Crédito foto: Esportudo.com
Exclusivo: A equipe Esportudo.com foi convidada, durante a semana olímpica, para conhecer os bastidores da Power Stats na ESPN em São Paulo.
Na sede da emissora, a Powerade tem um espaço dedicado especialmente para sua produção de conteúdo especial para os Jogos Rio 2016, o Power Stats.
Antes de ir ao centro de trabalho da Powerade, fizemos um tour pela sede da ESPN Brasil. Conhecendo os estúdios do Sports Center (que apresenta uma chamada especial da Power Stats com o Amigão) Bate-Bola e do programa Segredos do Esporte.
Estúdio do Sports Center
Estúdio do Bate-Bola
Estúdio do Segredos do Esporte
Em especial para os Jogos Rio 2016, a ESPN convidou atletas brasileiros que participaram de Jogos Olímpicos para deixarem suas marcas. No interior de toda a emissora vemos mãos e pés de atletas medalhistas ou não e uma placa com sua breve história nos Jogos disputados.
A emissora é grande, por isso para os integrantes da Powerade não se perderem, foi colocado no chão, desde a entrada principal até a sala do Power Stats, triângulos azuis ou vestígios do Blue Blood para chegarem ao seu destino.
Uma equipe de 18 profissionais especializados em diversas áreas trabalha durante o dia pautando os principais eventos dos Jogos. Isso mesmo, passam o dia com monitores das transmissões ESPN observando modalidades variadas.
Cada um em sua área de atuação, porém em conversas constantes uns com os outros para a realização de um conteúdo diferenciado.
A equipe com biomecânicos analisa o desempenho dos atletas ou materiais usados nos esportes – previamente selecionados, marcados em uma tela com horários e disputas –, descrevendo o tempo no qual querem parar, a imagem com melhor visualização e passam depois tudo para um software – Kinovea – para fazer as métricas que acompanhamos nos cards e clips da Power Stats.
A equipe de confiança liderada pelo Professor da USP Luis Mochizuki é formada por cinco universitários, três deles da Universidade de São Paulo (USP) e duas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), quatro mulheres e um homem que realizaram com um mês de antecedência do início dos Jogos, toda uma pesquisa com os dados dos principais atletas e seus respectivos recordes alcançados em toda a carreira. “Escolhi todos a dedo, são pessoas empenhadas nas quais confio, por isso as convidei”, conta o professor Luis sobre sua equipe.
Acha que os biomecânicos param por aí? Leem dezenas de artigos científicos que lhes oferecem fórmulas para os cálculos de força, impulsão, quantidade de braçadas, saque, uma infinidade de movimentos durante a prática esportiva. Conciliam, portanto o universo acadêmico ao esportivo. “O intuito final é mensurar os dados e elaborar artigos científicos, como o que utilizamos, para, eventualmente, utilizá-los, quem sabe, nos Jogos de Tóquio e enriquecer o conteúdo acadêmico esportivo”, comenta o professor.
Profº Luis Mochizuki apresentando planilha de dados
Em média, são coletados 50 dados ao longo de 15 horas de trabalho durante o dia. Contam com todo o suporte necessário para realizarem o conteúdo da melhor maneira possível.
Feito todo o processo de análise de imagens, passam os dados para uma planilha, assim fica mais fácil de encontrar, caso seja necessário consultá-las. Acabou? Não, enviam os dados e um breve resumo da cena para um “tradutor dos números”, o André Cerrati que torna o card compreensível para nós (público).
Divulgação: Powerade Brasil
Divulgação: Powerade Brasil
Ainda não acabou, os cards são enviados à Arte para dar um visual único da Power Stats. Por fim, vão ao site e as redes sociais para nos trazer informação e compartilharmos com os amigos.
Confira os cards e o site de acesso ao conteúdo (clique aqui).
Um projeto especial que conta com uma equipe família, todos sentados em uma grande mesa, na qual se divertem e torcem juntos enquanto trabalham intensamente com seus notebooks. Partilham todos do mesmo sentimento – torcer para o Time Brasil ter um bom desempenho.
A equipe Esportudo.com agradece pelo convite e pela recepção da equipe.
Equipe Powerade
Profº Luis Mochizuki Biomecânico responsável pela Equipe de Universitários Biomecânicos: Monique Cajueiro, Nadjila Tejo, Thiago Teruya (USP), Thuane da Roza e Vitória Jahn (UDESC)
Twitter: Rafinha Sanchez
Arte: Thomas Mourão
Produtora de Animação: Adriana Mamprin
Soluções Criativas: Viviana Patti e Larissa Campos
Mídias Sociais: Natã Franco, Thiago Lopes e Lucas Ohara
Vídeo em Mídias Sociais: Fernando Pellizzaro
Redator dos Cards e clips da Power Stats: André Cerreti
Produtora Ogilvy: Renata Prado
Operação: Dani Rodrigues
* Crédito das fotos: Esportudo.com | Divulgação
Veja também:
O Brasil e o orgulho do futebol feminino nos Jogos Rio 2016
Rio 2016: Conheça os 10 atletas brasileiros mais gatos das Olimpíadas
Rio 2016: As novidades da Powerade para os Jogos Olímpicos