Crédito montagem: Esportudo.com | Fotos: Getty Images
A equipe do Esportudo.com produziu um ranking de atletas que têm tudo para se destacarem nesses Jogos Olímpicos Rio 2016. Todos eles têm chances reais de medalhas. Confira o top 10 (internacional e nacional):
A atleta chinesa de 29 anos tentará o tricampeonato olímpico no Taekwondo. Essa pode ser a sua última Olimpíada, e com certeza desponta como favorita a medalha na categoria até 49 kg.
A ginasta estadunidense disputará a sua primeira Olimpíada e já chega favoritíssima ao ouro. Em 2013 com apenas 16 anos, a atleta sagrou-se campeã mundial no individual geral e no solo, alcançando o tricampeonato no ano passado, além de ser bicampeã na trave (2014-2015).
A velocista jamaicana de 29 anos deve ser destacada pelo seu bicampeonato olímpico e tricampeonato mundial na prova dos 100m rasos, e terá mais uma briga acirrada com a estadunidense Carmelita Jeter na briga pela medalha de ouro.
O ginasta japonês foi campeão olímpico em Londres 2012 no individual geral, e deve ser considerado favorito ao ouro muito pelo seu desempenho no Mundial do ano passado onde conseguiu três medalhas douradas.
A tenista estadunidense é favorita ao ouro olímpico por ser a primeira colocada no ranking da WTA, e por ter vencido recentemente o torneio de Wimbledon. Ao lado de sua irmã Venus Williams, é tricampeã olímpica nas duplas, além de ter conquistado em Londres 2012 o torneio de simples.
Não dá para dizer que sem ele a seleção dos Estados Unidos não conquistará o ouro, longe disso, porém, o ala de 27 anos parte para sua segunda participação nos Jogos Olímpicos após ter fechado com o Golden State Warriors para a próxima temporada da NBA, e é o principal nome do time que conta com as ausências de LeBron James e Stephen Curry.
A nadadora que arrasou o mundo ao conquistar quatro ouros em Londres 2012 com apenas 17 anos virá ao Rio de Janeiro com mais experiência e algumas medalhas, além do que já tinha. Suas provas preferidas são de 100m costas e 200m costas, onde já foi campeã mundial.
O sérvio é a principal estrela de seu país e vem ao Rio buscar o único título que lhe falta, o ouro olímpico. Atual líder do ranking da ATP, Nole conquistou a medalha de bronze nos Jogos de Pequim 2008.
Ele é o cara! O homem mais rápido do mundo já está treinando no Rio de Janeiro após ter sua participação em xeque devido a uma lesão, porém, ele está recuperado e tentará o tricampeonato olímpico nas provas de 100m, 200m, e no revezamento 4x100m junto com a equipe jamaicana.
Ele é o maior medalhista olímpico, o atleta com maior número de medalhas de ouro em uma única edição, além de ser detentor de cinco recordes mundiais em provas individuais. Se tem alguém favorito a medalhas em Jogos Olímpicos, por toda sua experiência, esse alguém é Michael Phelps.
Campeão Pan-Americano 2015, o brasileiro chega ao Rio de Janeiro em alta após ter batido o campeão olímpico Jin Jong-oh no mês de junho, na modalidade de tiro esportivo, na categoria Pistola de Ar de 10m.
A pequena ginasta caiu nas graças do público muito pelo seu tamanho (a ginasta mede 1,33m), mas também pelo seu desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Nesse ano, a atleta conquistou o ouro em duas etapas da Copa do Mundo de Ginástica (Baku e Anadia), na trave e no solo.
Ao contrário dos últimos Jogos Olímpicos, a seleção feminina de futebol não entrará no Rio 2016 como favorita por conta dos últimos desempenhos, porém, para ir atrás do sonhado ouro inédito, a equipe deverá contar com as melhores atuações de Marta, melhor jogadora do mundo cinco vezes consecutivas.
A pernambucana é a única atleta latino-americana a conquistar uma medalha no pentatlo moderno, e após vencer os Jogos Pan-Americanos 2015, e conquistar o bronze no Campeonato Mundial de 2015, ela conta com o fator casa para alçar voos maiores.
A judoca é uma das favoritas ao ouro na categoria Meio-Pesado (até 78 kg), e deverá travar uma batalha com a estadunidense Kayla Harrison. Neste ano, Mayra venceu o Grand Slam de Paris em cima da norte-americana, porém, três meses depois, perdeu o World Masters em Guadalajara para a mesma adversária.
A seleção de Bernardinho acabou de ser vice-campeã da Liga Mundial perdendo para a Sérvia, que não disputará os Jogos Olímpicos. Com uma seleção bastante renovada e com a ausência de Murilo, as atenções voltam para o experiente líbero Serginho, que após anunciar aposentadoria da seleção depois de Londres 2012, voltou a jogar por consequência de um pedido do treinador.
Somos considerados os melhores no futebol por conta de nossos jogadores habilidosos, porém, nos falta o ouro olímpico. E é justamente em um momento conturbado da nossa seleção, com troca de treinador e crise na CBF, que temos em Neymar o nosso líder técnico por ser o terceiro melhor jogador do mundo, segundo a FIFA.
A nadadora é bicampeã mundial na prova de 25 km, além de ter medalha nas provas de 5 km e de 10 km. Ela entra como favorita para a prova de 10 km da maratona aquática após ter conquistado medalhas em três provas no Mundial de Kazan em 2015, e de ter sido eleita a melhor atleta do ano pelo COB.
Chegou a hora dela. Após ter problemas com as varas em Pequim, e com o vento em Londres, Fabiana chega para a disputa no Rio 2016 após ter feito a melhor marca de sua carreira no início de julho deste ano, e ainda sem a presença da melhor saltadora de todos os tempos, a russa Yelena Isinbayeva, tornando possível o sonho do ouro olímpico.
É o nosso cara! Zanetti entra nos Jogos Olímpicos como favoritíssimo por estar em casa e por ser o detentor do ouro nos últimos Jogos nas argolas. Ele enfrentará a concorrência do grego Eleftherios Petrounias, atual campeão do mundo, e do chinês Liu Yang, que derrotou Arthur no Mundial de 2014.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe e deixe o seu comentário!
Veja também:
Rio 2016: Muita estrela no tênis para pouco pódio; confira os favoritos ao ouro
Rio 2016: Não torço pela Seleção Brasileira, mas sim por Micale
Os melhores jogadores da NBA que estarão nas Olimpíadas Rio 2016