Rumores são sempre rumores principalmente quando se trata de especulações de técnico de futebol. Antes mesmo de o próprio Marcelo Oliveira cair no comando técnico do Palmeiras, o nome de Cuca já vinha ganhando força como opção de treinador.
Com a demissão de Marcelo Oliveira concretizada nesta última quarta-feira, as especulações ganharam ainda mais força, mas atenção torcedor palmeirense: não se engane, Cuca não é um bom nome para dirigir o Palmeiras.
O último clube dirigido por Cuca foi o Shandong Luneng da China. Em 80 jogos comandando o clube, o treinador obteve 40 vitórias, 20 empates e outras 20 derrotas, ou seja, obteve um aproveitamento de 58,3% dos pontos disputados. Marcelo Oliveira foi demitido com um pouco menos de 51% e anteriormente, Muricy Ramalho conquistou 49,1% e Felipão 52,5%.
Por outro lado, enquanto Cuca disputou o torneio mais importante pelo clube, a Liga dos Campeões da Ásia, o Shandong Luneng fez um verdadeiro papelão. O time comandado por Cuca chegou a ficar na lanterna de sua chave com apenas cinco pontos, atrás de Pohang Steelers (Coreia do Sul), Cerezo Osaka (Japão) e até do fraco Buriram United (Tailândia).
No campeonato local, o Shandong Luneng foi apenas o quarto colocado, somou apenas 48 pontos, 22 atrás do campeão Guangzhou Evergrande.
O ápice de Cuca foi enquanto comandou o Atlético Mineiro principalmente no ano de 2013, quando ele conquistou a Copa Libertadores da América com Ronaldinho Gaúcho & Cia.
De resto, Cuca não ganhou nada de lá muito relevante. Ganhou apenas um Campeonato Carioca em 2009 com o Flamengo, mais três Campeonatos Mineiros, sendo um pelo Cruzeiro em 2011 e outros dois pelo Galo (2012 e 2013), além da Copa da China pelo Shandong Luneng em 2014.
Na quarta-feira, o diretor de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras, Alexandre Mattos, disse que o Palmeiras está em busca de um treinador com perfil de vitorioso, certamente na prática Cuca não seria esse cara, por isso, está bem longe de ser o salvador da pátria do Palmeiras.