Notícias e Opiniões de Esportes

Mundo da Bola: Saiba tudo sobre a organização do futebol chinês

Written by Matheus Almeida | 2/nov/2016 9:02:00

Crédito foto: Getty Images

O mercado chinês é um dos mais temidos por clubes e torcedores brasileiros. Engana-se quem pensa que seja pela qualidade dos jogadores. O medo fica por conta dos "olheiros" e do poder financeiro que vem com tudo e mais um pouco ao Brasil para levar jogadores de destaque para jogar no futebol chinês.

Todos nós sabemos da fama de "ladrão" do país oriental, porém, poucos sabem da história dos times ou do campeonato local. Diante disso, a equipe do Esportudo.com resumiu um pouco sobre a prática deste esporte no país, confira:

Assédio ao mercado brasileiro

Atualmente, a busca por jogadores brasileiros é algo que muitos torcedores temem. Diversos destaques nacionais escolhem viajar para o oriente para jogar a primeira divisão chinesa e às vezes até mesmo a segundona como, por exemplo, fez Jadson (ex-Corinthians), Geuvânio (ex-Santos) e Luis Fabiano (ex-São Paulo).

A primeira divisão da Super Liga Chinesa possui grandes nomes como Renato Augusto (ex-Corinthians), Lavezzi, Hulk e Paulinho (ex-Corinthians), além de grandes treinadores como Felipão, Pellegrini e Fabio Cannavaro.

Organização e administração local

Criada em 2004, a Super Liga Chinesa surgiu das cinzas da Liga Jia-A – a primeira liga de futebol profissional no país que começou em 1994 – a liga tem categorias de base, gestão profissional, administração e principalmente finanças controladas de perto pelos órgãos esportivos locais.

Um exemplo de tal "controle" está na divisão das receitas de TV e ingressos igualmente entre os clubes, além de requerimentos financeiros mínimos para jogar profissionalmente, evitando cenários insustentáveis no esporte

Crédito foto: Divulgação oficial Tianjian Quanjian | Alexandre Vidal 

Outra competição importante é a Copa FA de China, onde 64 equipes participam. Este campeonato surgiu logo após a modalidade ser profissionalizada em 1994. Desde então, o futebol vem sendo disputado todos anos, com exceção da pausa que ocorreu entre 2007 e 2011. O maior campeão da Copa é o Shandong Luneng de Cissé, Gil e Tardelli com cinco títulos, sendo o último conquistado em 2014.

Publico pagante e objetivos para o futuro

A população local aceitou de braços abertos a modalidade. Na Super Liga Chinesa, a média de público chega a ser maior que 40 mil pagantes, número impressionante para um campeonato considerado de baixa qualidade técnica. O governo também investe pesado na modalidade com o objetivo de sediar uma Copa do Mundo e consequentemente vencê-la. 

Crédito foto: Divulgação 

O maior e atual campeão da Super Liga é o Guangzhou Evergrande com 6 títulos no total, todos em sequência. Pela segunda divisão, o Tianjin confirmou nos últimos dias seu acesso e título na segundona, time que atualmente é treinado por Fabio Cannavaro, substituto do "pofexô" Luxemburgo.

Por sinal, Luxa teve uma passagem apagada pelo time e acabou deixando o cargo. Além disso, foi goleado nos quatro amistosos que disputou no Brasil contra Vitória (5 a 1), Taubaté (4 a 2) e Bragantino (4 a 0). 

Jogadores que estão em alta hoje

Alguns jogadores que estão se destacando atualmente na China são: Renato Augusto que é companheiro de Ralf (ex-Corinthians) no Beijing Guoan. Além disso, temos Lavezzi e Aloísio (ex-São Paulo) que jogam pelo Hebei China, time que atualmente é treinado por Manuel Pellegrini, ex-Manchester City.

Na última janela de transferências, Hulk foi uma das maiores contratações ao deixar o Zenit da Rússia para o Shanghai SIPG por 55 milhões de euros. Outro brasileiro que foi para Shanghai foi Elkeson, ex-Botafogo e ídolo do Guangzhou, que se transferiu por 18,5 milhões de euros. 

Agora que você já sabe mais sobre o futebol chinês, não perca tempo e tome a palavra durante as rodas de conversas com seus amigos. Fique ligado que todas as quartas um novo artigo da série "Mundo da Bola" vai ao ar.  

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
5 craques que podem ganhar a Bola de Ouro 
A seleção brasileira deveria ser de todos e não apenas da elite
Mercado da bola: As 10 maiores contratações da China