Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Rickson Gracie
O jiu-jitsu brasileiro é uma arte marcial criada e difundida pela família Gracie, através da adaptação das regras do jiu-jitsu japonês, visando uma maior eficiência. O Brasil é um grande celeiro de atletas desta modalidade. Tanto nos tatames quanto nos cages, ringues e octógonos, sempre tivemos atletas se destacando e representando a bandeira do jiu-jitsu brasileiro.
O nome jiu-jitsu vem do japonês e pode ser traduzido como técnica suave ou arte suave. Por isso, a aplicação correta da técnica é mais importante do que a força do praticante. Para você, que é praticante da arte suave, aqui vão cinco dicas para que você consiga aplicar suas técnicas de maneira mais eficiente:
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Rickson Gracie
O dojô é o local onde você aprende e pratica o jiu-jitsu. A prioridade para o praticante deve ser este aprendizado. Mas isso não quer dizer que ele não deve buscar elementos fora do dojô que possam auxiliá-lo. Atividades como, por exemplo, yoga e pilates possibilitam um ganho maior de força, flexibilidade, consciência corporal e controle de sua respiração. A meditação pode melhorar seu foco e sua atenção. O surf, praticado por muitos lutadores, traz equilíbrio, força nos quadris (muito importante para o praticante da modalidade), e agilidade. Enfim, há várias atividades fora do dojô que podem ajudá-lo a evoluir como praticante e que ao mesmo tempo trazem prazer.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Demian Maia
Há pessoas que, quando estão fazendo o “rola”, que é equivalente ao sparring na modalidade, com parceiros de treino menos graduados, simplesmente não aproveitam o tempo. Ficam enrolando, esperando o tempo passar, descansando para quando forem praticar com um parceiro mais graduado. Essa conduta, além de uma perda de tempo e desrespeito ao colega menos graduado, é um desperdício de uma oportunidade de pôr em prática técnicas mais ousadas, que você provavelmente teria receio de tentar com praticantes do seu nível ou mais graduados. Portanto, aproveite essas oportunidades para tentar pôr em prática essas técnicas que exigem mais habilidade.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Saulo Ribeiro
O que fará com que você aplique uma técnica sem pensar é a sua repetição. Quando aprender uma técnica, repita ela quantas vezes for necessária, não só no dia em que a aprendeu, mas enquanto não tiver o domínio total. Isso fará com que não só sua mente, mas seus músculos e seu corpo como um todo memorizem o movimento. Com isso, quando surgir a oportunidade de aplicá-la, você não precisará pensar, ela sairá automaticamente.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Roger Gracie
Complementando o segundo item, quando estiver “rolando”, solte o jogo, arrisque golpes que normalmente não usa. O praticante geralmente fica preocupado em vencer ou perder o rola, sendo que o dojô é o local onde ele pode se arriscar, o local onde não tem troféu ou medalha em jogo. Portanto, evite “amarrar” o jogo e arrisque-se mais. O máximo que pode acontecer é você ser finalizado, mas é melhor que isso aconteça dentro do dojô do que em um campeonato.
Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial André Galvão
Existe uma diferença entre ouvir e escutar. Você pode estar ouvindo alguém e pensando em outras coisas, o que provoca ruído interno e o impede de escutar. Quando você escuta, você ouve com atenção, e consegue captar a mensagem que está sendo direcionada a você.
Quando você está em uma competição, seus olhos devem estar no adversário, mas sua atenção deve estar em cada canto da área de luta. A pessoa que está no seu córner estará te passando instruções que, se não forem escutadas no momento certo, não poderão ser aproveitadas. O hábito de escutar você adquire durante os treinamentos e ele fará com que você aproveite melhor as oportunidades que aparecem durante a luta. A pessoa que está de fora da luta pode ver coisas que você não está vendo. Essa visão somada a sua habilidade farão com que você seja mais eficiente.
Não perca tempo e coloque em prática essas dicas. Você irá se surpreender!
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Ex-TUF, Edgard 'Magrão' diz em exclusiva: “tem muito pouco apoio”
O que é o Aikido? Saiba mais sobre esta incrível arte marcial
É só praticar! Conheça 5 artes marciais incríveis espalhadas por aí