Notícias e Opiniões de Esportes

Top 10: Conheça os estádios mais charmosos do interior do Brasil

Written by Rafael Santos | 22/nov/2016 15:03:00

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da Ponte Preta

Existem tantos estádios bonitos e imponentes pelas capitais do Brasil, que acabamos nos esquecendo de estádios importantes, históricos e verdadeiros caldeirões que pulsam no interior do nosso país. Diante disso, a equipe do Esportudo.com fez um Top 10 com os estádios mais charmosos do interior do Brasil. Veja, abaixo, se você concorda, discorda ou se acrescentaria outro:

10. Joia da Princesa

Crédito foto: Reprodução YouTube

O Estádio Alberto Oliveira tem sede em Feira de Santana (BA) e foi inaugurado em 23 de abril de 1953, quando o Bahia de Feira ganhou do Galícia por 2 a 0. As equipes da cidade: Bahia de Feira, Feirense e Fluminense de Feira mandam seus jogos no local.

No dia 13 de novembro de 1966, aconteceu o maior recorde de público do estádio com 28.000 torcedores. Na ocasião, o Fluminense de Feira perdeu para o Vasco da Gama por 1 a 0. Além disso, A Joia da Princesa já recebeu grandes partidas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e estadual, sendo que em 2011 aconteceu o jogo primeiro da final do Campeonato Baiano entre Bahia de Feira e Vitória. Placar final: 2 a 2. Atualmente, o estádio pode receber uma média de 16 mil torcedores.

9. Amigão

Crédito foto: Divulgação

O Estádio Governador Ernani Sátyro fica localizado na cidade de Campina Grande (PB). É a casa do maior clássico da Paraíba, chamado ‘’Clássico dos Maiorais’’ entre Treze x Campinense. O local foi inaugurado em 8 de março de 1975, com o jogo entre Campinense x Botafogo-RJ. O placar final? 0 a 0.

O local já recebeu jogo da seleção brasileira, o clássico Fla-Flu e muitos clássicos entre os maiores times de Campina Grande. O Amigão registrou seu maior público no jogo entre Treze e Flamengo com 42.149 torcedores. O placar final? 3 a 1 para o time carioca. Atualmente, sua capacidade comporta uma média de 25 mil torcedores.

8. Brinco de Ouro da Princesa

 Créditos foto: Reprodução Facebook oficial do Guarani

É a casa do Guarani Futebol Clube e está localizada na cidade de Campinas (SP). Vale dizer que ela foi inaugurada em 31 de maio de 1953 e contou com a vitória do Guarani por 3 a 1 sobre o Palmeiras. 

Atualmente, sua capacidade comporta uma média de 29 mil torcedores. Além disso, o Brinco de Ouro foi e ainda é um palco do futebol brasileiro com muita tradição e história.

É um estádio que já recebeu jogos da Copa do Brasil, estadual, duas finais de Campeonato Brasileiro – uma delas com o único título brasileiro do Bugre em cima do Palmeiras e outra com o vice-campeonato contra o São Paulo –  uma curiosidade é que o estádio do Guarani fica apenas cinco minutos do estádio da Ponte Preta. O maior público registrado no local foi de 52.002 pessoas. Quando? Em 15 de abril de 1982, na derrota para o Flamengo por 3 x 2.

7. Moisés Lucarelli

 Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da Ponte Preta

É o estádio da tradicional Associação Atlética Ponte Preta, equipe de Campinas (SP). O local foi inaugurado em 12 de setembro de 1948. Nesta ocasião, o time da casa perdeu por 3 a 0 para o XV de Piracicaba. Vale dizer que o Majestoso já foi palco de jogos da Copa do Brasil, Brasileirão e da Copa Sul-Americana.

Uma curiosidade, mas que não está precisamente dentro do estádio, mas sim no trem que passa ao lado do Majestoso, pois, segundo os pontepretanos quando o trem passa pelo estádio da esquerda para a direita, a vitória é da Macaca. Já da direita para a esquerda é derrota da equipe mandante.

O maior público do estádio aconteceu em 1970, na derrota da Ponte Preta por 1 a 0 contra o Santos. A partida registrou mais de 33 mil pessoas. Atualmente, o estádio comporta uma média de 17 mil torcedores.

6. Santa Cruz

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial do clube

Localizado na cidade de Ribeirão Preto (SP), o estádio do Botafogo Futebol Clube foi inaugurado em 21 de janeiro de 1968, com o jogo entre Botafogo x Seleção da Romênia. O placar? Uma goleada do Pantera por 6 a 2.

O Santão, como é carinhosamente apelidado pelos torcedores tricolores, é o maior estádio particular do interior brasileiro e tem muita história para contar. Ele já recebeu clássicos entre grandes da capital, final de campeonato estadual, jogos da seleção brasileira, além de ser a sede de treinos da Seleção da França, na Copa de 2014, realizada no Brasil.

