Antes de ser considerado um dos melhores jogadores de futebol do mundo, Neymar teve que batalhar para encontrar a alegria com a bola nos pês.
O que dizer de Neymar Jr, um dos craques do melhor time do mundo, o F.C Barcelona? Capitão, camisa 10 fixo da seleção brasileira e visto por muitos como um dos melhores jogadores do mundo aos 23 anos? A lista de definições é longa e, talvez, inclua críticas como "Neymar cai, cai". Mas uma coisa é certa: não podemos ignorar o talento do jovem atacante brasileiro.
Hoje vemos Neymar como uma estrela mundial, mas não foi sempre assim. Antes de ser um dos jogadores mais ricos do mundo, Neymar colocou sua alma em ser o que ele é. Vindo de uma comunidade humilde em Mogi das Cruzes, no sudeste de São Paulo, o primeiro lugar onde Neymar brilhou foi nas ruas jogando contra adversários mais velhos e duros.
Aos 11 anos, ainda menino, o craque começou sua vida esportiva nas categorias de base do Santos Futebol Clube, em 2003. A fama, no entanto, não demorou a vir. Logo aos 12 anos, Neymar já passou a se destacar no cenário nacional. Tanto que aos 13 anos ele despertou o interesse do Real Madrid, que lhe ofereceu um contrato para fazer parte dos Los Blancos. Para segurar o prodígio, porém, o Santos começou a pagar um bom salário à jovem promessa. Aos 15 anos, Neymar passou a ganhar aproximadamente R$ 10 mil por mês. No ano seguinte, a quantia subiu para aproximadamente R$ 25 mil mensais.
Neymar fez a sua estreia no time profissional do Santos em 2009, aos 17 anos. Seu primeiro jogo foi contra o Oeste, no estádio Pacaembu, pelo Paulistão. Seu primeiro gol aconteceu na rodada seguinte, contra o Mogi Mirim, pela mesma competição. Neymar levou o Santos à final daquele Campeonato Paulista e foi eleito a revelação da competição. Já em 2010, o craque brasileiro se tornou uma estrela nacional e fez grandes jogos conquistando, inclusive, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil para o Santos. A partir de então, os feitos com a bola nos pés do menino prodígio não pararam mais.
Tanto que Neymar se tornou um talento imenso. Grandes ídolos do futebol como Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho já falaram que ele vai ser o melhor do mundo em um futuro bem próximo. A meta do atacante, aliás, sempre foi essa, ser o melhor. Recentemente ele chegou bem perto do feito, quando ficou em terceiro lugar na premiação da Ballon d’Or - prêmio dado ao melhor jogador do mundo. Ainda novo, Neymar já tem prêmios individuias e feitos como o único jogador a marcar um hat-trick na Libertadores e Champions League.
Infelizmente, a geração atual da seleção brasileira talvez seja uma das piores da história. Ele não tem um timaço para atuar como as Seleções de que estamos acostumados a ver. Pelo contrário. Ele tem um time que perdeu de 7 a 1 para Alemanha e um técnico sem a confiança do povo brasileiro - o que impossibilita o craque de conseguir feitos ainda maiores com a amarelinha.
Contudo, mesmo com o péssimo momento do Brasil no futebol, Neymar segue como o líder incontestável da Seleção. É o fio de esperança de uma nação acostumada a vencer na modalidade. Por isso, esperamos que o jogo dele melhore ainda mais, pois o futebol brasileiro depende muito do talento do craque do Barcelona nos próximos anos.