Crédito foto: Site oficial do Crac de Catalão
Os quatro clubes que mais tem títulos no Campeonato Goiano são equipes da capital. O Goiás lidera com 26 conquistas, logo atrás vem o Vila Nova com 15 títulos, o Goiânia, mesmo esquecido e jogando hoje na divisão de acesso, tem 14 títulos e o Atlético Goianiense, tem 13 títulos. Na lista de campeões, ainda temos quatro clubes goianos, mas que são do interior. A equipe do Esportudo.com relembra quais foram esses quatro times que já tiveram a hegemonia de ser campeão, confira:
4. Anápolis (1965)
Crédito foto: Site oficial do Anápolis
O time que carrega o nome da cidade de Anápolis e que foi vice-campeão goiano em 2016, o Anápolis já foi campeão goiano no ano de 1965, quando o futebol goiano mal teria entrado na era de profissionalização. Em um Estádio Jonas Duarte lotado, o Galo da Comarca conseguiu uma virada espetacular por 3 a 2 em cima do Vila Nova, garantindo o título goiano, sendo o primeiro time do interior a conseguir este feito e também o primeiro time do interior a se classificar para a Taça Brasil. O artilheiro também foi do Anápolis: Nelson Parrila, o atacante que marcou 16 gols naquele campeonato.
3. Itumbiara (2008)
Crédito foto: Site oficial do Itumbiara E.C
Outra equipe do interior que surpreendeu e conquistou o caneco foi o Itumbiara. O clube recebeu um forte Goiás na decisão do Goianão, onde venceu o primeiro jogo por 1 a 0. Já no segundo jogo, em pleno Serra Dourada, desbancou a equipe esmeraldina por 3 a 0 e ficou com o título inédito na sua história. Aquele ano foi histórico para o Tricolor da Fronteira, que além de ter ficado com o título, teve a melhor campanha dos pontos corridos e a melhor média de público com 22.489.
2. Goiatuba (1992)
Crédito foto: Site da Prefeitura Municipal de Goiatuba
Sim. Você nunca mais ouve falar do Goiatuba nos dias atuais, mas a equipe do Azulão do Sul conquistou um Campeonato Goiano no ano de 1992, em uma campanha memorável com jogadores que fizeram história como, por exemplo, o atacante Pirata. Naquele ano, o Goiatuba desbancou grandes times do futebol goiano como o próprio Goiás e Vila Nova. A torcida do Vila Nova, no último jogo contra o time azulino, torceu para o Goiatuba, pois se o Tigrão vencesse aquele jogo, o título ficaria com o rival Goiás. O Goiatuba venceu e foi campeão pela primeira vez. Atualmente, a equipe está licenciada e não atua nem em campeonatos amadores.
1. CRAC (1967 e 2004)
Crédito foto: Site oficial do Crac de Catalão
Chegamos ao único bicampeão goiano da história do futebol goiano. O CRAC de Catalão é o único time do interior a conseguir esse feito. Na primeira oportunidade (1967), o Leão do Sul derrotou o Atlético Goianiense na final estadual e ainda formou o artilheiro da competição daquele ano: Toninho Índio, com 17 gols marcados. A equipe catalana só foi vencer o título outra vez 37 anos depois, em 2004, onde venceu o Vila Nova na final no Estádio Genervino da Fonseca.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
O futebol hoje não tem cor: somos todos Chapecoense!
Carta de repúdio ao vice-presidente de futebol do Internacional
Veja quais foram as 5 piores contratações do Goiás nesta temporada