Crédito foto: Juliana Flister | Light Press
O ano de 2016, praticamente já acabou e as decepções para o torcedor celeste são muitas. A Raposa foi eliminada na semifinal do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e também caiu na fase de grupos da Copa Sul-Minas. Para piorar, o clube ainda figura na parte de baixo da tabela do Campeonato Brasileiro e provavelmente isso se manterá até o final da competição.
Assim como em 2015, esta temporada foi um ano abaixo do esperado, mas nem tudo foi tão ruim assim. Diante disso, a equipe do Esportudo.com listou, abaixo, seis jogadores do Cruzeiro que cresceram de rendimento com o treinador Mano Menezes e agradaram os torcedores da Raposa para próxima temporada. Veja se você concorda, discorda ou se acrescentaria outros nomes:
Crédito foto: Divulgação oficial do clube
Após a lesão de Fábio, a meta defensiva do time de cinco estrelas ganhou um novo dono: Rafael. Vale dizer que a jovem muralha azul está no clube mineiro desde 2002, época em que foi integrado nas categorias de base do clube.
As poucas oportunidades que Rafael teve nos profissionais ao longo de sua carreira foi devido as ausências do ídolo Fábio. Apesar da reserva, Rafael sempre manteve atuações seguras e já havia feito até mesmo grandes partidas com antigos treinadores. Além disso, o jovem goleiro é muito bom em cobranças de pênalti.
De fato, o torcedor celeste pouco sente falta de outro goleiro. Mesmo quando Fábio retornar, os cruzeirenses esperam que Rafael permaneça como titular. Se não for, o mínimo é mantê-lo integrado no elenco principal.
Crédito foto: Washington Alves | Light Press
Em 2016, um dos grandes problemas da Raposa foi a sua defesa. No primeiro semestre do ano, o clube chegou a ter a pior defesa do Campeonato Brasileiro. Tal problema só foi sanado após a chegada do técnico Mano Menezes. Com ele, os gols sofridos diminuíram significativamente, mas a zaga continuou mostrando insegurança.
De qualquer forma, Léo fez um bom ano pelo clube. Demorou para receber oportunidades no time, mas mesmo assim quando entrou mostrou o seu valor e não foi um dos jogadores que mais comprometeram em erros. Boa partida da torcida sabe da vontade do jogador em continuar defendendo a Raposa, por isso a massa pede a renovação do zagueiro.
Crédito foto: Pedro Vilela | Light Press
Apesar de ter apenas 22 anos, Lucas Romero mostrou muita maturidade e raça vestindo a camisa azul. Sem contar que nas divididas de homem a homem é praticamente impossível passar por ele.
Sem dúvidas, Lucas Romero foi daqueles poucos jogadores que foi aplaudido e cobrado pela torcida durante boa parte do ano. Suas boas atuações em Belo Horizonte renderam ao jogador uma convocação para a Seleção da Argentina nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Mais do que aprovado, ele merece ficar no clube.
Crédito foto: Washington Alves | Lightpress
São tantos anos de clube que é inegável não reconhecer a sua qualidade e importância na Raposa. O "Raça Azul", como é conhecido pela torcida celeste, já se tornou ídolo por aqui. Ganhou títulos importantes e contribui arduamente com toda sua técnica e vontade dentro de campo.
Sua visão de jogo faz com que o jogador seja titular inquestionável com qualquer treinador. O meio de campo do Cruzeiro é Henrique e mais três.
Crédito foto: Reprodução YouTube
Em 2016, Robinho chegou ao clube juntamente com o lateral Lucas, ambos ex-Palmeiras, porém, o meia foi o único que agradou. É um jogador muito veloz e capaz de executar ótimas assistências. Não podemos nos esquecer também que ele fez gols importantes em momentos decisivos, mas como boa parte do time caiu de rendimento durante a eliminação na Copa do Brasil. A expectativa é de que Robinho possa permanecer, pois é um grande jogador e seria uma peça importante para próxima temporada.
Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube
Não se pode negar a evolução do menino uruguaio de 2015 para 2016. O talentoso camisa 10 celeste foi um verdadeiro mito em assistências e contou com belas atuações durante o ano.
Quando ele não teve o rendimento esperado, foi até mesmo entendido por especialistas da bola, pois jogou a maior parte do ano centralizado no meio de campo. Fato é que esta não é a sua melhor posição tática. O uruguaio prefere jogar pelas beiradas e por lá rende muito mais.
De qualquer forma, é o melhor jogador tecnicamente do elenco e tem um futuro promissor. Com um grupo melhor e um ano mais equilibrado, Arrascaeta poderá render ainda mais, por isso seria fundamental sua permanência em 2017.
E aí, curtiu o nosso conteúdo? Comente quais jogadores do Cruzeiro você aprova ou reprova e acompanhe outras notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!
Veja também:
10 jogadores do Cruzeiro que podem voltar ao time em 2017
Seleção do Brasileirão: Veja o elenco ideal do campeonato
3 motivos para crer que Cristiano Ronaldo levará sua 4ª Bola de Ouro