Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da competição
Apesar da classificação francesa para próxima fase da Eurocopa, a França passou sufoco para vencer a modesta seleção da Irlanda e segue devendo um bom futebol na competição.
Assim como nos jogos anteriores, os franceses fizeram um fraco primeiro tempo e foi na base da superação e qualidade individual de alguns jogadores que conquistou o resultado favorável na segunda etapa. Porém, o começo do jogo foi atípico, com um pênalti a favor da Irlanda logo no início, isso obrigou os franceses a correrem atrás do resultado para buscar a classificação.
E mais uma vez tiveram dificuldades de criação contra um adversário de nível inferior, mas graças ao jogador do Atlético de Madrid, Antoine Griezmann, conseguiram mudar o panorama da partida no segundo tempo e no final com um jogador a mais, administraram facilmente o resultado saindo com a vitória do estádio Stade des Lumières, em Lyon.
Nem o irlandês mais supersticioso, poderia esperar um início de jogo tão favorável para a Irlanda, logo aos dois minutos de jogo, bola lançada na área da França, Rami escorrega, a bola bate e rebate na área e sobra para Long, que enquanto ajeitava o corpo para finalizar, foi atropelado por Pogba. Brady cobra bem a penalidade deslocando Lloris mandando no canto oposto ao goleiro e a bola bate na trave caprichosamente antes de entrar.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da competição
Depois do gol, a Irlanda adotou a postura de se defender e explorar os contra-ataques. A França tinha mais pose de bola, rondava a área irlandesa, mas não traduzia isso em chance de gols, com uma atuação fraca de Giroud e Griezmann, que erraram praticamente tudo que tentaram na primeira etapa, Payet e Pogba ficaram sobrecarregados na criação das jogadas e pararam na boa marcação irlandesa.
Ambas as seleções voltaram com mais ímpeto na segunda etapa, Didier Deschamps colocou Coman no lugar de Kanté e deu outra cara para a seleção francesa, que pouco a pouco ia criando boas chances, até que aos 12 minutos do segundo tempo, Sagna recebeu na direita e cruzou na cabeça de Griezmann, que cabeceia no cantinho e empatou a partida.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da competição
Os irlandeses parecem ter sentindo o golpe após o empate, dando espaços na marcação e aos 16 minutos, Rami lançou para Giroud, dividindo com dois adversários o centroavante francês tocou de cabeça para Griezmann, livre de marcação, invadir a área, escolher o canto e virar o jogo para a França.
A seleção Irlandesa se perdeu de vez na partida, logo após a virada, Duffy deu um carrinho por trás em Griezmann na entrada da área parando o contra-ataque francês e foi expulso em seguida. Com um time tecnicamente bem mais fraco e com um a menos, a Irlanda não tinha forças para reagir e viu passivamente a França tocar bola na sua intermediária esperando o jogo terminar e esporadicamente criando chances de gol.
Com a vitória sacramentada, os franceses conseguiram a classificação para as quartas de final da Eurocopa e enfrentarão o ganhador de Inglaterra e Islândia no próximo domingo (3/7).
Opinião do autor
Apesar da vitória, os franceses seguem sem convencer como grupo, até aqui seguem ganhando na base de jogadas individuais ou falhas defensivas adversárias. Didier Deschamps não consegue fazer sua equipe jogar bem como um conjunto, mesmo com desfalques de peso. A seleção francesa possui ótimos jogadores e os torcedores esperam mais de sua seleção sabendo que nas próximas fases da competição terão que apresentar um futebol melhor em todos os aspectos se quiserem continuar com o sonho do título.
Ficha técnica
Local: Stade des Lumières, em Lyon (FRA)
Data e hora: 26 de junho de 2016, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Elenito Di Liberatore e Mauro Tonolini (ambos da Itália)
Cartões amarelo: Kanté e Rami (FRA) Coleman, Hendrick e Long (IRL)
Cartão vermelho: Duffy (IRL)
Gols: Brady - 2'/1°T (0-1), Griezmann - 12'/2ºT (1-1) e 16'/2ºT (2-1)
Placar final: 2 x 1
FRANÇA: Hugo Lloris; Bacary Sagna, Laurent Koscielny, Adil Rami, atrice Evra; Blaise Matuidi, Paul Pogba, N'Golo Kanté (Kingsley Coman, intervalo / Moussa Sissoko, 47'/2ºT), Dimitri Payet, Antoine Griezmann e Olivier Giroud (André-Pierre Gignac
, 27'/2ºT). TEC: Didier Deschamps
IRLANDA DO SUL: Darren Randolph; Séamus Coleman, Richard Keogh, Shane Duffy, Stephen Ward; James McCarthy (Wes Hoolahan, 26'/2ºT), Robbie Brady, Jeff Hendrick, James McClean (John O'Shea, 23'/2ºT); Shane Long e Daryl Murphy (Jonathan Walters, 20'/2ºT). TEC: Martin O'Neill
Veja também:
Os 6 brasileiros que jogam a Eurocopa 2016
5 vezes em que os sinalizadores acabaram com o futebol
Eurocopa 2016: As seleções que mais conquistaram títulos na história