Notícias e Opiniões de Esportes

Veja os 10 maiores jogadores do Flamengo e os títulos mais importantes

Written by Bianca Turini | 16/nov/2016 15:03:00

Crédito foto: Getty Images

O Clube Regatas Flamengo completou nesta última terça-feira (15/11) 121 anos de glórias. Durante esse tempo, muitas conquistas e grandes ídolos passaram pelo Mengão. Diante disso, a equipe do Esportudo.com destacou, abaixo, os 10 maiores jogadores do Flamengo, assim como os principais títulos conquistados pelo clube.

Entre as maiores conquistas do Mengão, podemos destacar a Copa Libertadores da América de 1981, o Mundial de Clubes de 1981, seis títulos do Brasileirão (o último em 2009) e 33 títulos do Campeonato Carioca, sendo quatro deles conquistados de forma invicta.

Copa Libertadores da América de 1981

Em sua 22ª edição da Copa Libertadores da América, o Fla conquistou o seu único título da competição. Apenas dois brasileiros estavam competindo: além do rubro-negro, tinha também o Atlético-MG.

Na primeira fase do campeonato, o Rubro-Negro se classificou em primeiro do grupo após uma partida de decisão contra o Galo para ver quem ficaria na ponta. O Mengão se saiu vencedor do confronto após o Atlético-MG contar com apenas seis jogadores em campo e o árbitro apitar o final da partida aos 37 minutos de jogo.

Na fase semifinal, foi primeiro do grupo após quatro jogos e quatro vitórias e se classificou para a final contra o time chileno Cobreloa.

A final da competição foi feita em três jogos: no jogo de ida, o Fla saiu vencedor do confronto por 2 a 1 com dois gols de Zico e com um público no Maracanã de 93.985 pessoas. Já no jogo de volta, o Cobreloa conseguiu uma vitória por 1 a 0 em sua casa. Por conta disso, houve um jogo desempate no Estádio Centenário, em Montevidéu e, com um placar de 2 a 0, com direito a mais dois gols de Zico, o Rubro-Negro se consagrou campeão da Copa Libertadores da América de 1981.

Mundial de Clubes de 1981

 Crédito Montagem: Divulgação | Site oficial do clube

Vencedor da Copa Libertadores, o Mengão foi até o Japão enfrentar o ganhador da Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Liverpool. Ambas disputando a competição pela primeira vez, o Rubro-Negro abriu o placar logo aos 13 minutos com gol de Nunes e terminou o primeiro tempo com o placar definitivo do jogo: 3 a 0 com gols de Nunes e Adílio. Todos os três gols com participação direta de Zico, eleito o melhor jogador da partida. 

Este placar é considerado o maior já visto em uma final intercontinental desde que começaram a disputar jogos em campo neutro, entre 1980 e 2004, onde o campeonato era disputado apenas pelos clubes campeões da Copa Libertadores da América e Liga dos Campeões. Podemos dizer que esta é a maior conquista do Mengão.

Veja, abaixo, a lista dos 10 maiores jogadores do Flamengo: 

10. Adílio

Conhecido como “Brown”, foi criado no clube e passou grande parte da sua carreira no Mengão. Conquistou seus dois maiores títulos com o Rubro-Negro, a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes de 81. Com 616 partidas, faz dele o terceiro maior jogador a vestir a camisa do Fla.

9. Raul 

O goleiro com as maiores conquistas no Fla, Raul defendeu a meta nas duas maiores conquistas do clube: a Copa Libertadores da América de 1981 e o Mundial de Clubes de 1981. Foi um dos grandes nomes na “Era Zico” e vestiu a camisa do time pela primeira vez no ano de 1978.


 

8. Carlinhos

O “Violino”, atuava como meia e jogou no Fla a partir de 1958, mas foi no ano de 1954 que uma cena ficou marcada: recebeu um par de chuteiras de Biguá diretamente das mãos do jogador. Repetindo a história em 1970, quando fez o mesmo gesto para Zico. Ficou 11 anos no clube e conquistou quatro títulos e voltou mais tarde ganhando mais oito títulos como técnico do Rubro-Negro.

7. Rondinelli

Conhecido como “Deus da Raça”, foi com ele que em 1978 começou a Geração de Ouro, com seu gol contra o Vasco na final do estadual. Atuava como zagueiro e fazia o impossível para evitar que os adversários fizessem gols. Em um Fla-Flu, chegou a tirar uma bola com a cabeça dos pés de Rivellino.

6. Zizinho

Inspiração de Pelé, Zizinho, foi o maior jogador do primeiro tricampeonato carioca do Fla (1942, 1943 e 1944). Ele ainda foi o substituto de Leônidas e por muitos não era considerado um jogador comum. Vestiu o manto sagrado por 11 anos, marcando 145 gols em 318 jogos.

5. Dida

Dida foi o maior artilheiro do Fla até a “Era Zico” com 257 gols em 364 jogos entre 1954 e 1963, que por curiosidade era o ídolo de Zico, herdeiro da camisa 10 de Dida. Jogava como meia/atacante e foi titular absoluto da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 1958, quando sofreu uma contusão e deu espaço para o jovem Pelé.

4. Petkovic

É o ídolo da nova geração do Fla. Petkovic conquistou seis títulos pelo Mengão. Sua identificação com a torcida se tornou real e fez com que ele se eternizasse no clube com um gol de falta aos 43 minutos do segundo tempo contra um dos maiores rivais, o Vasco, o que selou o tri estadual no ano de 2001. É considerado herói na conquista do tricampeonato carioca entre os anos de 1999 e 2001.

 

3. Júnior

 

É o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Fla: 874 jogos. Teve oportunidade no profissional com apenas um ano nas categorias de base e o seu primeiro momento importante com a camisa do clube foi na decisão do terceiro turno do Carioca em 1974, onde marcou nos dois jogos, um dos gols aconteceu na vitória contra o América por 2 a 1 e bastou um empate contra o Vasco em seguida para conquistar o seu primeiro título com o Mengão. Leva na bagagem 20 títulos com o clube.

2. Leandro “Peixe Frito”

Crédito foto: Divulgação | Facebook oficial do atleta 

Conhecido como um os melhores laterais da história no Brasil, Leandro foi um dos jogadores mais habilidosos que passaram pelo Fla, ou até mesmo mais habilidoso do que o próprio Zico, muitos diziam. Participou da era mais gloriosa do clube, “Era Zico”, conquistando 16 títulos. Teve sua carreira encerrada em 1988 com 417 jogos e 14 gols pelo clube.

1. Zico

Crédito foto: Divulgação | Site oficial do atleta 

Zico é considerado pela maioria dos rubro-negros o maior ídolo da história do clube. Foi em 1967 que ele vestiu a camisa do Fla pela primeira vez, mas apenas em 1974 que se firmou e no mesmo ano conquistou seu segundo título pelo clube e o primeiro como titular e camisa 10.

A partir de 1978 a “Era Zico” começou, sob seu comando o Rubro-Negro conquistou em 28 anos 37 títulos, nacionais e internacionais, dentre eles a Copa Libertadores da América e três Campeonatos Brasileiros. Ele é o maior artilheiro da história com 509 gols em 732 jogos.

O assunto sobre os maiores jogadores do Flamengo sempre gera uma grande discussão, mas com toda certeza todos esses podem ser considerados os maiores de todos os tempos.

E aí curtiu o nosso conteúdo? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
Seleção do Brasileirão: Veja o time ideal do campeonato
Saiba o que muda com novo regulamento da Copa Libertadores 2017
Cartola FC: Os 10 jogadores que mais pontuaram na história