Notícias e Opiniões de Esportes

É Gol! Confira os 6 melhores ataques do Brasileirão 2017

Written by Nicolas Senger | 14/ago/2017 10:03:00

Crédito foto: Getty Images

Terminado o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, temos como sempre aqueles times que se destacam mais em determinados setores do campo.

No caso dos ataques, o Esportudo separou os seis melhores, com maior número de gols marcados por partida, fazendo assim uma análise dos sistemas de jogo, principais jogadores e artilheiros de cada equipe citada. Confira!

6. Flamengo

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Flamengo

Abrindo a lista, o sexto melhor ataque do campeonato é o do Flamengo, que já marcou 27, obtendo uma média de 1,4 por jogo. Um elenco que tem sido reforçado durante toda a temporada com várias estrelas, e quem tem feito a diferença ainda são aqueles que estavam desde o ano passado, já que Guerrero e Diego continuam sendo considerados como as referências do time, não que seja algo ruim, porém, o que se esperava desde o começo do ano é que caras como Conca, Rômulo, Berrío, Éverton Ribeiro e Geuvânio pudessem dividir melhor o papel de protagonistas no elenco.

Com tantas opções interessantes, era também esperado que o criticado Éverton, além de caras como Mancuello e os jovens da base perdessem cada vez mais espaço, o que aconteceu foi justamente o contrário: Conca ainda não tem conseguido entrar em boa forma suficiente para entrar em campo, e Éverton passou a ter uma crescente repentina, que hoje é um dos nomes que não podem ser retirados da equipe. A recente demissão de Zé Ricardo pode ter um pouco a ver com tudo isso, já que com tantas opções o time, a essa altura já deveria demonstrar muito mais do que vem fazendo. Um novo nome deve ser anunciado ainda essa semana.

5. Palmeiras

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Palmeiras

Mais um caso de time que contratou bastante para o setor ofensivo e que não tem correspondido em sua maioria, muito bem exemplificado por Miguel Borja, que foi trazido por mais de 30 milhões de reais e só anotou três gols no primeiro turno. Agora amarga no banco praticamente como terceiro reserva da posição, atrás de Willian e do recém-contratado Deyverson, atual titular de Cuca e que não deve perder a vaga tão cedo, já que marcou duas vezes em três jogos.

Ao fim do primeiro turno, o Alviverde soma 28 gols até o momento, resultando numa média de 1,47 por jogo, quase como se fossem três gols a cada duas partidas jogadas. Entre jogadores que mais contribuíam com o setor ofensivo do time campeão brasileiro do ano passado, Dudu e Tchê Tchê estão longe do nível em que terminaram a temporada, muito se passa também pela lesão do camisa 10, Moisés.

Apostando sempre no famoso "Cucabol", o time do Palmeiras tem tido muito sucesso nas bolas paradas desde a última temporada, e boa parte de seus gols saem em jogadas assim, porém, em momentos que precisa buscar mais o resultado, abusam da bola aérea. Egídio é um dos mais criticados pela torcida por essa questão.

4. Sport

Crédito foto: Reprodução / Facebook Oficial Sport

Das boas surpresas desse campeonato, o time do desacreditado Luxemburgo tem contado muito com os gols de André, entre os artilheiros do campeonato com nove gols, e Diego Souza sendo o protagonista desde que chegou ao clube, já fez seis em 11 jogos. Já o restante dos marcadores da equipe, nenhum deles passa dos três tentos. Com 30 gols marcados em 19 partidas, o Sport tem uma média de 1,58 por partida. Entretanto, a defesa não tem contribuído muito: é a mais vazada entre os times do G6 com seis gols de diferença para o segundo pior.

3. Fluminense

Crédito foto: Getty Images

Iniciando o pódio dos melhores ataques do Brasil, o Fluminense conta com um gol a menos do que o Sport, porém, com uma partida ainda para jogar do primeiro turno, o que acaba levando a uma média de 1.6, assim, superior à do Leão. Sendo o artilheiro da competição por mais de dez rodadas, Henrique Dourado é quem mais tem ajudado na contagem, já tem dez em 14 jogos. Seu companheiro de ataque, Richarlison é o segundo nessa lista, com cinco gols, porém, deve estar de saída para o Watford, da Inglaterra.

Outros que têm se mostrado bem participativos no ataque do Flu são os garotos Gustavo Scarpa (líder de assistências no time e quem mais finaliza a cada jogo) e Wendel, um dos mais cotados como revelação do campeonato e que já fez três nesse Brasileirão. Dentre os citados aqui, é o time mais desequilibrado, ocupa a 10ª posição e tem a defesa mais frágil, com 27 gols sofridos.

2. Corinthians

Crédito foto: Reprodução / Instagram Oficial Corinthians

Tendo sempre sua defesa como destaque há alguns anos (foi a equipe menos vazada do Brasileirão em 2011, 13, 15 e agora em 2017), figurar numa lista como o segundo melhor no quesito ataque é algo que só reforça o tamanho da importância da atual campanha corintiana, que continua até agora invicto. Além de Jô, artilheiro da competição com 11 gols e líder de assistências do Timão com três no total, o time de Itaquera conta ainda com a boa fase dos paraguaios Balbuena e Romero, que juntos já somam cinco gols.

Taticamente, é um time que muitas vezes abre mão da posse de bola e monta suas duas linhas de quatro jogadores muito bem treinada tanto na hora de fechar os espaços quanto em roubar a bola e dar para que Rodriguinho ou os pontas Romero/Clayson e Jadson/Marquinhos Gabriel saiam logo em contra-ataque, geralmente para que Jô a conclua para a rede. Estratégia a qual vem dando muito certo.

O vídeo abaixo demonstra muito bem o que é o Corinthians atual quando ataca bem, não é de criar tanto, mas sempre que chega na frente, geralmente costuma fazer o gol. A transição da defesa para o ataque é feita sempre de forma muito rápida, os pontas tentam ligar para que Jô saia em boa posição para marcar.

1. Grêmio

Crédito foto: Reprodução / Instagram Oficial Luan Guilherme

Liderando a lista, o ataque que mais marcou gols no Brasileirão até agora, com 35 bolas na rede a seu favor (média de 1,84 gol por partida), mesmo não tendo nenhum nome figurando entre os principais artilheiros da competição, é o time que mais tem feito as defesas adversárias tremerem, tendo ficado apenas duas partidas sem marcar, ambas em casa, contra Avaí e Corinthians, nos dois jogos o Grêmio teve um pênalti defendido. Para se ter uma ideia de como o time tem distribuído seus gols, o artilheiro até o momento é o reserva Fernandinho, com seis. Atrás dele, há o também reserva Everton empatado com o craque Luan, que por sua vez, está empatado com Bruno Henrique do Santos no ranking de assistências com seis ao todo.

É apontado por muitos como o time que joga mais bonito no Brasil, sempre com uma posse de bola que tenta envolver o adversário e chegar ao gol.

E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!


Veja também:
10 jogadores que estão calando a boca dos críticos

O Jogo do Repórter: Resposta não dada realça insegurança do Palmeiras
Top 10: Os jogadores mais valiosos atuando no futebol brasileiro