Notícias e Opiniões de Esportes

Será que dá? Para colar no líder, Santos busca ajuda de 8 ex-jogadores

Written by Mariana Pereira | 11/out/2017 15:58:36

Crédito foto: Divulgação / Site Oficial Coritiba

Há 27 rodadas as outras equipes do Campeonato Brasileiro buscam maneiras de parar o Corinthians. Grêmio já tentou, Cruzeiro também, Flamengo e até o Palmeiras, que depois do vexame na Libertadores, bravejou: “Vamos em busca do Bi”. Mas a verdade é que, hoje, quem vem mostrando mais vontade em derrubar o líder é o Santos. O mesmo que teve um início de temporada semelhante à do rival – no Brasileirão, o Timão se agarrou com a ponta da tabela já na 5ª rodada e nunca mais soltou , mas a nível continental.

Totalmente focado na Libertadores da América, o Peixe “abriu mão” do Campeonato Brasileiro e parecia ter tomado a decisão correta. Até o dia 20 de setembro, quando perdeu para o Barcelona de Guayaquil por 1 a 0 e deixou a competição, o time de Levi Culpi estava invicto no torneio, com cinco vitórias e três empates. Passado o trauma, a equipe emendou duas vitórias no Brasileirão, uma delas no clássico contra o Palmeiras por 1 a 0 em pleno Allianz Parque.

Agora, para a 27ª rodada, o Alvinegro Praiano vai contar com um fator além dos seus 11 em campo: outros oito jogadores. Adversário do Corinthians nesta quarta-feira, 11, o Coritiba é uma espécie de Santos B, de tanto ex-atletas da Vila que a equipe tem. O Coxa é o vice-lanterna da competição, com 28 pontos e não vence há sete jogos. Mas, dos times que o Corinthians já perdeu neste Brasileiro além do Peixe , o Atlético-GO é o último na tabela, ou seja, será que dá? Confira quem são as “armas” santistas para esta resposta.

Werley - lateral-direito/zagueiro

O camisa 34 de 29 anos, natural de Oliveira, Minas Gerais, chegou ao clube este ano, vindo do Figueirense, e conquistou o Campeonato Paranaense. Já marcou dois gols neste Brasileiro e foi titular nos 29 jogos em que atuou pelo Coxa. Foi campeão Paulista pelo Peixe em 2015 e quando esteve em Minas, venceu o Campeonato Mineiro com o Galo em 2010.

Cleber Reis - zagueiro

Aos 26 anos, o baiano de São Francisco do Conde pertence ao clube santista e está no Paraná por empréstimo. Ex-Ponte Preta, Corinthians e Hamburgo-ALE, foi titular em duas partidas das três em que entrou neste campeonato.

Thiago Carleto – lateral-esquerdo

Crédito foto: Reprodução / Youtube

O canhoto de São Bernardo do Campo, São Paulo, foi revelado pelo time da Baixada Santista e por lá ficou de 2006 a 2008, quando foi para o Valencia-ESP. Com 28 anos e passagens por São Paulo e Fluminense, foi campeão Brasileiro e Carioca pelo Tricolor em 2012 e venceu a Série B do nacional pelo Botafogo, em 2015. Neste ano, já marcou dois gols pelo Coxa, um deles contra o São Paulo e foi titular nos dez jogos em que entrou nesta temporada.

Alan Santos – volante

Natural de Salvador, Bahia, o atleta de 26 anos é outro que também iniciou sua carreira no Peixe. Com a camisa preta e branca que vestiu entre 2009 e 2014 (com empréstimos neste meio tempo), foi campeão Paulista em 2012. Chegou ao Coritiba em 2015 e lá conquistou o Paranaense de 2017. Por enquanto, titular em todos os 30 jogos deste ano.

Rafael Longuine – meia

O atleta de 27 anos ganhou a solidariedade do Brasil inteiro este ano ao passar por um trauma de família, quando ainda defendia as cores do Alvinegro. Em maio, os pais e uma tia do paranaense faleceram em um acidente de carro. Longuine ganhou uns dias de folga e em agosto acertou seu empréstimo com o Coritiba, onde já foi titular nos quatro jogos em que entrou. Revelado pelo Juventude-RS, foi campeão Paulista pelo Peixe em 2016.

Neto Berola – atacante

Sosthenes José Santos Salle é o camisa 9 da equipe em que chegou ano passado. De Buerarema, Bahia, tem passagens por Al Wasl dos Emirados Árabes, Atlético Mineiro – onde foi bicampeão Mineiro em 2012 e 2013 e campeão da Libertadores em 2013 e Vitória. No Peixe, venceu o Campeonato Paulista de 2016 e, por enquanto, no Coxa já marcou um gol neste Brasileiro e foi titular em 11 jogos dos 27 que entrou em 2017.

Keirrison – atacante

A relação de amor e ódio do atleta de 28 anos de Mato Grosso do Sul com o Coritiba iniciou lá em 2007, quando o mesmo tinha 18 anos. O time estava na Série B e o camisa 99 ajudou na conquista deste título marcou 12 gols , se tornando no ano seguinte o artilheiro da Série A com 41 gols – só na goleada por 5 a 1 diante do Santos ele fez quatro e o craque revelação da competição, além de campeão Paranaense naquele ano e posteriormente em 2013.

Em 2009, quando o time seria rebaixado novamente, Keirrison foi para o Palmeiras, sofreu com as críticas da eliminação na Libertadores e daí em diante viveu, segundo ele mesmo, seu pior pesadelo no futebol. Barcelona seria o destino, mas como disputar espaço com Messi, Thierry Henry e Eto’o? Sem chances, poucos jogos, empréstimos e apenas seis partidas pelo Benfica – onde ainda assim ganhou a Liga Portuguesa 2009/10.

Voltou ao Brasil para jogar no Peixe e lá ganhou a Libertadores e o Paulista de 2011. Voltou ao Coxa em 2014 e ficou até 2015, quando moveu uma ação contra o clube por falta de pagamentos. Em julho deste ano, entrou em um acordo e parece ter feito as pazes com dirigentes e torcedores. Por lá, em todas as suas passagens, já foram 72 gols.

Rildo – atacante

Crédito foto: Getty Images

Carinhosamente conhecido como “Riberildo”  em alusão ao craque francês, Ribéry , o paulistano de 28 anos é o camisa 11 do Coxa. Um dos artilheiros do time no Brasileiro com cinco gols, Rildo já foi titular em 26 jogos dos 28 em que atuou na temporada. Na carreira, foi campeão Paranaense este ano e tem um Campeonato Brasileiro que ganhou com o Corinthians em 2015.

Enfim, são esses os nomes que o torcedor santista precisa ficar de olho no encontro entre Corinthians e Coritiba, em Itaquera. Mas o Peixe, para diminuir a distância de oito pontos para o líder, precisa fazer sua parte no jogo desta quinta, 12, no Moisés Lucarelli contra a Ponte Preta, 15ª colocada com 31 pontos.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Top 10 dos melhores gringos em atividade no futebol brasileiro em 2017
Bonde dos desempregados? 5 jogadores brasileiros sem contrato
Camisa 10? Veja como a posição extinta volta com força na Série A