Notícias e Opiniões de Esportes

Brasileira, Italiana, Espanhola: Top 5 melhores competições do mundo

Written by Rafael Santos | 9/mar/2017 10:00:00

Crédito foto: montagem Esportudo.com / Facebook oficial dos clubes

Um bom assunto de mesa de bar é sobre qual o melhor campeonato do mundo. Muitos acreditam que seja o espanhol por ter Messi e Cristiano Ronaldo, outros pensam ser a Premier League por ter jogos rápidos e com muitos gols. Já outros o Brasileirão, por ser o país do futebol, imprevisível e cheio de histórias e casos que só acontecem por aqui.

Para você que é fã deste esporte, o Esportudo listo as cinco melhores competições do planeta baseado nos jogos, equipes, estádios e torcida - fomos patriotas, mas sem esquecer do futebol internacional, claro! Vamos lá!

5. Campeonato Italiano

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Juventus

Para os nostálgicos, lembramos que anos atrás o Campeonato Italiano passava em TV aberta, os estádios sempre cheios, grandes jogos entre os gigantes Milan, Juventus e Internazionale, além dos tradicionais Roma, Napoli, Lazio, Fiorentina e Genoa. Porém, com o tempo os outros campeonatos europeus foram se modernizando e o “Calccio” ficou defasado. Mas, ainda é um dos melhores torneios da Europa pela mística, força das torcidas e os clássicos. No que tange a disputa pelo título, não existe briga, pois a italiana Juve reina soberana. O restante das equipes estão no mesmo nível e a luta por vagas europeias faz com que tenhamos muitos jogos bons e disputados.

Uma crítica feita por ídolos que jogaram no Campeonato Italiano é que os estádios não são modernos, são ultrapassados e não atendem bem aos torcedores e consumidores do futebol. O mais moderno de todos e que pode ter ajudado na hegemonia da Velha Senhora é o Juventus Stadium. Casas clássicas e imponentes como San-Siro (Giuseppe Meazza), Estádio Olímpico e Estádio San Paolo ainda imperam no Italiano. As torcidas se assemelham com as da América do Sul, são quentes, animadas, fazem festa. Mesmo com a queda de público, ver o show nas arquibancadas é algo muito legal.

4. Bundesliga

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial Bayern de Munique

Um campeonato em ascensão nos últimos anos. A maioria dos clubes são saudáveis financeiramente e não gastam muito na compra de jogadores, pelo contrário, preferem revelar e dar oportunidade para os garotos alemães. De acordo com o site da ESPN e dados que a Bundesliga forneceu, a liga alemã foi a que mais cresceu no mundo nos últimos dez anos. A receita da competição passou de 1,09 bilhão de euros para 2,45 bilhão de euros, ou seja, um crescimento de 124,77%, que é maior do que ligas badaladas como NBA, NFL, MLB e Premier League. O campeonato conta com equipes grandes como Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Schalke e Hamburgo e tradicionais como Colônia, Leverkusen e Sttutgart. No quesito campeonato disputado, não podemos incluir a briga pelo título, visto que nos últimos anos ela não existe, sendo quase sempre campeão o Bayern de Munique. Porém, no restante da tabela temos boas disputas, jogos acirrados e com estádios sempre lotados.

As arenas da Alemanha são modernas, principalmente desde a Copa de 2006 que ocorreu em solo alemão. Os mundialmente conhecidos Allianz Arena e Signal Iduna Park, além do Borussia Park, Estádio Olímpico de Berlin. O considerado mais moderno é a casa do Schalke, a Veltins Arena, com teto retrátil. Sobre as torcidas alemãs, são uma das mais fanáticas do. A Alemanha é conhecida por ser um país muito frio, mas se depender dos torcedores, essa teoria cai por água abaixo. Mesmo com estádios modernos e caros, os clubes não deixaram seus torcedores com menor poder aquisitivo de fora da modernidade. A maioria dos clubes deixam um espaço reservado com ingressos mais baratos e para torcedores poderem assistir ao jogo em pé. As torcidas mais conhecidas e fanáticas são a dos maiores rivais Schalke 04 e Borussia Dortmund, cujo a equipe detêm uma das maiores médias de público entre todas.

