Não são necessariamente os exercícios que definem a qualidade do treino, mas a intensidade de concentração e esforço nele colocados. Se a pessoa for treinar motivada por valores superficiais como a estética ou a por obrigação, ela terá dificuldades em manter um bom nível de intensidade.
Não são todas as pessoas que tem a mentalidade de um esportista que sente prazer pelo treinamento e pela busca. Todos, porém, devem se exercitar, e uma boa forma para se motivar, é trazer a alegria para o treinamento e quebrar a ideia do esporte feito por obrigação, pela estética e pelo ego.
A perda da alegria e da diversão no treinamento faz com que o indivíduo passe a associar o exercício à dor e ao sacrifício, e assim fica muito difícil manter uma rotina consistente de desenvolvimento. Abaixo estão algumas ideias para trazer mais alegria e consciência ao treinamento:
- Quebrar o ciclo sofrimento/prazer. O prazer sempre se origina de alguma coisa externa a nós e portanto não pode ser mantido por muito tempo, ao passo que a alegria nasce do nosso interior.
- Buscar a pura alegria de se movimentar (aquela alegria despreocupado da nossa infância), a alegria de se sentir bem, de aprender, de fazer um trabalho bem feito, da evolução e do reconhecimento.
- Desenvolver uma relação positiva com a disciplina. “A disciplina não é sempre vivida como algo ruim: sentimo-nos mais livres, mais confiantes e criativos quando evoluímos dentro de linhas pré-estabelecidas por nós, segundo regras firmes e claras que agem como muros de proteção.” (Ducasse, François).
- Encontrar equilíbrio entre os momentos de dificuldade e foco e os momentos de descontração. Os obstáculos podem ser apresentados sob forma de jogos e desafios para estimular a criatividade e a força de adaptabilidade.
- Buscar o tipo de exercício que mais gosta. Se ainda não sabe, busque experimentar e se descobrir através do treino diário. Não somente repita o que lhe foi passado.
- Desapegar da expectativa dos resultados e focar no processo.
- Treinar com a intenção de desenvolvimento e autoconhecimento, identificando e superando seus limites.
- Eliminar as distrações e estar 100% presente durante o treino. A prática da concentração total é a melhor maneira de superar tanto os obstáculos quanto as perturbações físicas e mentais que o acompanham.
Confiram também o blog http://fluxoenergetico92.blogspot.com.br/