Crédito foto: Reprodução TV / YouTube
Após o ótimo GP da Espanha, já vemos como a coisa vai andar daqui para frente na Fórmula 1. As cartas para esse ano estão na mesa, prometendo um dos mais emocionantes campeonatos dos últimos anos. Confira, abaixo, sete comentários e previsões após o Grande Prêmio da Espanha:
1. Protagonistas
Crédito foto: Getty Images
Lewis Hamilton (GBR) se recuperou na Espanha. Fez um treino impecável e uma corrida perfeita, alternando nas horas certas arrojo, competência, paciência e estratégia. Ganhou com justiça. Sebastian Vettel (ALE) até tentou. Largou bem, liderou boa parte do GP e se deu mal na estratégia da equipe. Mesmo assim, com frieza e maturidade, correu já pensando no campeonato, chegou em segundo e ainda lidera na pontuação. O campeonato desse ano vai ficar entre esses dois e só.
2. Coadjuvantes
Kimi Raikkonen (FIN) e Valtteri Bottas (FIN) vivem momentos opostos. Enquanto o primeiro dos finlandeses, ex-campeão mundial, busca um pouco de glória em seu final de carreira, o segundo é uma estrela em ascensão, futuro campeão mundial. Ex e futuro, mas não para esse ano. Podem até vencer uma ou outra prova, mas serão os coadjuvantes de luxo nessa temporada, fazendo jogo de equipe e juntando pontos para o mundial de construtores, que rende prestígio e uma grana considerável.
3. Mudanças
Crédito foto: Getty Images
Mercedes e Red Bull anunciaram modificações aerodinâmicas importantes nesse último Grande Prêmio. A primeira investiu em uma remodelação no fluxo de ar na asa dianteira e nas laterais do carro (parecem uns painéis), com muito sucesso. Parece ter resolvido seu problema de desgaste excessivo de pneus. A segunda aplicou alguns penduricalhos a mais (asinhas, aletas e outros recursos), com pouco resultado. Daniel Ricciardo (AUS) no pódio da Espanha foi uma contingência de corrida, não uma tendência. O carro é veloz, mas desequilibrado. Vão disputar com a Force India o papel de terceira força nesse mundial.
4. Positivo
Muito boa a temporada até aqui da Force India, que veio com um carro veloz e confiável. Sergio Pérez (MEX) e o ótimo Esteban Ocon (FRA) têm feito um bom papel, marcando pontos em todas as provas. Não será surpresa se aparecerem no pódio até o final da temporada. Ocon é o estreante destaque da temporada e vai rapidinho ser disputado por outras equipes. Veio para ficar.
5. Vai melhorar
Crédito foto: Getty Images
A McLaren vem muito mal, com um motor que ainda não mostrou a que veio, mas o carro é muito equilibrado. Ao contrário do seu piloto estrela Fernando Alonso (ESP), com muita pressa em final de carreira, a equipe tem muita paciência. Tem muita grana, investe a longo prazo, e a Honda que fornece os motores vencedores da Indy não vai demorar para reagir. A ‘’japonesada’’ leva a sério esses desafios. Não vão causar esse ano, mas no próximo, quem sabe.
6. Vai piorar
Crédito foto: Getty Images
Ao contrário da McLaren, a Williams de Felipe Massa tem patrocínios frágeis e um carro que, se foi bem na pré-temporada, têm se mostrado limitado até aqui. Dependem até do dinheiro que o demolidor Lance Stroll (CAN) paga para correr e bater. Preocupa o fato de, ao invés de evoluir, o carro tem piorado. Massa é um ótimo piloto e pode até fazer uma ou outra prova boa, quando circunstâncias de corrida como chuva, pancadas ou abandonos prejudicarem um monte de gente. Fora isso, não vai.
7. Paixão
Se vocês não viram, um garotinho na arquibancada na Espanha desandou a chorar quando Kimi Raikkonen (FIN) saiu logo no início da corrida após uma pancada. Flagrado pelas câmeras na transmissão, foi encaminhado aos boxes e posou com Kimi e com a galera da Ferrari num marketing muito bem sacado, que emocionou quem estava assistindo. Pegando uma carona na emoção do jovem fã, que viu um dia horroroso transformado no que provavelmente foi o dia mais legal de sua vida, deixamos claro que corrida de automóvel é paixão. Essa paixão vem da imprevisibilidade. Se você achou bacanas as previsões e comentários acima, saiba que são só o que são, comentários e previsões. Corridas de automóvel não seguem previsões. Desmentem comentários. Acontecem metro a metro, segundo a segundo, volta a volta, em cada disputa, em cada decisão, em cada acelerada desses caras geniais e de suas máquinas fantásticas. Tudo pode acontecer e mudar quando as luzes vermelhas se apagam, e é isso que move nossa paixão.
Veja como está a classificação hoje
Pilotos
1º Sebastian Vettel / Ferrari – 104 pontos
2º Lewis Hamilton / Mercedes – 98 pontos
3º Valtteri Bottas / Mercedes – 63 pontos
4º Kimi Raikkonen / Ferrari – 49 pontos
5º Daniel Ricciardo / Red Bull Racing – 37 pontos
6º Max Verstappen / Red Bull Racing – 35 pontos
7º Sergio Pérez / Force India – 34 pontos
8º Esteban Ocon / Force India – 19 pontos
9º Felipe Massa / Williams – 18 pontos
10º Carlos Sainz Jr. / Toro Rosso – 15 pontos
Equipes
1º Mercedes – 161 pontos
2º Ferrari – 153 pontos
3º Red Bull – 72 pontos
4º Force India – 53 pontos
5º Toro Rosso – 21 pontos
6º Williams – 18 pontos
7º Renault – 14 pontos
8º Haas – 9 pontos
9º Sauber – 4 pontos
10º McLaren – 0 pontos
A próxima corrida é o tradicional, difícil e imprevisível GP de Mônaco, dia 28 de maio.
Gostou dos comentários? Tem uma dica? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
6 coisas para um fã de Fórmula 1 fazer antes de morrer
Confira o calendário definitivo da temporada 2017
O que muda nos carros da Fórmula 1 em 2017? Entenda