Crédito foto: Getty Images
O futebol na América Central não atrai tanta atenção nas mídias mundiais e pouco se sabe a respeito. Mesmo assim, o futebol existe nesses países há tanto tempo quanto no Brasil. Nesse artigo você verá mais sobre o futebol no México, Guatemala, El Salvador e Costa Rica, que são as maiores ligas em atividade na América Central.
Atualmente, as equipes brasileiras confrontam apenas contra os clubes mexicanos, todos os jogos são disputados pela Copa Libertadores da América, mas a presença dos mexicanos no torneio continental vem causando problemas a todos os outros países, seja pela distância ou pelo calendário.
Concacaf Champions League
A competição também conhecida por Concacaf Champions, ou somente Concacaf, é a maior competição entre países na América Central e do Norte, considerada a Libertadores do Norte. O torneio surgiu em 1962, como uma forma de entrada para a Copa Libertadores da América, mas atualmente é considerada uma copa "independente", e o vencedor tem vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA.
Equipes de dez países garantidos mais três do Caribe participam deste campeonato. O país que mais possui títulos da Concacaf é o México, com 32 conquistas no total. Mesmo não tendo grande história na Concacaf Champions, com apenas dois títulos conquistados por DC United e Los Angeles Galaxy, os Estados Unidos vive uma grande ascensão em seu futebol, sendo atualmente um dos favoritos a conquistar o torneio.
Futebol Mexicano
Na terra do Chaves e da Tequila o futebol ainda se desenvolve a passos lentos. Com história desde de confrontos desde de 1902, a Liga Mexicana é uma das mais antigas do mundo. Presença constante em Copas do Mundo, além de já ter sido país-sede em 1970 e 1986, atualmente sua seleção passa por uma reformulação, além de ter perdido por um sonoro 7 a 0 para o Chile nas quartas de final da última Copa América.
No futebol nacional, grandes jogadores atuam em clubes com estrutura de média qualidade e estádios precários, mas não muito diferente do que vemos no Brasil. O futebol mexicano também reserva grandes emoções, como as grandes participações de seus clubes na Copa Libertadores da América. Os times mexicanos que mais possuem histórias para contar no torneio são: o América, Chivas e Cruz Azul, mas também novatos como o Atlas, Tijuana e o milionário Tigres também vem incomodando nas últimas edições.
Crédito foto: Getty Images
O América já chegou três vezes em semifinais no torneio continental, sendo derrotado por Boca Juniors, São Caetano – sim, o time do ABC paulista e LDU – o Chivas já disputou duas semifinais e uma final, contra o Internacional, mas o time de Celso Roth derrotou o time de Guadalajara por 2 a 1 fora de casa e 3 a1 no Beira-Rio. O Cruz-Azul e o Tigres também chegaram a finais, mas ambos foram derrotados pelos argentinos Boca Juniors e River Plate.
Já na competição mais "próxima de casa", a Concacaf Champions League, o América é o maior vencedor com sete títulos e nenhum vice, seguido por Cruz Azul com seis e Pachuca com quatro. Outros mexicanos como UNAM Puma (três), Monterrey (três) e Toluca (dois) já se sagraram campeões da Copa. Os times mexicanos são os vencedores isolados da Concacaf Champions com 32 títulos, reservando o segundo lugar para as equipes de Costa Rica, com seis títulos no total.
Futebol Guatemalteco
Crédito foto: Reprodução Facebook
Uma das ligas de futebol mais desconhecidas atualmente, a Liga Nacional de Guatemala, disputada com 12 equipes, foi fundada em 1942, mas a primeira liga profissional remete 1912. Sua seleção nunca se classificou para uma Copa do Mundo, nem tampouco realizou grandes campanhas na Concacaf. O segundo maior goleador da Liga é o brasileiro Israel Silva, com 174 tentos.
O futebol guatemalteco é o sexto maior vencedor da Concacaf Champions, com dois títulos no total, mesmo número que países de ainda menor expressão como Suriname e Trindade e Tobago. O Último título da Concacaf foi em 1978, e a última vez em que um time guatemalteco ficou com a segunda colocação foi em 1996 com o Municipal. Atualmente, a liga não possui elencos que possam competir frente a frente com os mexicanos ou americanos, com seus melhores jogadores indo jogar nessas ligas de maior expressão.