3. Campeonato Espanhol

Crédito foto: Divulgação / Site oficial Barcelona

É o campeonato do momento, simplesmente por contar com várias estrelas, dentre elas os dois melhores jogadores da atualidade: Messi e Cristiano Ronaldo. Em termos de competitividade, mesmo com uma diferença gigante de receita entre os dois soberanos do campeonato e o restante dos clubes, o torneio está mais acirrado nas últimas temporadas com o crescimento do Atlético de Madrid, Sevilla, Valência, Bilbao e Villarreal.

Os estádios de “La Liga” estão cada vez mais modernos. Além de Santiago Bernabeu e San Mames, outras equipes também estão melhorando suas praças esportivas, como o novo estádio do Espanyol, o Cornellà El Prat. Sem contar os já tradicionais e muito bem conservados e confortáveis como Camp Nou, Vicente Calderón e Mestalla. A torcida espanhola é mais fervorosa do que a da Inglaterra. São fanáticas, principalmente em equipes médias como Bétis, Real Sociedad e Atlético de Madrid.

2. Campeonato Brasileiro

Crédito foto: Divulgação / Site oficial Palmeiras

O país com mais equipes grandes do planeta, todo ano começa com vários favoritos ao título e muita imprevisibilidade. Times médios e pequenos batem de frente com os chamados grandes. Outra amostra de equilíbrio é que quase todos os anos uma equipe grande é rebaixada ou no mínimo briga contra o rebaixamento, enquanto as com menos investimento acabam lutando na parte de cima da tabela. A dificuldade pelo tamanho do Brasil é um obstáculo a ser superado também, como por exemplo, um clube de Porto Alegre ter que jogar em Recife com uma longa viagem e o clima diferente. Muitas vezes as pessoas reclamam do nível dos jogos, porém ao contrário do que vemos em alguns campeonatos europeus, onde é normal os grandes ganharem de 5, 6 x 0 dos pequenos, aqui no Brasil isso não acontece muito, e em algumas vezes temos os chamados pequenos goleando os grandes.

Após a Copa do Mundo de 2014, o país passou a contar com grandes, novos e modernos estádios, com gramados bons e uma ótima infraestrutura, como Arena Corinthians, Arena da Baixada e Beira Rio. Mas os clubes de menor expressão continuam jogando em seus alçapões, não com uma grande infraestrutura, mas cheio de tradição e história. A torcida brasileira é conhecida pela pressão que faz nos estádios, com sua vibração e apoio ao seu time, e isso é um ponto altamente positivo para a competição, pois isso faz os jogos serem muito disputados e a dificuldade de jogar na casa do adversário é gigante, mesmo contra equipes não consideradas grandes. É sempre difícil enfrentar o Sport na Ilha do Retiro, o Atlético Paranaense na Arena da Baixada, o Coritiba no Couto Pereira, entre outros.

1. Premier League

Crédito foto: Reprodução / Facebook oficial do Leicester

O campeonato mais badalado é o melhor de todos por reunir gigantes do futebol, como Manchester United, Liverpool e Arsenal, equipes tradicionais como Everton, Tottenham, West Ham e Chelsea, e o chamado novo rico: o Manchester City. A divisão do dinheiro na liga inglesa é um fator para que times pequenos consigam bater de frente e vencer os mais ricos, principalmente em seus estádios. Essa divisão é feita da seguinte forma: 50% todos os times recebem pela transmissão do campeonato; 25% pela posição na tabela de classificação e os outros 25% pelo número de partidas e audiência de cada time transmitida no Reino Unido. Por exemplo, na temporada 2015/16, o Aston Villa, rebaixado, ganhou 87 milhões de euros, enquanto que o campeão Leicester ficou com 122 milhões de euros.

A estrutura dos estádios dos ricos e grandes são muito modernas, confortáveis e rentável aos clubes. Com equipes menores, os estádios são um pouco mais acanhados, porém com boa segurança para os torcedores e mantendo o estilo inglês em suas construções. Todos sabemos como os ingleses são fanáticos por futebol, visto que os estádios estão sempre lotados, porém, o clima nas arquibancadas é frio, o que não estamos acostumados a ver na América do Sul.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Zebras e grandes viradas marcam a segunda fase da UEFA Europe League
Top 10: Momentos marcantes de Rooney com a camisa do Manchester United
Barcelona: Saída de Luis Enrique e a busca contínua de uma identidade