Crédito foto: Getty Images
Um clube de 105 anos de história, com muitos títulos. Vinculado há uma grande cidade portuária do estado de São Paulo. Claro que estamos falando do Santos FC, o time que dá muitos motivos para você, que é torcedor, continuar apoiando.
Pensando nisso, o Esportudo listou quatro razões que dão orgulho de ser santista. Alô, alvinegros!
1. Tem o Rei do Futebol
Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, ganhou os principais títulos do Santos. Dentre eles estão: duas Copas Libertadores, dez Paulistas, duas Copas Intercontinentais, seis Campeonatos Brasileiros, quatro Torneios Rio-São Paulo, duas Recopas dos Campeões Intercontinentais e Super Copa Sul-Americana dos campeões Intercontinentais.
Além dos títulos citados, não podemos esquecer que Pelé levou a imagem do clube para exterior, ao vestir a camisa da Seleção Brasileira e ao divulgar a marca Santos F.C., que o mundo até então não conhecia.
2. Fábrica de exportação
Nos últimos tempos, o Peixe lançou ao todo 11 jogadores. São eles: Gabriel "Gabigol" - Inter de Milão, Robinho - Atlético-MG, Neymar - Barcelona, Rafael Cabral e Felipe Anderson - Napoli, Caio Henrique - Atlético de Madrid, Emerson - Roma-ITA, Diego - Flamengo e André - Sport - PE. Jogadores que não só foram revelados, como também se destacaram por onde passaram.
3. As três principais gerações
A primeira geração que trouxe as principais glórias do clube foi de 50. Pelé, Coutinho, Del Vecchio, Pepe e Zito. A segunda, e não menos importante, foi a número 1 dos anos 2000 e que apelidamos de geração dos Meninos da Vila: Diego, Robinho e Elano.
Essa segunda safra foi a primeira em que continha jogadores na faixa dos 20 a 23 anos. E que também contribuiu muito fortemente para o fortalecimento da imagem do clube no exterior e no Brasil.
Já a terceira geração foi a que conhecemos hoje: Neymar, PH Ganso, Gabigol e André. Esse segundo descobrimento dos anos 2000, que seria essa última formação de jogadores, foi a que trouxe o Tri da Libertadores, em 2010. Além de que alguns desse atletas estiveram presente na conquista do ouro olímpico.
4. Atletas de Seleção Brasileira
Em cinco títulos de Copas do Mundo, três deles tiveram jogadores cedidos pelo Santos. Só de campeões mundiais, o peixe "emprestou" 11. Ao longo da história, o Alvinegro Praiano viu 16 jogadores seus defendendo a amarelinha. Dentre eles, em 1958, o ponta-esquerda Pepe, o volante Zito e a sua majestade, o Rei do Futebol. Em 1962, no Chile, o zagueiro Mauro, o meia Mengálvio, o goleiro Gilmar, o atacante Coutinho e o trio Pepe, Zito e Pelé. Em 1966, na Inglaterra, novamente o goleiro Gilmar, o zagueiro Orlando, os volante Lima e Zito e os atacantes Pelé e Edu. Em 1970, no México, foi a vez do lateral Carlos Alberto Torres, o zagueiro Joel Camargo, o volante Clodoaldo e a dupla Pelé e Edu. Já em 1974, na Alemanha - a qual infelizmente fomos derrotados pelo temido Carrossel Holandês, do qual fazia parte o jogador Johan Cruyff -, o zagueiro Marinho Peres e o atacante Edu foram convocados.
Já em 2002 não foi enviado atletas, mas foi cedido membros para a comissão técnica. São eles: o preparador de goleiros Carlos Pracidelli e o fisioterapeuta Luis Rosan. Sendo esse último, muito importante para recuperação do jogador Ronaldo, que foi o principal personagem da conquista do penta. Em 2010, foi a vez de Robinho.
Portanto, esses são os excelentes motivos para o santista sentir orgulho do time que ele torce. Pois, tenha a certeza de que o Alvinegro não só fez a sua história própria, como colaborou para a do Brasil.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Santos na Libertadores: 5 motivos colocam o Peixe na luta pelo tetra
Uruguai x Brasil: Relembre 8 jogos históricos entre as seleções
É clássico! 5 jogadores do Santos que já mitaram contra o Palmeiras