(Foto: Agência Getty Images)
O invicto Floyd Mayweather já deu sua palavra que, ainda que em tom de brincadeira, sairia de sua aposentadoria para enfrentar Conor McGregor.
Analisando friamente, é difícil que a luta aconteça por alguns motivos. O contrato do irlandês com o UFC deve ser um grande impasse para a realização de eventos por fora, o dinheiro pedido por Mayweather é gigantesco (U$100 milhões) e McGregor também poderia fazer um pedido alto. Além disso, os diferentes estilos de luta viriam a ser uma dificuldade para a escolha do tipo de luta sem favorecer nenhum dos dois. O peso também poderia evitar que a luta acontecesse, mas o irlandês é campeão da categoria Peso Leve no UFC, que é a categoria que o pugilista se encaixaria.
Pensar em um resultado dessa luta não é fácil. Antes, precisamos analisar cada um dos lutadores para, depois, pensar em quais tipos de luta e, então, qual seria o resultado.
FLOYD MAYWEATHER JR. - Boxe - EUA
(Foto: Divulgação)
Money, como é chamado, tem 39 anos, pesa 68 kg, possui 1,73 m e uma envergadura de 185 cm.
Ele possui uma extensa lista de títulos: Campeão Mundial dos Superpenas pelo CMB de 1998 a 2001, Campeão Mundial dos Level pelo CMB de 2002 a 2003, Campeão Mundial dos Superleves pelo CMB em 2005, Campeão Mundial dos Meio-médios pela FIb e OIB em 2006, Campeão Mundial dos Médio-ligeiros pelo CMB em 2007, Campeão Mundial dos Meio-médios pelo CMB desde 2011. Floyd ainda conta com uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996.
Seu cartel é perfeito. São 49 vitórias em 49 lutas, um recorde ao lado do lendário Rocky Marciano.
Seu estilo defensivo é muito eficiente. Usa os ombros para dar distância, impedindo os ataques dos rivais e sua ótima esquiva, aliada ao jogo de pernas praticamente perfeito o torna, praticamente, invisível.
Ele também usa o shoulder roll como poucos no boxe, defendendo muito bem seu queixo com o ombro e ainda defende praticamente todos os golpes de direita com o cotovelo esquerdo levantado.
Ofensivamente, ele inclina o corpo para frente esperando o jab e usa sua esquiva para contragolpear o adversário por cima da guarda. Por fim, o americano é provocador. Usa uma guarda baixa para provocar a precipitação do oponente e desestabilizá-los.
É muita qualidade técnica, muitos contragolpes, não foge da trocação e ainda consegue manter uma grande resistência física, liberando energia ao longo dos rounds e conseguindo manter um nível alto durante os 12 rounds de luta.
CONOR MCGREGOR - UFC - Irlanda
(Foto: John Locher)
Conor tem 27 anos, atualmente pesa 77 kg, possui 1,75 m e uma envergadura de 188 cm.
Conor luta Taekwondo, Kickboxing, Boxe, Karate e também é faixa marrom em BJJ.
O atual Campeão do Peso Pena do UFC possui um vitorioso cartel no MMA: 22 lutas e 19 vitórias, sendo 17 por nocaute, 1 por finalização, 1 por decisão, 3 por finalização e três derrotas.
O irlandês possui um estilo muito agressivo. É canhoto, o que já dificulta a defesa de grande parte dos lutadores, e possui um Kickboxing muito efetivo. Seus chutes giratórios são extremamente perigosos e possui uma das mãos mais pesadas de sua categoria. Sua mão esquerda, potente e certeira, nocauteou José Aldo em poucos segundos de luta.
Sua habilidade de criar é o grande diferencial. Conor treina, possui uma estratégia para o combate, mas entra no octógono com a mente aberta, sente a confiança do adversário e aproveita seu vasto conhecimento de movimentos para dominar a luta.
LUTA COMBINADA
Como Conor e Mayweather tem praticamente o mesmo peso (isso quando o irlandês não está lutando uma categoria acima), eles devem lutar no peso até 70 kg.
Dito isto, seria possível apenas o boxe, que é praticado pelos dois atletas.
Em uma luta clássica de boxe, não há chances para McGregor. Apesar de sua mão pesada, de ser canhoto e muito rápido, Floyd está há 19 anos nesta estrada. Se o irlandês é agressivo e ofensivo, o americano utilizaria de suas técnicas e inteligência para vencer facilmente. Conor estaria sem gás, provavelmente, no quarto round. Isso se não fosse nocauteado ainda nos primeiros rounds. Mesmo com muito treino, a experiência e os contantes treinos de Money ao longo de sua carreira garantiriam, sem maiores problemas, sua vitória.
Em um encontro envolvendo outros tipos de luta, além de injusta para o americano, é preciso que seja decidido quais golpes seriam permitidos: chutes, cotoveladas e luta no chão.
O mais “justo” seria uma luta com boxe e luta de chão. Conor apostaria em seu BJJ para vencê-lo, mas ainda correria grandes riscos de ser nocauteado pelo incrível boxe de Floyd Mayweather.
Se a luta envolvesse, também, chutes e joelhadas. Conor tentaria colocar uma maior distância entre os dois, aplicar diversos chutes giratórios e usar seu boxe em momentos mais oportunos, não dando tantas aberturas para o pugilista.
No geral, o que podemos crer é que Floyd Mayweather Jr seria o vencedor dessa luta.
Veja Também:
Os melhores lutadores Brasileiros do UFC
Alongar antes ou depois de correr?
As 8 contratações mais furadas do Futebol Brasileiro