Não é de hoje que os Estados Unidos tem se mostrado uma grande fábrica de goleiros. Considerada uma de suas especialidades, o país é uma referência no mercado e muito visado por clubes, principalmente ingleses que buscam reforçar sua defesa.
No início da MLS, nomes como Marcus Hahnemann, Kevin Hartman e Tony Meola fizeram sucesso e logo se tornaram ídolos da torcida. Não demorou muito para que o mercado europeu percebe-se o potencial dos americanos e transformasse outros nomes como Brad Friedel, Tim Howard, Brad Guzman e Kasey Keller em ídolos internacionais.
Hoje, a produção de bons jogadores apenas aumentou. Os goleiros continuam sendo personagens principais na MLS, roubando a cena e sendo protagonistas das partidas. Verdadeiros heróis para os torcedores.
Mesmo que ainda goleiros estrangeiros façam sucesso em solo americano, como o dinamarquês David Ousted, do Vancouver Whitecaps, e o norueguês Larsen Kwarasey, atual campeão pelo Portland Timbers, os melhores goleiros da liga continuam sendo produções nacionais.
Abaixo, 5 exemplos de que todo grande time, começa com um grande goleiro.
5 Melhores Goleiros da MLS
Bill Hamid, 25 anos - DC United
Considerado o melhor goleiro americano da atualidade ao lado de Tim Howard e próximo camisa 1 da Seleção dos Estados Unidos. Há dois anos tem seu nome ligado a possíveis transferências para a Europa e, mesmo que até agora nada tenha se concretizado, não irá demorar para o goleiro desembarcar em algum grande clube do Velho Continente. Hamid foi eleito Goleiro do Ano pela MLS em 2014.
Nick Rimando, 36 anos - Real Salt Lake
Veterano, Rimando está em todas as listas de melhores goleiros da história dos Estados Unidos. Ainda muito frequente nas convocações da Seleção, desempenha um papel de liderança muito importante nessa fase de renovação. Além dos títulos com o DC United e o Real Salt Lake, foi MVP em 2009 e recebeu o prêmio Defesa do Ano em 2012 e 2013.
Steve Clark, 29 anos - Columbus Crew
Após 3 anos no campeonato norueguês, retornou aos Estados Unidos em 2013 para defender o Columbus Crew. Apesar de não ter nenhuma premiação individual no currículo é um dos goleiros mais seguros e regulares da MLS. No ano passado, teve participação importante no vice-campeonato do Columbus e suas atuações foram recompensadas com algumas convocações para a Seleção dos Estados Unidos.
David Bingham, 26 anos - San Jose Earthquakes
Na equipe de San Jose desde o início de sua carreira, em 2011, foi emprestado ao San Antonio Scorpions, da NASL, e o Strommen IF, da Noruega, em 2014. Jogador importante do processo de renovação da equipe californiana que pretende voltar a disputar títulos em 2016. Assim como Hamid, é jovem e muito promissor. Após a boa temporada de 2015, também foi convocado para defender a equipe nacional nos amistosos de janeiro.
Luis Robles, 31 anos - New York Red Bulls
Outro veterano com experiência internacional. Após 6 anos no futebol alemão, retornou aos Estados Unidos em 2012 para defender o New York Red Bulls, onde já conquistou o Supporters’ Shield em 2013 e 2015. No ano passado, inclusive, foi eleito o melhor goleiro da MLS. Robles tem apenas duas convocações para a Seleção Americana, mas poderia ter sido mais aproveitado por Jurgen Klinsmann nesse período. Hoje, é um dos principais goleiros da MLS.
Foto: Patrick McDermott/GETTY IMAGES