Crédito foto: Getty Images
Desde 2003, o ranking da ATP tinha Roger Federer e Rafael Nadal entre os quatro melhores, e agora vê os dois grandes astros fora desse seleto grupo. A idade e as lesões pesaram bastante neste fato e agora se questiona: afinal, quem são os atletas que poderão ocupar seus lugares no futuro?
A equipe do Esportudo.com listou três nomes que têm potencial para substituir esses grandes ídolos do tênis. Fique de olho nestas três jovens promessas:
3. Frances Tiafoe
Frances Tiafoe, norte-americano, 18 anos e atual número 100 no ranking ATP. O jovem acaba de atingir sua melhor posição no ranking e com ela começam as expectativas com relação ao seu futuro. Tiafoe ainda não venceu nenhum grande título ou algum grande adversário de expressão, mas já é apontado pela mídia americana como uma das jovens promessas dos Estados Unidos no tênis.
Frances tem um jogo muito ligado ao seu ótimo porte físico, joga ofensivamente. Mostra boa movimentação e resistência. Uma característica que precisa ser mudada antes de atingir melhores resultados em sua carreira é o controle emocional, em torneios menores não é raro ver Tiafoe perdendo o controle após perder alguns pontos.
2. Borna Coric
Borna Coric, croata, 19 anos e atual número 41 no ranking ATP. Coric ganhou destaque em 2014, quando venceu surpreendentemente Rafael Nadal e para não restar dúvidas de sua qualidade, venceu o espanhol novamente esse ano. Em 2015, também venceu Andy Murray no torneio de Dubai.
Coric tem muita qualidade. Ele é constante em seus jogos e tem ótima movimentação, mas infelizmente já sofreu com lesões apesar da pouca idade. Já ocupou a melhor colocação no ranking, quando chegou a 33º do mundo em julho de 2015. Apesar das boas vitórias pontuais contra jogadores do top 5, ainda não venceu um grande título.
1. Alexander Zverev
Alexander Zverev, alemão, 19 anos e atual número 21 no ranking de simples da ATP. Zverev deixou de ser uma promessa e se tornou realidade nesse ano. Ele venceu seu primeiro título há duas semanas batendo Stan Wawrinka, que por sua vez, vinha de título no US Open.
Alexander entrou no top 100 em maio desse ano e está em plena ascensão. É treinado pelo seu pai, que assim como sua mãe, foi jogador. Nessa família, claro que o irmão mais velho de Alexander, Mischa Zverev também é jogador, com menos qualidade, mas também disputa torneios ATP. Alexander joga muito bem em qualquer tipo de quadra, se beneficia da altura e da técnica para aliar um ótimo saque ao potente forehand. Além disso, é a grande aposta dentre os jogadores com menos de 20 anos para entrar no top 10 em um futuro muito breve.
E aí, você concorda com os nomes das jovens promessas? Comente sua opinião e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
12 esportes com mais pódios brasileiros no século 21
Veja três atletas olímpicos que torcem para o Palmeiras
Muita estrela no tênis para pouco pódio; confira os favoritos ao ouro