Crédito foto: Rubens Chiri / Divulgação oficial do clube
Saudade? Traição? Decepção? Vários são os sentimentos que o torcedor desperta ao ver um ex-jogador de seu time jogando bem em outro lugar. No caso do São Paulo, aqui estão sete jogadores que passaram pelo Morumbi, mas que hoje estão mitando em outros clubes. Confira!
O atual camisa 14 do Real Madrid e 5 da Seleção Brasileira começou sua carreira nas categorias de base do Tricolor Paulista em Cotia. Antes de se tornar profissional em 2010, o meio-campista se destacou na base, sendo um dos protagonistas da conquista da Copinha pelo clube em 2010.
No time de cima foram quatro temporadas, que para frustação da torcida são-paulina teve mais baixas que altas. Jogou 112 jogos e marcou apenas 11 gols. Saiu do Morumbi de mal com a torcida, mas se reergueu na Europa, e hoje é um dos melhores volantes do mundo.
Outra promessa de Cotia que está vingando na Europa é o meio-campista Gabriel Boschilia. O jogador foi vendido ao Monaco em meados de 2015. Sem tantas chances de jogar no primeiro momento, Boschilia foi emprestado ao Standard Liege por seis meses, lá adquiriu ritmo e retornou ao time do principado francês mais experiente.
Na Ligue 1, o brasileiro fazia um bom campeonato após disputar onze partidas, marcando seis gols e dando duas assistências para o campeão francês, até que se lesionou gravemente em fevereiro. Ainda machucado, espera-se que Boschilia tenha um retorno rápido e próspero para a próxima temporada.
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Jonathan Renato Barbosa ou para os mais íntimos Jonathan Cafú. O atacante natural de Piracicaba teve uma passagem relâmpago pelo clube do Morumbi no primeiro semestre de 2015. Seu único gol pelo time foi marcado na goleada de 4 a 0 ante o Danúbio do Uruguai, em partida válida pela fase de grupos da Copa Libertadores.
Cafú foi mais um dos vários jogadores que se envolverão no “pacotão” de vendas do Tricolor Paulista em meados daquele ano. Despercebido chegou ao modesto Ludogorets, da Bulgária. Ao contrário da projeção do clube, porém, sua passagem não foi nada discreta.
O piracicabano foi eleito o melhor jogador estrangeiro do campeonato búlgaro 2016-2017, além de marcar impressionantes quatro gols e dar três assistências na fase de grupo da Champions League temporada 2016-2017, no qual o Ludogorets assegurou o terceiro lugar em um grupo que tinha Arsenal e PSG. Há pouco, foi vendido para o Bordeaux da França por seis milhões de euros, 22,1 milhões de reais.
O garoto que ajudou o São Paulo a vencer a luta contra o Z4 em 2016 chegou à Holanda a preço de ouro. Liso e irreverente, o atacante que foi sensação na base, e no profissional do Tricolor Paulista, teve um bom começo em seu novo clube, o Ajax.
Neres chegou no segundo terço do campeonato holandês 2016-2017 e acabou por não ter tempo para alcançar o campeão Feyenoord de Roterdã. Mas nos dezesseis jogos realizados com a camisa vermelha e branca o brasileiro encantou os holandeses ao marcar cinco gols e distribuir quatro assistências.
O atacante Marlos é, hoje, uma importante peça do campeão ucraniano Shakhtar. No clube desde 2014, Marlos chegou ao time de Donetsk após se destacar no Metalist, que por sua vez comprou o jogador do São Paulo em 2011.
No Morumbi, Marlos não conquistou títulos, mas ajudou o time são-paulino a chegar até as semifinais da Copa Libertadores de 2010, além de marcar 13 gols e dar 14 assistências. No atual clube, são 111 jogos, 23 gols, 26 assistências e uma carreira consolidada no Leste Europeu.
Jadson é o único da lista que saiu do clube para se destacar em outro clube do Brasil. Após sete anos na Ucrânia, ele chegou ao Morumbi em 2012 para assumir a camisa 10.
Depois de uma passagem abaixo do esperado, o meio-campista foi envolvido em uma troca do São Paulo, com seu rival Corinthians. Na negociação, Jadson iria ao Parque São Jorge, e Alexandre Pato, ao Morumbi.
No Corinthians sim, Jadson desenvolveu todo o seu potencial. Protagonista do título Brasileiro de 2015, o agora camisa 77 ainda é o líder técnico do primeiro colocado de 2017.
Luiz Araújo foi há pouco para a Europa, mas já está fazendo a diferença. No Lille, do técnico argentino Marcelo Bielsa, o atacante é responsável pela intensa criação pelos lados do campo.
Araújo é uma das crias da ótima geração nascida em 1997 que despontou em Cotia. Subiu para o time principal em meados de 2016 após se destacar na conquista da Libertadores Sub-20.
No Tricolor Paulista, foram 51 partidas disputadas e nove gols marcados. Luiz agora segue para brilhar nos campos europeus.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
Essas foram as 7 piores contratações do Tricolor Paulista na era Leco
5 tradicionais estádios que estão esquecidos do cenário nacional
9 jogadores do São Paulo que merecem mais chances como titulares