Um dos sonhos mais impossíveis da história do futebol virou realidade! Após o empate por 2x2 entre Chelsea e Tottenham, o Leicester City se consagrou campeão inglês! Depois de 36 rodadas em um campeonato de 38, o time que, no início, era considerado candidato ao rebaixamento terminou a competição em primeiro lugar.
O clube de 132 anos conquistou seu primeiro título da primeira divisão, se tornando a equipe campeã que mais subiu posições na tabela com relação à temporada anterior, já que, no ano passado, havia terminado a competição no 14º lugar.
Tentando explicar o inexplicável, confira quais razões levaram o Leicester City a conquistar o título histórico e ser o campeão da Premier League!
Motivos para o título Leicester City
Campanha sólida
Os foxes não foram campeões com duas rodadas de antecedência à toa. A equipe fez a campanha com mais vitórias e menos derrotas do campeonato inglês. Em números, até a trigésima sexta rodada, foram 22 resultados positivos e apenas 3 negativos, somando 77 até a 36ª rodada.
Além disso, tem o terceiro melhor ataque (64 gols marcados) e, também, a terceira melhor defesa (34 gols sofridos).
Melhor jogador do campeonato
O meia Riyad Mahrez, argelino de 25 anos, foi eleito o melhor jogador da Premier League 2015-16. Chegado aos Leicester em 2014, após ser transferido do modesto Le Havre, da segunda divisão francesa, Mahrez ajudou o time a fugir do rebaixamento de forma heroica na temporada passada e, ao lado de Vardy, foram os principais nomes da conquista deste ano. O jogador distribuiu belas jogadas ao longo do torneiro e, até então, tem a incrível marca de participar diretamente de 28 gols da equipe, balançando as redes por 17 vezes e dando 11 assistências aos seus companheiros.
O goleador
Jamie Vardy, um homem que aos 23 anos jogava em um time semiprofissional e, simultaneamente, era operário em uma fábrica, se destaque do time campeão da primeira divisão e convocado para a seleção 6 anos depois. Em 2011, o atacante atuava pelo Fleetwood Town, equipe da quinta divisão inglesa. Após boas atuações, despertou o interesse do Leicester, se transferindo para a equipe em 2012 e mal podendo imaginar o que estava por vir. Atuando em 34, dos 36 jogos que os foxes disputaram até então, Vardy marcou 22 gols e é o artilheiro da equipe no campeonato, sendo o terceiro no geral. E, como se não bastasse isso, Vardy está empatado com Mahrez como os jogadores com maiores participações em gols da liga, 28 no total, tendo 6 assistências além dos 22 gols.
O centroavante conquistou o recorde de marcar por mais partidas consecutivas no início de uma única edição Premier League, vencendo os goleiros nas primeiras 11 partidas do campeonato.
Dedicação, trabalho em equipe e contra ataque mortal
Os campeões mostraram ser uma equipe muito aplicada e unida ao longo das partidas. É notável a raça com que os atletas jogam para dificultar ao máximo as ações do adversário. Sob instruções do técnico Claudio Ranieri, o time construiu um bom sistema defensivo e, ao recuperar a bola, costuma puxar contra ataques com o ritmo muito veloz, levando perigo ao adversário. Pode-se observar isso no vídeo abaixo, no qual mais de um jogador se esforça para desarmar a equipe do Manchester City e, ao retomar a bola, ela rapidamente passa pelos pés do volante Kanté e é entregada a Mahrez que faz linda jogada individual e anota o gol.
Persitência e fé do comandante
Claudio Ranieri era, até então, um técnico que apesar de ter comandado equipes como Juventus, Inter de Milão, Chelsea, entre outras, nunca havia sido campeão de uma liga nacional. Neste ano, a história mudou. Renegado no cenário mundial, por ironia do destino, o italiano de 64 anos conquistou seu primeiro título de tamanha importância após quase 30 anos de carreira e em uma equipe muito mais humilde com orçamento muito menor.
Ranieri é um líder muito querido e respeitado por todos no elenco. Isso, sem dúvidas, fez com que a equipe confiasse em seu trabalho e se dedicasse o máximo possível dentro de campo.
Controle emocional e futebol de resultado
Imagem do gol de bicicleta de Okazaki na vitória de 1x0 diante do Newcastle.
O elenco provou ter o lado emocional muito equilibrado. Afinal, das 22 vitórias, 14 foram por apenas um gol de diferença, sendo 7 por 1x0. Seja dentro ou fora de casa, os jogadores do Leicester souberam, muitas vezes, controlar o ritmo do jogo e aguentar a pressão do adversário para conseguir a vitória pela diferença mínima de gols.
Torcida mundial
Não bastasse a constante festa e união que a cidade de Leicester se encontra nos últimos meses, é fato que, tirando os torcedores dos times que estavam na briga pelo campeonato, todos estavam torcendo por esse título. Como em qualquer outro esporte, é muito legal ver quando o azarão vence. Sendo assim, com certeza, os atletas se motivaram cada vez mais com o apoio de milhões de torcedores espalhados por todos continentes do mundo.
É isto, a história foi escrita! Dessa vez, com um capítulo da maneira mais emocionante possível. Após escapar de forma milagrosa do rebaixamento na temporada anterior, vencendo 7 das últimas 9 partidas, o Leicester chegou ao campeonato de 2015-16 cotado para lutar contra terminar nas últimas posições novamente mas, contra qualquer expectativa até dos torcedores mais fanáticos, se sagraram campeões.
O time da cidade de 330 mil habitantes desbancou gigantes com orçamentos milionários, orçamentos que não se comparam nem de longe com o da equipe. E o melhor de tudo: foi merecido. Diferente de muitos campeões inesperados que existem ao longo da história do esporte, o time do King Power Stadium venceu um campeonato de pontos corridos. Um campeonato no qual o vencedor sempre será o mais competente. O campeonato de pontos corridos mais competitivo e disputado da Europa. Com certeza, essa é uma das maiores conquista de todos os tempos, senão a maior delas.
Um título que faz o futebol vencer. Que emociona e leva os apaixonados por esporte à loucura. Uma conquista que faz até os menos humildes se curvarem diante dos primeiros colocados e fez uma pequena cidade da Inglaterra ser a mais citada do mundo, colocando-a no mapa da Champions League, a maior competição de clubes. Por isso, é possível afirmar: não, o futebol não é só um jogo. O futebol é a melhor invenção feita pelo homem.
Parabéns Leicester City Football Club, campeão da Premiere League 2015-16!
Todas estatísticas são referentes aos jogos disputados até a 36ª sexta rodada do campeonato inglês.