Seu maior público aconteceu em 1993, no empate de 2x2 entre Brasil e Polônia, que contou com 62.000 pessoas. No momento, o estádio pode receber uma média de 31 mil torcedores.

5. Parque do Sabiá

Crédito foto: Divulgação site oficial do Cruzeiro

O Parque do Sabiá está localizado em Uberlândia (MG) e pertence a Prefeitura Municipal. Ele foi inaugurado em 27 de maio de 1982, em um amistoso entre Brasil x Irlanda, e contou com um público recorde de 72.733 torcedores, além de uma goleada brasileira por 7 a 0.

O estádio é utilizado pelo Uberlândia Esporte, CAP Uberlândia e Desportiva Unitri. O local já recebeu jogos de Campeonato Brasileiro, principalmente nos anos de 2010 e 2011 devido as reformas dos estádios Independência e Mineirão.

Atualmente o estádio comporta uma média de 53 mil torcedores, sendo assim, o maior estádio do interior do Brasil.

4. Heriberto Hulse


Crédito Foto: Reprodução Facebook oficial do Criciúma

É o estádio do Criciúma Esporte Clube e está localizado na cidade de Criciúma (SC). Ele foi inaugurado em 16 de outubro de 1955, com uma partida entre Comerciário x Imbituba.

O Majestoso, como é chamado pelos torcedores, já recebeu partidas de campeonato estadual, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores, essa no ano de 1992. Seu maior público foi registrado em 6 de agosto de 1995 –  na vitória do Criciúma por 1 a 0 contra Chapecoense –, com público total de 31.123 torcedores. Atualmente, a ‘’La Bombonera catarinense’’ possui uma capacidade média para 19 mil torcedores.

3. Fonte Luminosa

Crédito foto: Reprodução Facebook oficial da Ferroviária

A Associação Ferroviária de Esporte manda seus jogos na Fonte Luminosa, que fica localizada em Araraquara (SP). O estádio foi inaugurado no dia 10 de junho de 1951, com um placar nada animador para os donos da casa: uma derrota de 5 a 0 para o Vasco da Gama.

Vale dizer que esta é a primeira Arena do Estado de São Paulo e a mais moderna do interior. Sua transformação para Arena foi realizada em 2009. Já reinauguração do local, aconteceu no dia 22 de outubro de 2010, e contou com um recorde de público de 21.254 torcedores, além da vitória por 2 a 1 contra o Ituano.

Atualmente, o estádio tem uma capacidade média para 20.000 torcedores. Além disso, o local já recebeu jogos importantes, como por exemplo, estadual, Brasileirão, entre outros.

2. Arena Condá

Creditos foto: Reprodução Facebook oficial da Chapecoense

A Associação Chapecoense de Futebol manda seus jogos no estádio, que fica localizado na cidade de Chapecó (SC). Vale dizer que o local foi inaugurado em 24 de janeiro de 1976 e que anteriormente, ele se chamava Estádio Índio Condá, mas em 2009, depois do estádio ser todo remodelado, passou a se chamar Arena Condá.

Sua partida de reinauguração aconteceu em 1 de fevereiro de 2009, na partida entre Chapecoense x Brusque. Nos últimos anos, o Indião como é chamado pelos torcedores, recebeu partidas importantes do campeonato estadual, Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana. A capacidade média do estádio é de 20 mil pessoas. O maior público registrado aconteceu em 11 de maio de 2014 com 19.175 torcedores, mas contou com uma derrota da Chape por 2 x 1 contra o Grêmio.

1. Boca do Lobo

Crédito foto; Reprodução Facebook oficial do Esporte Clube Pelotas

Esta é a casa do Esporte Clube Pelotas. Ela está localizada em Pelotas (RS). Você sabia que este é o estádio mais antigo do Brasil? E que ele já se chamou Estádio da Avenida? Pois é!

Ele foi inaugurado em 25 de outubro de 1908, no jogo entre Pelotas x Rio Grande. No local aconteceram jogos históricos como, por exemplo, contra a seleção russa, além de jogos da Copa do Brasil e Brasileirão da Série B, C e D.

O estádio lembra muito a La Bombonera do Boca Juniors com as cores em azul e amarelo. O maior público aconteceu no dia 17 de janeiro de 2010, no confronto entre Pelotas x Grêmio, que contou com 23.336 torcedores. Atualmente, a capacidade média do local suporta 18 mil torcedores.

E aí, curtiu o nosso Top 10? Comente e acompanhe mais notícias do seu esporte favorito no Esportudo.com!

Veja também:
5 times que merecem destaque pela campanha em 2016
Conheça 4 promessas para você ficar de olho em 2017
Top 10: Veja as mulheres mais gatas dos jogadores da NFL em atividade