Crédito foto: Getty Images
Com 10 pontos à frente do Grêmio, segundo colocado do Campeonato Brasileiro, faltando 16 rodadas para o final da disputa, o Corinthians já é decretado campeão por mais de 90% da imprensa. No entanto, sabemos que o futebol é uma “caixinha de surpresas” e, por isso, a equipe do Esportudo procurou fazer uma lista tentando estabelecer os principais motivos que podem fazer o Timão perder o título nacional.
Apesar da janela europeia fechar no dia 31 de agosto, o clube ainda teme a perda de jogadores como Rodriguinho e Guilherme Arana, que poderiam desmantelar o esquema construído por Fábio Carille em 2017, como aconteceu no ano passado, ainda com Tite. Por isso, o presidente Roberto de Andrade tem que colocar os pesos na balança e descobrir um jeito de não vender ninguém e equilibrar as finanças da equipe do Parque São Jorge.
Nas primeiras três rodadas do segundo turno do Brasileirão, Carille teve de trabalhar entre as ausências de Pablo, Balbuena, Jadson e principalmente Arana e Jô. Visivelmente, os dois últimos fazem muita falta à equipe, diminuindo muito o desempenho do time quando não vão a campo. Por isso, se esses atletas não se condicionarem fisicamente o mais rápido possível, o Timão pode ter um grave problema nesse segundo turno, perder muitos pontos e o campeonato.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
Apesar da boa fase, estádio sempre lotado e time em alta dentro e fora de campo, o Corinthians ainda convive com um grave problema: as dívidas devido às péssimas administrações. Um exemplo disso é que o clube ainda não pagou o atacante Kazim ao Coritiba, deve alguns valores ao volante Gabriel pela sua transferência, como impressionantemente ainda deve o valor da premiação da Libertadores conquistada em 2012 ao atacante Elton. Por isso, por mais profissionais que os jogadores sejam, deixar o salário deles em dia é algo fundamental para que continuem com um bom desempenho.
Sem dúvidas, essa é uma das coisas que mais causam a perda de jogos e campeonatos. No entanto, o Corinthians não pode achar que, apesar de somente faltarem 28 pontos dos 48 a serem disputados, que o título do Campeonato Brasileiro já está em suas mãos. Por isso, a equipe deve continuar atuando como nas primeiras 19 rodadas, e conquistar as vitórias uma a uma.
Crédito foto: Divulgação / Site Oficial do clube
É isso mesmo. Quando o Timão joga na Arena Corinthians, tem que mudar seu estilo de jogo e atacar. Esse tipo de estratégia não é a preferida nem a mais adequada ao tipo de treinamento e ideias do técnico Fábio Carille. Vindo de derrotas contra Vitória e Atlético Goianiense em casa, a equipe mostrou que tem dificuldades quando tem que propor o jogo contra equipes bem fechadas, com a famosa “retranca”. Já fora de casa, quando pode jogar mais fechado, o conjunto corintiano mostra sua principal virtude: o contra-ataque. Com poucos toques, Jadson e Rodriguinho conseguem levar a bola até Jô antes que a defesa adversária se recomponha.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
É Gol! Confira os 6 melhores ataques do Brasileirão 2017
4 atletas que voltaram atrás depois de anunciar a aposentadoria
Que decepção! 10 gringos que não estão jogando nada no Brasileirão