Crédito foto: Fernanda Freixosa / Divulgação oficial da competição
A Stock Car Brasil finalizou no começo do mês de dezembro a sua 37ª edição. A competição é a principal categoria do automobilismo brasileiro e reúne grandes pilotos do País. Nesta temporada Felipe Fraga, da equipe Cimed Racing, foi o grande campeão. Fraga terminou com 14 pontos de vantagem para Rubens Barrichello, vice-campeão.
Fato é que diversos pilotos já passaram pela competição, e a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, os cinco melhores brasileiros da categoria. Veja se você concorda, discorda ou se acrescentaria outros nomes:
5. Rubens Barrichello
Crédito foto: Fernanda Freixosa / Divulgação oficial da competição
Após ter anunciado a sua saída da Fórmula 1 em 2011, Rubinho Barrichello tentou seguir carreira na Fórmula Indy, categoria na qual não foi bem-sucedido.
Barrichello foi convidado pela equipe Medley / Full Time para disputar a última corrida do ano de 2012 pela Stock Car. Em sua primeira corrida, o piloto largou da 15ª colocação, mas teve problemas com seu carro e terminou a prova na 22ª colocação. Rubens Barrichello aceitou o convite para ser piloto da mesma equipe no ano seguinte e logo começou a se destacar na categoria, além de receber diversos elogios de Mauricio Ferreira, diretor da equipe Medley. Barrichello terminou a temporada 2013 na oitava colocação geral, fato que chamou muito a atenção.
A consagração de Rubinho, com o carro número “111”, na categoria veio em 2014, quando o piloto conquistou o título da competição. Também foi neste ano que Rubens conquistou a primeira vitória e logo na famosa “Corrida do Milhão”, na quinta etapa da temporada. Além dos pontos na classificação geral, Barrichello levou 1 milhão de reais para casa.
4. Chico Serra
Crédito foto: Divulgação oficial da competição
Chico Serra chegou na competição no ano de 1986, após um longo período correndo em circuitos europeus. Pela Fórmula 1, Chico correu pela escudeira de Emerson Fittipaldi por duas temporadas. Chico Serra, pai do atual piloto Daniel Serra, fez uma belíssima carreira pela Stock Car. Entre os anos de 1999 e 2001 conquistou, de forma consecutiva, o tricampeonato da categoria. Os três títulos foram pela equipe WB Motorsports. Após os triunfos, Chico se afastou da competição por um período, mas retornou em 2009 para encerrar sua participação na categoria. Além dos três títulos, Chico Serra também acumula 32 vitórias e 23 poles pela competição.
3. Cacá Bueno
Crédito foto: Fernanda Freixosa / Divulgação oficial da competição
Cacá Bueno iniciou sua carreira no Kart no ano de 1988, quando tinha apenas 12 anos de idade. Cacá logo se destacou na categoria e no ano de 1989 foi campeão da Copa Prata de Kart, ali nascia um grande piloto. Sua carreira na Stock Car começou em 2002. Logo no ano de estreia, Cacá conseguiu terminar na terceira colocação geral da categoria e de quebra levou o título de Novato do Ano.
O primeiro título de Cacá pela competição veio no ano de 2006, quando ainda corria com um carro da Mitsubishi. Por sinal, Cacá foi o primeiro piloto a conquistar o título pela marca japonesa. O piloto também conquistou os títulos de 2007, 2009, 2011 e 2012. A curiosidade é o número “0” do carro do piloto.
2. Paulo Gomes
Crédito foto: Rafael Honório / Divulgação oficial da competição
Paulo Gomes, em 1979, foi o primeiro piloto a conquistar o título da competição. Paulo também conquistou os títulos dos anos de 1983, 1984 e de 1995. O piloto se afastou da competição em 2003, mas voltou para a categoria em 2007 para se despedir de forma definitiva das pistas. No último ano de atividade, Paulo Gomes disputou apenas seis corridas.
1. Ingo Hoffmann
Crédito foto: Duda Bairros / Divulgação oficial da competição
Ingo Hoffmann é o piloto mais vitorioso na história da Stock Car Brasil com 12 títulos conquistados. Ingo iniciou sua carreira na competição em 1979, mesmo ano da inauguração da categoria. Logo no ano seguinte veio o primeiro título do piloto. A conquista foi de extrema importância para Ingo Hoffmann, pois o piloto queria tentar carreira na Europa antes de vencer pela primeira vez na categoria. Depois disso, o piloto seguiu na competição até o ano de 2008.
Para Ingo, o segredo para esse sucesso foram as boas equipes que o piloto teve. Ingo também destacou que antigamente a competição não era tão competitiva quanto é hoje: “Fiquei muito tempo na categoria, sempre tive equipes muito boas comigo e sou muito franco, sem desmerecer meus concorrentes da época, mas eles não eram tão competitivos como é no campeonato de hoje, por exemplo. A categoria teve muitos altos e baixos, então alguns desses campeonatos eu ganhei numa época em que não tinha muita concorrência, eram poucos participantes, isso tudo ajudou”, declarou Ingo Hoffmann em maio de 2014.
Ano após ano, a competição vem crescendo e se torna cada vez mais disputada. Grandes pilotos já passaram pela categoria e muitos ainda a disputam. Quem será o próximo piloto a fazer história por lá? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Ainda há esperança? Veja 4 nomes de promessas brasileiras na F1
Depois de Ayrton Senna, a triste seca de títulos na Fórmula 1
Momento nostalgia: A primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1