O duopólio do futebol na Guatemala é exercido pelos times Comunicaciones FC e Municipal, ambos da capital cidade de Guatemala, cada um com 30 e 29 títulos da liga local, respectivamente. Outro fato interessante é que apenas os dois times participam da Concacaf Champions, porque a competição reserva apenas duas vagas a times da Guatemala.
Ronaldinho já chegou a participar do clássico Comunicaciones x Municipal em 2016, com o jogo sendo disputado como evento beneficente. El Clásico Chapin, como é conhecido, terminou em 2 a 2, mas na história ninguém leva vantagem, com 100 vitórias para cada lado e 97 empates, sendo as maiores goleadas um 6 a 3 em favor do Comunicaciones, em 1959, e um sonoro 7 a 3 em favor do Municipal em 1974.
Futebol Salvadorenho
A primeira divisão de El Salvador, ou La Primeira, é uma das ligas caribenhas que possui o menor número de equipes, com apenas 12 a partir de 2015, contribuindo ainda mais para a maior concentração de títulos com no máximo três clubes. A liga foi fundada em 1969, mas com jogos desde 1929. Atualmente, o torneio funciona com duas temporadas, a Apertura (agosto a dezembro) e Clausura (fevereiro a julho).
Mesmo com a pouca expressão da liga local, o maior estádio de El Salvador é o Cuscatlán, onde o Alianza manda seus jogos. O Estádio tem capacidade para 53.400 espectadores e foi inaugurado em 1976, surgindo da necessidade de um estádio de expressão em El Salvador, que até hoje permanece como o maior estádio da América Central e Caribe.
A Liga de futebol de El Salvador é a terceira que mais possui títulos da Concacaf Champions, com três conquistas da maior competição da América do Norte e Central, sendo as conquistas dividas entre Alianza (1967), Águila (1976) e FAS (1979). Atualmente a liga sofre, juntamente com várias da América Central, com a perda de jogadores para ligas de maior expressão.
Dentro de El Salvador, o time que mais possuem títulos da liga nacional é o FAS, com 17 conquistas, seguido de perto pelo Águila (15) e Alianza (11).
Futebol Costarriquenho
O futebol de Costa Rica é o segundo maior vencedor da Concacaf Champions, com seis títulos no total, perdendo apenas para times mexicanos que juntos somam 32 títulos. Apenas três equipes costarriquenhas conquistaram a Concacaf, sendo essas Saprissa (três), Alajuelense (dois) e Cartaginés (um). A primeira divisão da Costa Rica perde muitos jogadores para ligas de maior expressão nas Américas, como Estados Unidos, México e para o futebol sul-americano.
O futebol de Costa Rica começou a sua história em 1921, com o campeonato nacional que pendura até hoje. Mesmo sendo o terceiro maior vencedor da liga, o Herediano não possui grandes campanhas na Concacaf Champions. Atualmente, o futebol costarriquenho vive numa grande ascensão, como o merecido 5° lugar na Copa do Mundo de 2014.
Mesmo tendo vencido a Concacaf Champions, o time Cartaginés possui pouca expressão até mesmo no campeonato nacional, tendo conquistado apenas três títulos, sendo sua última conquista em 1940, bem diferente do Saprissa (32) e Alajuelense (29), seguidos pelo Herediano com 25 títulos da maior liga nacional. Atualmente a liga é disputada com 12 equipes.
Crédito foto: Divulgação oficial do Deportivo Saprissa
O que podemos dizer sobre o futebol centro-americano atualmente
Com o crescente investimento no futebol mexicano, americano e canadense, é previsível que veremos grandes jogadores indo jogar nesses campeonatos, com as ligas de menores expressão se tornando ainda menores, no que diz respeito a qualidade técnica nos elencos. Com relação a Concacaf Champions, veremos um domínio ainda maior dos países do norte com seus elencos mais poderosos.
Na parte II você também verá sobre o futebol em Belize, Cuba, Porto Rico e Haiti, fechando a série com a parte III sobre o futebol na Honduras, Suriname, Trindade e Tobago, Nicarágua e Bermuda, ligas de menores, mas que já realizaram grandes campanhas na Concacaf. Fique ligado!
Veja também:
5 vezes em que os sinalizadores acabaram com o futebol
Futebol: Recurso de vídeo é utilizado pela 1ª vez em uma partida oficial nos EUA
Valor de patrocínios da Premier League aumenta e segue como mais alto da Europa