Boca Juniors bate o Vélez e se garante na fase de grupos da Libertadores. Boca derrota o Vélez fica de fora.
Em dezembro do ano passado, em polêmica decisão, a Associação Argentina de Futebol (AFA) determinou que Boca Juniors e Vélez Sarsfield realizassem um jogo para determinar o detentor da vaga para disputar a Copa Libertadores da América.
Ambas as equipes terminaram o campeonato argentino com o mesmo número de pontos. A equipe do Vélez alegou que terminou com maior saldo de gols e que era o verdadeiro detentor da vaga, mas foi ignorado pela entidade e o jogo decisivo foi marcado para ser disputado em um estádio neutro.
O compromisso começou ontem, 28 de janeiro, e terminou na madrugada dessa quinta-feira, no estádio José Maria Minella, em Mar del Plata. O Boca já estava garantido na primeira fase da Libertadores por ter sido o melhor clube da Sul-Americana (não contando o River, que já estava classificado), mas tinha no jogo a possibilidade de já se garantir na fase de grupos e fugir do risco de ser eliminado ainda na primeira fase ou de entrar em um grupo, teoricamente, mais complicado. Para o Vélez era tudo ou nada, a única forma de disputar o torneio seria vencendo o confronto.
O jogo, como já era de se esperar, foi disputado em clima de Libertadores. O nível técnico não foi dos maiores, o Boca começou marcando no campo de ataque, pressionando a saída de bola do Vélez, e com isso criou as primeiras oportunidades. O Vélez perdeu muito em qualidade desde a última temporada e foi praticamente nulo.
O único gol do confronto saiu ainda no primeiro tempo. Em um raro momento de futebol jogado em alto nível, Nicolás Colazo arriscou uma bomba de fora da área e marcou um golaço. O gol aconteceu no único momento da partida em que o Vélez vinha conseguindo equilibrar as ações, o que fez com que o time ficasse completamente desnorteado.
No segundo tempo, com boa vantagem, o Boca dominou com tranquilidade e garantiu sua classificação. O juiz ainda expulsou três jogadores, sendo dois do Vélez.
Com o resultado, quem também comemorou foi o Estudiantes. O clube ganhou uma vaga e enfrentará o Independiente del Valle-EQU na primeira fase. O vencedor entra no Grupo 7, com Libertad-PAR, Nacional-COL e Barcelona-EQU.
O Boca, com o resultado, não vai mais precisar jogar a primeira fase e foi direto para o grupo 5, com Montevideo Wanderers-URU, Zamora-VEN e o classificado entre Palestino-CHI e Nacional-URU.