Crédito foto: Getty imagens
Desde o dia 5 de agosto, após a belíssima cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o brasileiro está se dividindo em uma diversificada lista de esportes. Do vôlei de praia ao basquete, do futebol a natação, da esgrima ao handebol. Competições todos os dias, em todos os momentos.
Nessa primeira semana de Jogos Olímpicos foram distribuídas 348 medalhas, contando ouro, prata e bronze. As Olimpíadas Rio 2016 está sendo um cenário para encerramento de carreiras, revelações e momentos emocionantes que ficam marcados na memória de diversos atletas e torcedores. Nós do Esportudo.com listamos o que de mais importante aconteceu nessa semana, confira:
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
No primeiro dia em que abriu as competições nos Jogos Rio 2016, Felipe Wu conquistou a primeira medalha de prata na prova de pistola de ar 10 metros, garantido o primeiro pódio do Brasil em casa. Vale dizer que não conquistávamos medalha na competição desde 1920.
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
O norte-americano Michael Phelps provou que além de homem, ele é uma lenda viva, talvez um "extraterrestre". O lendário nadador da atualidade superou a marca de 20 medalhas de ouro chegando a 28 medalhas olímpicas e se isola como o maior medalhista olímpico de todos os tempos. As Olimpíadas Rio 2016 foi a despedida do atleta em competições olímpicas, conquistando cinco medalhas de ouro e uma de prata. O Brasil apesar de ter chegado na final não conquistou medalhas.
O judô foi responsável por três medalhas na primeira semana. Com dois bronzes – Rafael Silva na categoria acima de 100 kg e de Mayra Aguiar na categoria até 78 kg – mas temos que aplaudir ainda mais a responsável pelo ouro histórico de Rafaela Silva na categoria até 57 kg, sendo nossa primeira e única medalha de ouro até o momento.
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
A primeira fase do futebol, trouxe algumas emoções inesperadas. Marta e companhia encantaram o público e vem levando muita emoção aos estádios, mostrando muita determinação e habilidade e chegaram até aqui entre as quatro melhores equipes do torneio. Enquanto isso, na categoria masculina, o grupo liderado por Neymar precisou de muitas críticas para chegar entre as quatro melhores seleções.
Créditos foto: Getty imagens
Os espectadores ocuparam as arquibancadas das arenas olímpicas do Rio de Janeiro com muita descontração, vibração e apoio aos competidores, sendo eles brasileiros ou não. A torcida está sendo elogiada por atletas de outros países pelo comprometimento e pelas demonstrações de apoio e carinho.
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
O time formado por nomes como Daniele Hypólito, Jade Barbosa e Flávia Saraiva superou o resultado de Londres 2012, quando nem sequer foi finalista. Foi o melhor desempenho das brasileiras em Olimpíadas. Os rapazes que tem um time formado por Diego Hypólito, Arthur Zanetti e Arthur Nory que estão na final do solo.
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
A seleção brasileira feminina de basquete teve nas Olimpíadas Rio 2016 a sua pior participação até aqui. Foram cinco derrotas em cinco partidas disputadas, ou seja, estão eliminadas. Já o time masculino, apesar de três derrotas e uma vitória ainda pode se classificar. Mas, o que vem bem nessa modalidade é a seleção americana apelidada de "Dream Time", que continua invicta nas Olimpíadas. Vale dizer que a sua última derrota aconteceu apenas nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.
Rafael Nadal apesar de quase ficar de fora das Olimpíadas Rio 2016, conquistou sua medalha de ouro com o seu compatriota Marc López, na modalidade entre duplas. No individual, eliminou o brasileiro Thomaz Bellucci e depois perdeu na semifinal para o argentino Juan Martín del Potro e disputará a medalha bronze. Nessa modalidade, o Brasil foi eliminado na primeira semana de competição.
Créditos foto: Site oficial Rio2016.com
No vôlei de praia, apenas a dupla Pedro Solberg e Evandro Júnior foram eliminados nas oitavas. As outras duplas, tanto feminino quanto no masculino, se mantém firme na disputa pela medalha.
Nas quadras, o masculino soma duas vitórias e duas derrotas e segue com dificuldade para se classificar. Já o time feminino segue mais firme do que nunca em busca da medalha de ouro. Até aqui foram quatro vitórias (sem perde nenhum set).
Até aqui o Brasil conquistou apenas uma medalha de ouro, uma prata e duas de bronze, esperamos que a segunda semana seja melhor e boa sorte aos nossos atletas!
Veja também:
Rio 2016: Veja como estão as arenas e quais esportes elas receberão
7 curiosidades que você precisa saber sobre os Jogos Rio 2016
Vôlei ou futebol? Veja qual esporte temos mais chance nos Jogos