Por muitas décadas os sul-americanos comandaram o posto de melhores atletas estrangeiros na Europa. Com o mundo globalizado, os latinos ganharam concorrência de jogadores de toda a parte do mundo. Ja é possível dizer que o continente africano se tornou um belo rival no quesito exportação e possui muitos dos seus nativos em grandes clubes europeus.
Considerando as maiores ligas europeias veja abaixo o top 5 com os melhores jogadores africanos da temporada 2015-16. Tem desde campeão nacional até postulante ao título da Liga dos Campeões da Europa, veja:
5. Kelechi Iheanacho (Manchester City) - Nigéria
Com apenas 19 anos e já na seleção de seu país, Kelechi Iheanacho, desbancou nomes como Samir Nasri, Raheem Sterling e Wilfred Bony para se tornar o “décimo segundo jogador” do Manchester City de Manuel Pellegrini.
O jovem atacante é quase sempre a primeira opção do técnico chileno Manuel Pellegrini e acabou recebendo oportunidade de atuar, por exemplo, na partida diante do Real Madrid, válida pela ida das semifinais da Liga dos Campẽoes da Europa, após a lesão do espanhol David Silva. Agora é aguardar para ver como a joia africana será aproveitada nas mãos de Pep Guardiola na temporada que vem.
4. Islam Slimani (Sporting) - Argélia
Após se destacar jogando pelo país na última Copa do Mundo, Slimani só cresceu vestindo as cores do Sporting. Na atual temporada, o atacante de 27 anos já marcou 26 gols na edição do Campeonato Português, torneio no qual seu clube brigará pelo título até a última rodada.
O sucesso do argelino é tal, que se especula que o atacante é desejado pelos ponteiros da Premier League: Leicester City, Tottenham e Arsenal.
3. Thomas Partey (Atlético de Madrid) - Gana
Apesar do físico robusto, o atacante colchonero tem apenas 22 anos, mas já ganhou a confiança do técnico Diego Simeone. São frequentes suas aparições nos jogos mais importantes da equipe espanhola na temporada, substituindo, muitas vezes, o ídolo Fernando Torres.
Partey pareceu mais maduro após atuar um ano, por empréstimo, pelo Almería e é uma peça importante no banco do clube espanhol, que ainda tenta desbancar o arquirrival Real Madrid e conquistar o tão sonhado primeiro troféu de Liga dos Campeões da Europa.
2. Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) - Gabão
“Máquina de fazer gols”. É essa a melhor definição do atacante gabonês com a camisa amarela nesta temporada. Foram 25 tentos no Campeonato Alemão e mais oito na Liga Europa, para ficar só nas maiores competições disputadas pelo Borussia Dortmund na temporada.
Cobiçado pelos gigantes da Europa como Real Madrid e Liverpool. Certo é que o gabonês ainda tem a chance de coroar sua temporada com o título da Copa da Alemanha, torneio no qual o Borussia Dortmund encara o Bayern de Munique na grande final.
1. Riyad Mahrez (Leicester City) - Argélia
O Leicester City chocou o mundo ao bater os gigantes ingleses e conquistar o título da Premier League da atual temporada. O protagonista dessa épica saga foi justamente o meia argelino Mahrez, de 25 anos, eleito o melhor atleta da competição.
Com 17 gols e 11 assistências o meia argelino despertou interesse do poderoso Barcelona, mas os dirigentes do Leicester recentemente afirmaram que o africano permanecerá no clube. Mahrez promete muito para a temporada seguinte.