Crédito foto: Bruno Cantini / Divulgação CAM
O Atlético Mineiro tem um ataque mais positivo, mas a defesa do Grêmio é mais eficiente, especialmente depois do retorno de Renato no comando. O Galo está tentando quebrar um tabu de nunca ter sido bicampeão em competições em nível nacional e luta para essa conquista, já o Tricolor Gaúcho vai lutar para ser o único pentacampeão do torneio, ultrapassando o Cruzeiro com quatro títulos e encerrar um jejum de 15 anos da última conquista da Copa do Brasil.
Evidentemente que o Grêmio leva vantagem nesta decisão, principalmente, por ter vencido a primeira partida por 3 a 1 (disputada fora de casa). Agora, o último jogo da decisão será realizado em sua arena, mas como sabemos no futebol tudo pode acontecer e nada está decidido ainda.
Para apimentar a decisão de logo mais às 21h45 (horário de Brasília), a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, o gol mais bonito deste confronto, os principais artilheiros e os ídolos em comum, confira:
O gol mais bonito do confronto
No Campeonato Brasileiro de 2012, após um escanteio cobrado por Ronaldinho Gaúcho, Bernard fez uma excelente jogada e lançou para Jô mandar para a rede de primeira: um golaço. Veja ou reveja, abaixo:
Os maiores artilheiros do confronto
O Atlético Mineiro tem os três maiores artilheiros deste duelo. São eles: Marques, que balançou as redes seis vezes, depois vem Valdir e Paulinho com três gols cada.
Ídolos em comum
Nesta final inédita, temos dois jogadores que foram peças importantes para as duas equipes. Deixaram saudades, especialmente para os gremistas, pois eles defenderam primeiro as cores do Tricolor Gaúcho para depois defender as cores alvinegras.
Éder Aleixo (lateral-esquerdo/meia/atacante)
Crédito foto: Reprodução Pinterest
Éder atuou pelo Grêmio no período de 1977 a 1979, sendo campeão Gaúcho de 77 e 79. Depois, defendeu o Galo em quatro passagens, sendo a mais importante depois da chegada do Tricolor Gaúcho em 1979, ficando no Atlético Mineiro até 1985.
O jogador ganhou cinco vezes o Campeonato Mineiro, recebeu a Bola de Prata do Campeonato Brasileiro de 1983. Com o apelido de Canhão por causa de seu potente chute, Éder ainda defendeu a seleção brasileira entre 1979 e 1986.
Ronaldinho Gaúcho (Meia)
Com seus dribles desconcertantes, defendeu as duas equipes, deixando saudades para as duas torcidas. No Tricolor Gaúcho atuou de 1998 a 2001. Fez gols importantes em decisões e participou de 141 jogos, marcando 68 gols. Por causa de seu talento foi transferido para Europa, onde foi eleito o melhor jogador do mundo em duas ocasiões.
Sua chegada ao time alvinegro aconteceu em 2012, depois de um fraco desempenho pelo Flamengo. Jogou no Galo até 2014, onde ajudou o clube a ganhar sua primeira Copa Libertadores da América em 2013 e a Recopa Sul-Americana em 2014. Foram 48 jogos e 16 gols marcados, mas certamente ganhou o carinho da torcida atleticana.
Victor (goleiro)
Victor chegou ao clube gaúcho em 2008 e ficou até o ano de 2012, onde foi transferido para o Atlético Mineiro.
No Grêmio, ele defendeu a meta em 139 jogos, sendo campeão Gaúcho em 2010. Foi eleito o melhor goleiro do Brasileirão em 2009 e 2010. Com boas atuações foi convocado para a seleção brasileira em 2009, sendo campeão da Copa das Confederações.
No Atlético Mineiro, ele teve mais sucesso. Com defesas milagrosas foi fundamental para várias conquistas do Galo, sendo proclamado pela torcida como São Victor. Foi campeão Mineiro em 2013 e 2015. Conquistou também a Copa Libertadores da América em 2013, onde foi eleito melhor goleiro da competição, além da Recopa Sul-Americana em 2014, Copa do Brasil 2014, no qual foi eleito melhor goleiro do torneio, e em 2016 conquistou a Florida Cup.
O que você, torcedor, acha, está faltando alguém na lista? Concorda com o gol mais bonito? Comente sua opinião!
Veja também:
Título da Copa do Brasil pode tirar jejum de 15 anos do Tricolor Gaúcho; entenda
Veja como ficaria o melhor time do Atlético Mineiro de todos os tempos
Palmeiras, um exemplo de gestão para todos os clubes brasileiros