Felipe Trovo, de 21 anos, conquistou títulos como Pan-Americano e Brasileiro; atleta defende time da cidade | Foto: Guilherme Galdino
O ribeirão-pretano Felipe Trovo coleciona títulos nacionais e internacionais na carreira promissora como atleta de jiu-jitsu. Com a pouca idade, ele chama atenção por conquistar competições nas principais federações da modalidade, como a CBJJ e IBJJF.
Na conta, Trovo acumula Campeonatos Brasileiros e Pan-Americanos. Ele ainda acumula três Paulistas, além dos títulos regionais e, também, Opens no currículo. “Fui campeão mundial no Peso Absoluto por três vezes. Outras competições importantes foram as seletivas em Abu Dhabi, que faturei em três oportunidades e mais as conquistas da IBJJF”, disse Trovo.
“Sempre procurei me dedicar ao máximo para ter bom desempenho e, consequentemente, o resultado positivo aparecer. Com isso, ganhei uma seletiva para Abu Dhabi e fiquei em segundo colocado no Peso e Absoluto”, comentou o jovem atleta.
De acordo com o treinador André Ushirobira, Trovo é um “atleta dedicado que sempre correu atrás de se manter no jiu-jitsu. Nos treinamentos, não gosta de ficar bom ou se acomodar, ele busca aperfeiçoar as técnicas para se destacar ainda mais”.
Falta de patrocínio dificulta prática do jiu-jitsu
Em meio à carreira vitoriosa e de conquistas de expressão, Felipe Trovo enfrenta as dificuldades financeiras para seguir no jiu-jitsu. Falta de patrocínio não é motivo para abandonar seus objetivos. Mesmo com os problemas, ele não cogita em desistir. “Nos abdicamos de várias coisas para economizar para os campeonatos. Mas, mesmo assim, é complicado e enfrentamos muita dificuldade. Vamos em busca de encontrar maneiras para driblar a crise'’, criticou.
Para conseguir a verba necessária para competir, Trovo afirma que “rifa quimonos ou suplementos musculares”. “Compro os prêmios e, também, o André me ajuda dando a vestimenta”, encerrou.
Atualmente, Felipe Trovo defende a Equipe de Jiu-Jitsu de Ribeirão Preto que é comandada pelo pentacampeão e atual líder do ranking mundial, André Ushirobira.
Antes de chegar ao atual time, o atleta de 21 anos defendeu duas equipes RMNU e Atos. Trovo compete pela categoria até 94kg e é faixa-marrom.
Veja também:
Atleta concilia carreira de músico com a prática do jiu-jitsu
Os maiores judocas brasileiros de todos os tempos
Cinco grandes lutas que não aconteceram no UFC