Crédito foto: Divulgação / FIVB
Com a renovação da Seleção Brasileira de vôlei visando os Jogos Olímpicos do Japão, começamos a era da Natália como capitã de uma das mais fortes equipes deste esporte. Ela terá uma tarefa difícil, pois comandar um time com muitas conquistas e estrelas e uma torcida que está acostumada com o topo do pódio é uma missão que muitos não aquentam a pressão.
Algumas atletas já tiveram essa posição, umas com sucesso e outras nem tanto. O Esportudo elegeu as cinco melhores capitãs que o time do Brasil já teve, fora e dentro da quadra. Conheça!
5. Eliana Aleixo
Foi revelada pelo Minas Tênis, onde jogou toda a sua carreira. Convocada para disputar o Campeonato Sul-Americano de 1971, conquistou o segundo lugar e esteve também no Pan de Cali, onde a seleção perdeu apenas duas vezes, ficando em quarto lugar. Em 1980, foi a capitã da equipe que pela primeira vez disputou uma Olimpíada, terminando a competição em sétimo lugar. Uma excelente líder dentro e fora de quadra.
4. Heloisa Roese
Líder de nossa seleção nas Olimpíadas de Los Angeles em 1984, defendeu as cores canarinhas por 13 anos, contribuindo nos melhores resultados da primeira equipe profissional em campeonatos internacionais, como o Mundial de 1978 e 1982, o Pré-Olímpico da Bulgária em 1979 e o Mundialito em 1982, onde vencemos pela primeira vez a toda poderosa Rússia, conquistando o segundo lugar. Em 1985 foi a única brasileira a ser eleita para participar da Seleção do Mundo na China no All-Star.
3. Ana Flávia Sanglard
Crédito foto: Reprodução / SporTV
Foi a capitã da seleção em sua primeira medalha em Jogos Olímpicos, em 1996 em Atlanta. Integrou a equipe canarinha pela primeira vez com 15 anos na categoria infanto-juvenil, conquistando o Campeonato Sul-Americano de 1986. Foi prata na Copa do Mundo em 1995, prata no Mundial de 1994, três títulos no Grand Prix, duas vezes campeã Sul-Americana e duas vezes campeã do Montreux Masters.
2. Fabiana
Fez sua estreia na seleção principal aos 18 anos. Capitã nas Olimpíadas de Londres, ganhou a medalha de ouro e foi eleita a melhor bloqueadora dos Jogos. Uma atleta cativante e quando o ponto está em jogo, chama a responsabilidade para si mesma. Defendendo a nossa seleção, conquistou títulos e mais títulos: Bicampeã Olímpica, Heptacampeã do Grand Prix, duas vezes Campeã do Montreux Masters (MVP), Campeã do Torneio Final Four 2008 (melhor bloqueadora) e duas vezes Campeã Sul-Americana.
1. Fofão
Hélia Souza, mais conhecida como Fofão, defendeu a seleção de 1991 a 2008 e participou de 340 partidas, sendo a atleta mais vitoriosa do nosso vôlei. Com três medalhas olímpicas - bronze em 1996 e 2000 e ouro em 2008, foi uma levantadora que aprendeu muito com Fernanda Venturini. Sua primeira chance de titular foi em 1998, quando Fernanda decidiu não participar do Grand Prix. Outras conquista de Fofão foram: duas pratas no Campeonato Mundial, três e um bronze na Copa do Mundo, seis ouros e duas pratas e um bronze no Grand Prix. Com uma visão e distribuição de bola surpreendente, contribuiu para que nossa equipe ganhasse muitos jogos, certamente muitos fãs sentem sua falta.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Em busca de dinamismo no vôlei, FIVB não sabe mais para onde atirar
As 10 melhores contratações para a Superliga 2017/2018
Murilo não foi o único: Relembre 6 jogadores flagrados no doping