Veja algumas curiosidades do primeiro turno do Italiano 2014/2015.
Se alguém acreditava no renascimento do Milan e da Inter nessa primeira metade do campeonato estava enganado. A má fase das equipes de Milão ainda continua, deixando, novamente, caminho aberto para a Juventus e a Roma disputarem o título. O Napoli aparece apenas como figurante na terceira colocação, mas na briga por um lugar na Champions League. Ele parece disputar um campeonato à parte, junto com as demais equipes da primeira metade da tabela, para a última vaga restante. Mas, por mais que não pareça, a Série A está bastante diferente da última temporada, como se percebe nas estatísticas a seguir, retiradas do site statistichesulcalcio.com.
Classificação ao final do primeiro turno da temporada 2013/2014:
O primeiro turno da Série A 2013/2014 terminou com a Juventus em primeiro (52 pontos), seguido de Roma (44), Napoli (42), Fiorentina (37) e Inter (32). Percebe-se que a Vecchia Signora caminhava sozinha, sem muito incômodo dos concorrentes, apesar das dez vitórias seguidas nos dez primeiros jogos que a Roma conseguiu. Também é notória a briga do Napoli pelo segundo lugar e o sonho da Viola pela vaga na UCL.
Classificação ao final do primeiro turno da temporada atual:
Quando se analisa os primeiros colocados da temporada vigente, nota-se uma queda considerável de produção da líder Juventus, que aparece, hoje, com 46 pontos. A Roma vem com 41 e o Napoli, em terceiro, com 33, ou seja, nove pontos abaixo da temporada anterior. Os 5 pontos que separavam a Fiorentina da Inter, hoje separam o terceiro do sétimo. Ou seja, esse maior nivelamento aproxima o Calcio do Campeonato Brasileiro, em que estamos acostumados.
O Brasileirão fechou o primeiro turno, ano passado, com o Cruzeiro na liderança (43), seguido de São Paulo (36) e Inter (34). O Colorado, em comparação com o Napoli, ambos terceiros colocados, tinha um ponto a mais. E a diferença dos gaúchos para o sétimo colocado, o Atlético Mineiro, era de 4 pontos.
Destacam-se como grandes diferenças para o primeiro turno do campeonato anterior a Sampdoria, de 12º para o atual 4º lugar, e o Parma, de 8º para último colocado. O interessante é que as equipes da zona de rebaixamento nas primeiras 19 rodadas de 2013/2014 foram as mesmas que caíram ao final do campeonato. Se isso se mantiver, Cagliari, Cesena e Parma podem se preparar para uma série B no meio do ano.
Como outras curiosidades do primeiro turno do Campeonato Italiano atual, tem-se que a Juventus possui o melhor ataque (42 gols marcados), a melhor defesa (9 gols sofridos), foi o que mais ganhou (14 vitórias) e o que menos perdeu (1 vez). O Cesena, por sua vez, foi o que menos venceu (1 vez), e o Parma o que mais saiu de campo derrotado (15 vezes). A maior goleada da Série A aconteceu por duas oportunidades, Inter 7 x 0 Sassuolo e Juventus 7 x 0 Parma, e, como não podia ser diferente para o Calcio, o resultado mais frequente foi 1 x 0, acontecendo por 31 vezes, seguido de 1 x 1, 29 vezes e 2 x 1, 26 vezes. No geral, 36% de vitória dos mandantes, 29 % de vitória dos visitantes e 35% de empates.
O segundo turno da Serie A Tim começa neste fim de semana, com destaque para Lazio x Milan, no sábado, e Fiorentina x Roma, no domingo.