Algo inédito aconteceu no mundo do basquete no ano de 2014. Pela primeira vez na história da NBA um brasileiro chegou as finais da NBA e levou o título. Tiago Splitter era jogador do San Antonio Spurs e ficou registrado como primeiro brasileiro integrante de um time campeão da NBA.
Naquela época Splitter era o primeiro reserva do experiente Tim Duncan, na posição de pivô. O brasileiro costumava jogar em média 15 minutos por jogo.
Esse ano, a temporada ainda não acabou. A melhor liga de basquete do mundo se encontra na fase de Semifinais de Conferência. São 8 times ainda no páreo, e 2 desses times, além de serem favoritos ao título, contam com a presença de brasileiros.
3 brasileiros que ainda tem chances de sairem vitoriosos na temporada 2015-16 da NBA
Leandro Barbosa (Leandrinho) - Golden State Warriors
Jogador do Golden State Warriors que foi campeão na última temporada (2014-2015) que ficou marcado na história como o segundo brasileiro a sair vitorioso na NBA.
Leandrinho é a peça fundamental do time brasileiro de basquete, apesar de não comparecer a muitas convocações. Além disso, é o brasileiro com mais experiência no basquete americano. Está na liga desde 2003, ou seja, há 13 anos.
Nesta temporada, é membro importante do time que é um dos favoritos ao título, mais uma vez. Por mais que não seja titular, entra em todos os jogos, e as vezes faz a diferença. Atualmente, joga uma média de 18 minutos por jogo.
Leandro Barbosa é com certeza um dos jogadores mais populares de seu time.
Tiago Splitter - Atlanta Hawks
O primeiro brasileiro a ser campeão da maior liga de basquete do mundo, tem chances de levantar a taça pela segunda vez. Só que dessa vez, com outro número estampado e com outras cores de camisa.
O camisa 11 do Atlanta Hawks chegou ao time em 2015, logo após ter vivido uma brilhante temporada no San Antonio Spurs. Desde então, o pivô de 31 anos tem jogado em média 16 minutos por jogo, sendo reserva de Al Horford.
O Atlanta enfrentará o Cleveland Cavaliers na Semifinal de Conferência. Se trata de uma série muito disputada. Se o Atlanta passar pelo time de Lebron James, tem grandes chances de chegar à final. O time fez uma ótima campanha até aqui, e conta com grandes jogadores.
Anderson Varejão - Golden State Warriors
Outro integrante dos Warriors. Ficou muito tempo no Cleveland Cavaliers, ao lado de Lebron James. Chegou ao Golden State em 2015, mas não fez parte do título da temporada 2014-2015.
Varejão era um ícone em Cleveland. Principalmente pelo seu cabelo peculiar. Muitos fãs compravam perucas para ficarem parecidos com o ídolo. Aos poucos Varejão vai conquistando os fãs californianos também, mesmo entrando menos em quadra.
O Golden State enfrenta o time do Portland nas Semifinais de conferência e é favorito. O campeão da temporada passada teve a melhor campanha da sua Conferência. O caminho para o título ainda tem algumas etapas, mas o time tem tudo para chegar forte à final, principalmente pela presença de sua estrela, o armador Stephen Curry.