Tite começa a por em prática o que aprendeu na Europa em torneiro da Flórida.
Tite: Botando em prática! Um passado glorioso merece no mínimo um futuro promissor provavelmente foi este o pensamento do técnico Tite após a saída do timão em 14 de novembro de 2013, depois de deixar sua marca na história alvinegro paulistano onde conquistou o tão sonhado título da taça Libertadores da América e o bicampeonato mundial de clubes da FIFA.
Tite fez o que poucos, ou talvez nenhum técnico atuante no futebol brasileiro faria naquele momento, no ápice de sua carreira e com propostas irrecusáveis para dirigir times brasileiros e estrangeiros ele simplesmente do alto de sua "titibilidade" deu-se um tempo, e neste tempo foi colher experiências com nomes como Carlo Ancelotti, italiano técnico do Real Madrid.
Regressando ao Brasil, e de volta a casa que o fez glorioso por reciprocidade, Tite já mostra que mudou sua tática de jogo, e notamos isso na derrota por 1x0 para o Colonia e na vitória por 2x1 contra o poderoso Bayer Leverkusen, ambos pela florida cup, torneio de pré-temporada ocorrido nos EUA.
Naquelas ocasiões foi possível notar boa diferença nos esquemas vitoriosos adotados em 2012, a começar pelo 4-1-4-1, característica evidente do time madrilenho comandado por Ancelotti, abandonando o velho dois volantes, um meia, dois pontas e um centro avante.
O meia Renato Augusto, que pode ser considerado o cérebro da equipe atualmente, aprovou o esquema imposto pelo técnico, e comentou qual foi a ótica em campo do esquema adotado:
"Isso deu uma sustentação maior atrás e conseguimos jogar. O que um time procura é isso. Marcar bem e sair para jogar", disse Renato.
Sendo assim, se o retrospecto vitorioso de Ancelotti se repetir, o torcedor corintiano pode se animar, pois o técnico Tite já mostrou-se disposto a por em prática tudo que viu na Europa, além é claro de já possuir o DNA da equipe e ter um relacionamento muito próximo com a torcida fiel.