Crédito foto: Divulgação / Bauru / Neide Carlos
Não são muitos atletas profissionais que continuam em atividade após os 40 anos. Você se lembra de algum? Com o grande desgaste físico, mental e as longas viagens longe das famílias, a aposentadoria acaba chegando logo em muitos esportes.
Mesmo assim, há exceções, atletas que foram e são exemplos de superação. O Esportudo separou três jogadoras mais velhas que já disputaram a Superliga Feminina de vôlei. Confira!
3. Fernanda Venturini
Fernanda Venturini é uma das maiores levantadoras que o Brasil viu jogar. Influenciada por seu marido Bernardinho a voltar às quadras, a atleta disputou a competição com 41 anos. Antes disso, ficou quatro anos parada, devido a compromissos fora do esporte. Em 2011 anunciou que retornaria às atividades e atuou em alto nível pelo clube Unilever, atualmente conhecido como Rexona-Ades. Vale lembrar que Fernanda já tinha anunciado a aposentaria quatro vezes. Em 2001 se afastou para ser mãe, mas voltou em 2003 para defender as cores do Osasco. Em 2006, após a Superliga, se aposentou mais uma vez, porém dessa vez apenas por um ano. Em 2007 retornou às quadras e no fim da temporada retirou-se da modalidade, voltando apenas em 2011.
2. Fofão
Crédito foto: Divulgação / CBV
Fofão, uma das jogadoras mais queridas pelo público brasileiro pelo seu talento extraordinário em quadra, fez sua despedida do torneio aos 45 anos, em 2015. O encerramento da levantadora foi com chave de ouro. Com muita superação, conquistou o seu quinto título, o terceiro pela equipe do Rexona-Ades (RJ) e foi premiada como a melhor da partida. A lenda deste esporte feminino foi a alma da equipe que teve a melhor campanha na edição. Além das participações nesta competição, Fofão vestiu por muitos anos a amarelinha. E que falta faz a atleta com a camisa verde e amarela! Em sua trajetória, somou cinco atuações em Jogos Olímpicos.
1. Arlene Xavier
Crédito foto: Divulgação / Vôlei Bauru / Neide Carlos
Aos 47 anos, Arlene jogará mais uma vez a Superliga, pelo clube Bauru-SP. A experiente atleta já tinha anunciado a aposentadoria no fim da temporada 2016/17, mas voltou atrás e seguirá sua carreira. Renovou por mais um ano com a equipe do Bauru, seu time na última temporada e a notícia foi muito comemorada pela equipe. A líbero iniciou sua trajetória em 1990, no Minas Tênis Clube. Neste ano, Arlene será a jogadora mais velha da competição.
Depois de saber sobre a superação destas estrelas, agora dá para acreditar que com muito esforço é possível jogar após os 40 anos!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Ainda bem que (não só eu) gosto de vôlei
Como ficaria a melhor Seleção Brasileira de Vôlei de todos os tempos?
15 jogadores de vôlei que os fãs mais se identificam