
Estreando no ramo com apenas 16 anos no programa Lookin’ For a Fight, Ricardo Ramos já tem um cartel de 9-1 (nove vitórias e uma derrota) e não se sente pressionado com a rápida ascensão. Em entrevistas, ele revela estar muito focado e preparado para o que vier, isso porque ele faz preparação além dos treinos pesados. Há um grande investimento na parte psicológica, através de ioga, coaching, tratamento psicológico e até mesmo fonoaudiologia (para falar bem nas entrevistas), mostrando que é um lutador completo, que vai além do octógono. Suas maiores inspirações são os lutadores José Aldo e Conor McGregor. O que define Ricardo é: evolução constante. Esse aspecto honra o seu apelido.
Marcel "Mãozinha" Fortuna
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial UFC
Esse lutador “se jogou” de cabeça no UFC, pois ele fez sua grande estreia com duas semanas de antecedência e acima de uma categoria do que costumava lutar (lutou com um peso-pesado sendo um meio-pesado). Ele se sentiu muito bem em fazer isso, pois pôde mostrar o seu trabalho e toda a sua capacidade no octógono. Marcel contou sobre a dificuldade de encontrar oponentes quando iniciou neste esporte, por causa do seu histórico na arte suave (é campeão mundial de jiu-jitsu, sendo um faixa marrom). Atualmente, com um cartel de 8-1 (oito vitórias e uma derrota), vencendo seu oponente, ele também tem seus ídolos inspiradores (Demian Maia e Ronaldo Jacaré) e quer despontar como eles.
Paulo "Borrachinha" Costa
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial UFC
Ele esperou por muito tempo para estrear no UFC, pois foi campeão peso-médio do Jungle Fight e participou do Tuf Brasil 3, sendo eliminado na primeira rodada do programa. Esteve invicto no MMA, com oito vitórias (sendo sete por nocaute) e quase estreou na edição 198, em maio de 2016, quando precisou substituir o lutador Anderson Silva, em duelo contra o jamaicano Uriah Hall. Este recusou a lutar com o substituto e com isso, Paulo continuou no Jungle Fight. O lutador promete que suas disputas terão muita garra, um espetáculo de nocautes e finalizações, cheias de decisões emocionantes de vitórias feitas pelos juízes.
As feras do Amazon Talent
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Amazon Talent
A última edição do Amazon Talent, que ocorreu em março deste ano, em Manaus, teve um card de 12 combates, com disputas de cinturão, apresentações de muay thai e lutas femininas. Desde 2015, esse tipo de evento oferece oportunidade para as jovens promessas do Mixed Martial Arts do Amazonas de mostrar todo o seu potencial e conseguir um trabalho. Além disso, se tornou uma franquia, investe muito na divulgação nas redes sociais e em mídias especializadas. Simultaneamente, há projeção e encaminhamento dos melhores lutadores para eventos de visibilidade nacional (Shooto Brasil, Aspera Fight e Jungle Fight e até mesmo o M-1 Global – Rússia).
As feras Atuais
Neste ano, três lutadores foram revelados. Uma delas é Joice Mara da Silva, de 18 anos, atleta representante da equipe JMT/CT Manaus Fight, que estreou com derrota no Amazon Talent e colecionou algumas vitórias em eventos importantes (Big Way Fight 10, Rei da Selva 8, Dantas Fight/Tefé e Mr.Cage/Especial de Natal). Outra fera é Lucas “Talent” de Almeida, de 17 anos, atleta da equipe SD System/Checkmat e possui uma técnica invejável e saiu vitorioso de duas lutas seguidas da franquia, sendo a última vencida por nocaute no primeiro round. E ainda, Samuel “Kveira” Silva, também da equipe SD System/Checkmat, reconhecido atualmente por ser um nome de peso na categoria peso-pena do Amazonas. Em quatro combates profissionais, venceu três deles, sendo um por nocaute (chute alto que derrotou o adversário).
Nayara Hemily Cascardo
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Nayara Hemily
A brasileira já venceu três lutas seguidas, inclusive a estreia contra a filipina Jennifer Olsim, no WSOF Global Championship e se mostrou empolgada com sua segunda luta internacional, um desafio contra a chinesa Weili Zhang (atual campeã da categoria peso-palha – até 52kg, no campeonato Kunlun Fight – e com um cartel de apenas uma derrota na estreia). Mesmo com a derrota para a chinesa, Nayara mostrou garra, sangue nos olhos e muita determinação.
Estefani Rodrigues
Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Estefani Almeida
Este ramo para os homens no Amazonas já brilha e colhe frutos e não vai ser diferente com as mulheres, onde as atletas começam a despontar e revelar seus potenciais. E uma delas é a Estefani, de 28 anos, que está no esporte desde os 15, iniciando com jiu-jitsu e conquistou diversos títulos amazonenses, incluindo os de submission. Nos últimos três anos, se dedicou totalmente ao MMA, tendo conquistado diversos títulos importantes no Amazon Talent, Champions Fight e Mr.Cage. O Governo do Amazonas apoia a atleta na sua jornada. Até agora, ela tem um cartel de 4-1 (quatro vitórias e uma derrota por pontos), aperfeiçoou suas técnicas antes de enfrentar a baiana Bárbara Gomes, no campeonato Mr. Cage, que ocorreu em março deste ano. Se preparou treinando boxe, Wrestling, jiu-jitsu, muay thai e treino físico.
E você, tem algum lutador ou lutadora em mente que vai despontar neste ano? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
MMA: Tudo o que você precisa saber antes de assistir o UFC 212
Sessão da tarde? Os melhores filmes de luta para assistir na Netflix
4 artes marciais brasileiras que você provavelmente não conhece